sábado, 14 de maio de 2016

Review Livro Vamos Juntas?


          Existem livros que nos dão orgulho de se ler, este é um deles. Nele não há um texto sofisticado e difícil de ler, pelo contrário, ele apresenta uma ideia (ou milhões de ideias em uma só) tão simples, mas ao mesmo tempo um conceito tão rico que já no começo do livro podemos nos identificar.
           O livro fala sobre o movimento Vamos Juntas? Criado na internet e que rapidamente ganhou força. Quem criou esse movimento é a Babi Souza após observar o medo e a insegurança que as mulheres tinham em ficar sozinhas em determinados lugares desertos e perigosos, como no ponto de ônibus, por exemplo. (Lugar da onde veio sua inspiração para criar o movimento) se há mulheres ao nosso redor passando pelas mesmas coisas e sentindo a mesma insegurança que a gente porque não podemos ir juntas? Ou fazer companhia uma para a outra?
      O Vamos Juntas? Também enfatiza muito a questão da rivalidade feminina. Aprendemos no decorrer de nossas vidas que mulheres são rivais. Que brigam por homens, por objetos, por trabalho, por tudo... Quando na verdade não deveria existir essa rivalidade, a força e energia usada para brigar com outras mulheres poderiam ser investidas no ato de se unir para lutar por nossos direitos. Ai entra a pratica da sororidade. Confesso que não conhecia essa palavra antes, mas ela significa: “união e aliança entre mulheres, baseadas na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum” por que motivo, razão ou circunstância eu devo brigar com alguém que passa pelos mesmos problemas e dilemas que eu? 


          Outra palavra muito usada no livro é o empoderamento, essa eu já tinha ouvido falar em vídeos e já tinha lido sobre ela em vários textos relacionados ao feminismo. Empoderar quer dizer conceder ou conseguir poder. O livro faz questão de relacionar a sororidade e o empoderamento, além de dar dicas de formas para empoderar as mulheres à nossa volta e fazendo isso estamos nos empoderando também.
          O Vamos Juntas? Tem vários depoimentos de mulheres que já sofreram com algum tipo de constrangimento ou violência, alguns casos de violência sexual, outros são relatos de mulheres que depois de conhecerem o movimento botaram em pratica a sororidade. Alguns depoimentos são felizes, uns tristes, mas todos são esperançosos porque essas meninas e mulheres começaram a mudar assim que não tiveram mais medo e se sentiram fortes. Ele também tem listas de mulheres poderosas, dicas para que também nos tornemos como elas e claro, ele fala sobre o feminismo afinal esse é um movimento feminista. Expõe atitudes machistas e o mais importante, abre nossos olhos quanto certas atitudes que tomamos para prejudicar outras mulheres e atitudes que sem querer nos diminuem também. Ele desconstrói nossos ideais machistas, ou o que restavam deles. Igualdade de gênero é um assunto de extrema importância e aqui o vemos de forma leve e amigável. É um livro que não pode faltar na estante das mulheres. Bônus para a edição do livro que é simplesmente linda <3     

No mini podcast abaixo eu falo mais um pouquinho sobre o livro e o feminismo: 


17 comentários:

  1. Oioi!

    Eu recebi esse livro também, mas acabei sorteando no blog, porque achava que não seria o tipo de leitura que gosto.
    Já li outras resenhas sobre o livro e vi que realmente não é pra mim. Esse assunto não me atrai.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha e blog! Não conhecia o livro, mas, costumo dar uma chance a todos, portanto, já faz parte da minha lista de leitura.Obrigada pela dica! Estou seguindo suas redes sociais, querendo e gostando, seja bem-vind@ as minhas redes também. http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥
    CD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, também estou seguindo seu blog e as redes sociais! muito sucesso pra ti, beijos <3

      Excluir
  3. eu sou bem curiosa pra fazer essa leitura, acredito que irei gostar...
    só não curti muito a diagramação dele, a combinação de cores não me agradou, mas leria pela reflexão que ele levanta e sobre as questões feministas abordadas...
    bjs...

    ResponderExcluir
  4. Oi!!
    Eu estou desejando muito esse livro, parece ser uma leitura ótima, pois fala de fatos que muitas mulheres já presenciaram ou sentiram na pele.
    Já conhecia a página e estou sempre acompanhando as postagens.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Oie
    eu recebi o livro e to louca para ler logo pois adoro o assunto e achei o movimento muuuuito interessante, adorei a página e o espirito do livro, bela resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Já li em outros blogs também a respeito desse livro e tenho muita curiosidade, é um tema que me interessa. Beijos

    http://blog-myselfhere.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  7. Oi como vai? Eu ouvi falar muito desse livro mas nem sabia do que se tratava e acabei por adorar a premissa. Sua resenha está sensacional, a propósito.
    Beijo!
    O Reino Encantado de uma Leitora

    ResponderExcluir
  8. Olá, esse livro parece ser bem fofo...estou curiosa e quero conferir.

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Oi. eu recebi esse livro em parceria com a editora e gostei bastante, é simples, fluido e traz um conteúdo essencial. Coloquei na lista de livros que vou trabalhar com os alunos este ano.

    ResponderExcluir
  10. Já ouvi falar muito do livro e a cada resenha que leio percebo que ele é um livro que dá mais força para a mulher.
    Empoderamento é a palavra da vez.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  11. Esse livro é muito bom e ensina bastante. É muito importante que as mulheres se unam para lutarem pelos seus direitos. Hoje em dia a violência é muito grande, tudo é muito complicado.

    beijo
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  12. Assunto importante e necessário! Com certeza guardei a dica!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
  13. Esse livro é necessário na vida de todas as mulheres, especialmente depois do caso recente de estupro coletivo. Estou tãomal com isso que ao ler a sua resenha já pensei em um milhão de situações que poderiam ser aplicados os ensinamentos do livro.
    Vou ouvir o podcast com certeza.

    ResponderExcluir
  14. Esse livro é poderoso, incrível, sensacional. Tô sem palavras até hoje pra ele!

    ResponderExcluir
  15. eu quero muuitooooooooooo esse livro, sério, quero mesmo mesmo mesmo, mas cade o money?

    ResponderExcluir
  16. Oi! Já tinha ouvido falar deste livro e acho a ideia muito interessante. Fiquei curiosa para ler. Acho que informações e trocas sobre o universo feminino sempre são bem vindos. Vale muito a pena!

    Lindo post!
    Abraços!

    ResponderExcluir