sábado, 21 de maio de 2016

Os Homens Não Gostam de Mulheres Engraçadas?

          Brevemente teremos aqui no blog o review da 2° temporada de unbreakable Kimmy Schmitdt, você pode ler o meu review da 1° temporada aqui no blog também. Mas antes que eu fale sobre a temporada como um todo preciso falar sobre um determinado dialogo/critica que me chamou muita a atenção. A série tem disso de usar o humor para fazer criticas disfarçadas e essa não foi diferente.


O dialogo em questão foi esse:

Homens têm pavor de mulheres engraçadas. 

          Elas afirmam que homem não gosta de mulher engraçada, no mesmo momento eu me desliguei da série e fiquei pensando sobre isso, prontamente fui ao meu irmão, um jovem de 21 anos e perguntei: É verdade que homem não gosta de mulher engraçada? Aí ele respondeu: depende do tipo de mulher engraçada.

Desde quando o nosso tipo de humor começou a ser rotulado?

          Fui pesquisar mais a fundo sobre o assunto e encontrei matérias que apresentavam argumentos sobre isso que faziam todo sentido. Uma delas foi uma matéria de 2015 do site O Globo que dizia que “Homens preferem mulheres que riam das piadas deles a mulheres engraçadas” Enquanto as mulheres querem homens genuinamente engraçados e que as façam rir, os homens querem mulheres que apreciam o seu senso de humor. O quão egoísta é isso?
          Na outra matéria, essa de 2012 e da revista Veja o colunista aponta que mulheres engraçadas, inteligentes, bem-sucedida e cultas estão condenadas a solidão. É fato que homens se sentem ameaçados por esse tipo de mulher. (Mesmo que eles digam o contrário) E ele enfatiza que são essas mulheres que riem alto, falam alto, contam piadas indecentes, falam palavrões e etc... ok, não vamos generalizar, não há um padrão seguido a risca aqui. Eu por exemplo tenho um tipo de humor que beira ao sarcasmo, falo e rio alto algumas vezes SIM e falo coisas indecentes também. Mas não falo palavrão e de maneira geral não sou espalhafatosa. Porem não vejo nada de errado nas pessoas que são, essas são o tipo de pessoa com que mais me divirto. Li muitas críticas negativas há esse segundo texto nos comentários, muitas mulheres afirmando que se encaixam nesse perfil, mas são muito bem casadas. Mas entendo o ponto de vista do autor e posso dizer que conheço muitas mulheres que se encaixam nesse perfil: bonitas, engraçadas, inteligentes, bem-sucedidas e que apesar de interessantíssimas continuam solteiras. Da mesma forma conheço mulheres assim que são muito bem casadas.


          Mas no geral mulheres engraçadas ainda são uma ameaça. E eu não estou me baseando na opinião de um jovem que não sabe nada da vida e nem a do meu avô que disse a mesma coisa, mas é café com leite pois possui valores muito antigos. Estou me baseando em observações dessas mulheres maravilhosas que eu conheço e do quanto a cultura pop também ressalta isso. Seja em unbreakable kimmy, em O Diário de bridget Jones, em Miss Simpatia e em tantos outros filmes e séries.
          O grande problema é que ainda tentam qualificar as mulheres pelo seu status de relacionamento, como se todas as qualidades fossem anuladas caso elas não estejam com alguém romanticamente e como se o fracasso de seus relacionamentos fossem justificados pelo seu comportamento perante a sociedade. A Amy Schumer, comediante que está fazendo grande sucesso nos EUA, faz esquetes e stand ups cheios de piadas sujas e palavrão e aposto que ela não liga se os homens vão perder o interesse por ela estar fazendo isso. Ela só quer se divertir e é isso que as mulheres devem fazer... imagine se a Tina Fey desistisse de sua brilhante carreira como comediante e roteirista porque o seu tipo sarcástico de humor iria afastar os homens? E a Amy Poehler? Se assim fizessem elas nunca teriam tido a oportunidade de serem as primeiras mulheres a apresentar o Globo de ouro, ainda bem que elas foram sensatas (essas maravilhosas <3) já somos tão menosprezadas na sociedade e no mercado de trabalho, não vamos deixar que nos rebaixem por conta do nosso humor também. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário