sexta-feira, 25 de abril de 2014

Uma Análise sobre...Noé


Antes tarde do que nunca....


     A passagem de noé na Bíblia é relativamente pequena. são apenas cinco capítulos e pouco se conta em detalhes, até porque a Bíblia é um livro de reflexão e não uma biografia, dessa forma é complicado contar uma história tão pequena e ao mesmo tempo tão grande em importância. Para isso o diretor se baseou em pergaminhos antigos de outras civilizações da época pois pouco se sabe sobre as pessoas daquele tempo, suas vestimentas, culturas, costumes, práticas... mas isso é assunto para a aula de história.
     O filme foi proibido em alguns países e criticado na maioria do mundo. Filmes com narrativas bíblicas sempre serão questionados, tanto pelos cristãos mais fervorosos quanto para os ateus que nem se quer acreditam na existência do livro sagrado. A Arca é um dos fatos bíblicos mais surreais retratados, é difícil acreditar que tudo aquilo aconteceu de verdade. (bom, eu acredito) por isso o estardalhaço todo quando estreou.
     Hollywood sempre encontra uma forma de engrandecer seus filmes. Com noé (um filme de época) não poderia ser diferente. Houve um misto de senhor do anéis, harry potter ( hermione? presente! ) e game of thrones. Confesso que me remeti mais a transformes com aqueles gigantes de pedras. Figuras totalmente desnecessárias e sem fundamento. No começo do filme o objetivo deles era proteger a geração de Caim, que matou seu próprio irmão e por isso sua geração foi condenada, e depois que surgem novamente eles ajudam noé na construção da arca? I Don't get!
     Noé era um homem justo e foi ajudado por protetores (anjos caídos) da geração de caim? Francamente a presença desses seres desengonçados e por vezes irritantes é apenas um pretexto para a ideia da construção da arca. É como se o diretor dissesse que noé e sua família não poderiam ter construído o Big barco sozinhos e como justificativa encaixaram eles lá. Contrariando as escrituras.
     Outro fator que diverge é a composição familiar de Noé. A Bíblia diz que entrou na arca seus filhos e as MULHERES de seus filhos. No filme havia apenas Emma watson que foi adotada pela família e a principio era estéril. Outra coisa que não é citada no livro.
     Ok... parei de ser chata. Eu sei que coisas podem ser adaptadas pois existe liberdade para isso.
Os efeitos foram meio porcos e obscuros mas até que se adequou ao contexto de um mundo corrompido pelo pecado.
     Sobre os atores não há muito o que dizer, nem criticar e nem elogiar. Foi apenas mais um trabalho no currículo deles, nada do que possam se gabar e nem se envergonhar no futuro. Jennifer connelly é sempre uma presença linda para se apreciar na tela, Russell crowe e sua antipatia eterna, Logan (pa)Lerman (não preciso dizer mais nada) e Emma Watson que é apenas uma Kristen Stewart melhorada pelos anos e anos de HP, ela aprendeu a atuar mas ainda segue uma cartilha, mesmo que a tenha achado boa em As Vantagens de ser invisível.



     Noé pode ser o começo de uma nova onda de filmes bíblicos
 (já ouvi boatos de uma Maria tipo Katniss) não sei se será uma tendencia boa ou ruim e nem sei se realmente vai acontecer, seja o que Deus quiser!

Nenhum comentário:

Postar um comentário