sábado, 20 de agosto de 2016

Review Livro O Senhor das Moscas


        O senhor das Moscas é um livro de 1954 escrito pelo autor William Golding que fala sobre um grupo de meninos britânicos que caem numa ilha deserta e precisam aprender a trabalhar em grupo para sobreviverem e serem resgatados.
        Pela sinopse muita gente pode pensar que essa é uma história infantil sobre um grupo de meninos numa ilha, engana-se todos, por vezes lendo esse livro me questionei se ele serviria para que crianças e pré-adolescentes lessem. Com toda certeza eles não conseguiriam extrair as simbologias e as mensagens passadas nele. Mas mesmo assim ele foi e é ainda hoje leitura obrigatória nas escolas, infelizmente não na minha, na minha eles não passavam nem Machado de Assis, quanto mais William Golding.

       Esse é um dos livros que eu me arrependi de ter lido tão tardiamente, em contrapartida foi bom ler com essa idade pois consegui entender o significado de cada analogia, coisa que eu não entenderia se tivesse lido quando adolescente.
No livro não fica explicado como eles foram parar ali, e por que só as crianças sobreviveram, o autor não se preocupou em nos dar um prólogo e um epilogo, ele não dá explicações, ele vai direto ao ponto, seu objetivo é trabalhar com cada personagem naquela ilha e é isso o que ele faz.
     O primeiro vinculo criado é o de Ralph e Porquinho, que são os primeiros que se encontram ali, Ralph virará o líder dos meninos, ele é a palavra final, mas a voz da razão é Porquinho, ele é a inteligência e quando Ralph vacila em suas decisões e até mesmo em seus discursos é porquinho que o ajuda, o que causa a ira de Jack. Ele já surge na ilha com seu grupo formado, ou seja, já tem vários meninos como seus seguidores, eles são os caçadores, são eles que caçam os porcos que aparentemente são os únicos animais em abundancia ali. Por vezes é difícil reconhecer cada personagem, por que são muitos, tem os meninos pequenos, tem os gêmeos Sam e Eric e tem Simon que ajuda Ralph mas oscila pelos grupos.

      O livro é muito filosófico e político, mas não de um jeito pedante, mas sim de uma maneira leve, é o entendimento de política para os mais jovens. Ralph representa o governo democrático e Jack o governo ditador. Enquanto Ralph pensa no que é melhor para todos, Jack quer tomar as decisões que ele julga serem as corretas, independente da opinião do seu grupo e dos habitantes da ilha. Li na internet que Simon representa a religião, o que me deixou pensativa e me fez concordar, pois assim que o grupo é divido definitivamente ele fica em cima do muro, também ele é um dos poucos que acredita verdadeiramente na existência do “bicho” que tanto os assombra, ele o vê e até fala com ele, sendo que o bicho vem ao seu encontro no formato de uma cabeça de porco decepada e conversa com ele. O bicho diz para ele que ele é o senhor das moscas, nome dado há Belzebu, o diabo.


       O personagem de Simon representa aquela linha tênue chamada olhar espiritual, e também a interação contraditória da religião com o a política, tema tão presente na nossa atual sociedade. Você pode acreditar ou não na visão de Simon, da mesma forma que pode acreditar ou não na existência de Deus, do diabo e do mundo espiritual.
      Além de todas essas questões O senhor das Moscas nos faz pensar também no homem como um ser civilizado, Ralph fazia as reuniões para que assuntos fossem debatidos e resolvidos, como os adultos fariam, ele até usa uma concha que representa a civilidade e a vez da pessoa que a tiver em mãos falar, mas as crianças nunca obedecem, agem corretamente no começo e logo em seguida não querem cumprir mais nada, culminando na revolta de Jack, na separação do grupo e de Jack e os meninos se transformando em selvagens pintados. O que nos leva a entender que na vida em sociedade há uma necessidade de regras a serem seguidas, mesmo adultos não agiriam de forma civilizada por muito tempo naquela situação. O fogo tão almejado por eles representa algo que vem tanto para o bem quanto para o mal, dependendo da forma que ele é utilizado. Um paralelo com tantas coisas presentes em nossas vidas.
        O Senhor das Moscas é um livro extremamente necessário, em certos trechos ele é maçante por conta das intermináveis reuniões e das insuportáveis desobediências das crianças, mas logo ele volta a nos prender a atenção. Ele virou referência na cultura pop, muitas bandas já fizeram músicas inspiradas nesse livro e ele já foi adaptado duas vezes para o cinema, a primeira em 1963 e a outra em 1990, eu assisti ao filme de 90 e apesar deles terem mudado algumas coisas e acrescentado outras no geral ele é bem fiel, não é uma obra prima, ele peca em todos os níveis, principalmente no elenco, os atores principais são muito fracos, nenhum consegue passar o conflito e as emoções dos personagens. Contudo vale a pena dar uma conferida. Mas antes de mais nada leia o livro.

17 comentários:

  1. Olá!

    Eu ainda não assisti ao filme e nem li o livro, mas tenho muita curiosidade.
    Essa é a primeira resenha que leio e elucidou muito minhas dúvidas. Apesar das partes um pouco cansativas, fiquei curiosa e vou tentar fazer o mais breve essa leitura.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Pára tudo!!
    Adorei esse Blog!!
    Esse tom de vermelho, com impressão de cortinas descendo enquanto a gente lê é lega demais!
    Indo ao que interessa...
    Não conhecia o livro e o filme também não, mas com a resenha deu pra ter uma ideia que ambos não são nada infantis.
    Bjs
    www.eupraticolivroterapia.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ola ainda não li nem assisti o filme, gostei da premissa, devido ao livro seguir um ritmo mais lento prefiro assistir o filme primeiro. Acredito que o livro traga grandes reflexões ao leitor e um novo olhar sobre muitas questões. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  4. Oiii, tudo bem?
    Gente eu não sabia da existência do filme e nem do livro, confesso que me atraiu de certa maneira e super a anotei a dica, é sempre bom encontrarmos algo diferente ou que não conhecemos.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Atualmente livros ou filmes que são lentos eu tenho passado justamente porque preciso de algo que me motive a continuar, já que ando bem devagar pra leituras.
    Nunca li e nem vi o filme, mas confesso que não tenho interesse. Um professor da faculdade falou dele, mas achei algumas partes grotescas demais, ai perdi o interesse.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda não conhecia e não me senti atraída, a premissa não me agradou e com certeza eu não aproveitaria a leitura e tampouco veria o filme.

    ResponderExcluir
  7. Olá. Tenho bastante curiosidade em relação a esse livro, sempre ouvi várias pessoas falando deles, mas até hoje não tive a chance de ler. Espero algum dia ter essa chance.

    ResponderExcluir
  8. Oie, tenho forte curiosidade por esse livro e acho que as reflexões mais políticas me irritariam, mas certamente pela sua resenha dá para perceber que é um daqueles livros que todos deveriam ler e conhecer em alguma altura da vida. Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu já tinha ouvido falar do livro por aí, mas confesso que a premissa dele em nada me atrai. Contudo, vou tentar conferir a adaptação cinematográfica só por assistir mesmo, rs.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oie
    sempre ouço muitos elogios sobre o livro e parece realmente ser muito bom e espero poder ler qualquer dia, sua resenha está ótima

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá, já tinha ouvido falar desse livro,mas nunca soube do que ele se tratava, então foi bom ler uma resenha sobre ele,no meu colégio ele nunca foi citado, mas fui obrigada a ler Machado de Assis kkk
    O livro não me chamou muita atenção, me pareceu ser um pouco chato,irei passar a dica dessa vez

    ResponderExcluir
  12. Oi
    sempre ouvi muito sobre esse livro, muitas séries, livros e filmes gringos falam de Senhor das Moscas, talvez pelo que você disse de que lá é leitura escolar.Eu não sei se leria, não é um livro que entraria na minha lista normal de livros.
    Parabéns pela resenha, bjs

    ResponderExcluir
  13. Já ouvi diversas opiniões sobre esse livro é muitos já até me indicaram, mas confesso que não me envolveria na leitura, talvez, nesse caso, o filme me envolva mais e até me motive para conhecer mais no livro.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  14. Olá.
    Nunca tinha ouvido falar no livro antes, mas por mais que ele me pareceu um pouco complexo e como vc já disse tem partes maçantes e ainda leria por conta da premissa que me agrada, e está aí um livro que meu marido amaria ler.
    Vou conferir depois o trailer do filme, fiquei bem curiosa.
    Adorei sua resenha, ficou perfeita. Parabéns

    ResponderExcluir
  15. Oie!
    Que resenha incrível...
    Eu não conhecia a história desse livro, para falar a verdade, eu nem o conhecia, mas gostei demais da sua resenha, mesmo assim, eu não sei se o leria.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  16. Oi,
    Não conhecia o seu blog e achei linda!! Amei o painel!! Uma fofura
    Sobre a resenha, não conhecia o livro e nem o filme. Gostei bastante da sua resenha, vou procurar o filme e depois leio o livro, não ligo inverter as ordens rsrs
    beijos
    Daya

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    Vejo muitas pessoas falando sobre, porém nunca senti o interesse em fazer a leitura. Sei lá, acho que não faz o meu gênero :/
    Apesar de o livro ser bem famoso, eu não sabia que existia uma adaptação, irei dar uma olhada, quem sabe não acabe gostando ;)

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir