segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Indicados ao Oscar: Review O Quarto de Jack


          Adaptado do livro da escritora Emma Donoghue, O Quarto de Jack trás uma historia muito sensível e triste, mesmo que o filme nos proporcione alguns momentos de felicidade. O filme é dirigido por Lenny Abrahamson que teve êxito antes no filme indie Frank. Os dois filmes é a prova de que o diretor mesmo dirigindo filmes pequenos e que possam parecer invisíveis ao publico acaba conquistando uma audiência que só aumenta. Seus filmes vão crescendo em notoriedade por conta do boca a boca das pessoas que os assistem. Sua atenção aos detalhes e a mensagem que pretende ser passada também é primordial.
Considerado pelo publico como melhor filme no festival de Toronto ano passado, Room é sobre Joy, uma jovem que foi sequestrada quando tinha 17 anos e mantida em cativeiro desde então, lá ela vive com seu filho Jack e quando o menino faz 5 anos eles planejam escapar.
        O filme é narrado pelo menino Jack e por isso a narração é tão ingênua, mas ao mesmo tempo esperançosa e bonita. O capricho usado na fotografia e na trilha sonora cativa o expectador. Mesmo que o filme se passe a maior parte do tempo em um quarto muita coisa dá para se extrair dele. A maneira como o menino enxerga o “mundo” em que vive e como ele valoriza cada coisa que ele tem é bastante tocante. Como ele cumprimenta todas as coisas do quarto quando ele acorda (no final esse comprimento rende muitas lagrimas) e como ele gosta de estar na companhia da mãe e isso mesmo após eles serem libertados. Não é spoiler nenhum contar que isso acontece, o trailer já entrega eles na companhia de outras pessoas. Joy ,que é chamada de mãe boa parte do filme, (o menino nem sabe o nome da própria mãe pois ela esconde que há um outro mundo do outro lado das paredes) parece ter desistido de tentar imaginar uma vida lá fora, por isso no primeiro ato do filme ela conta varias mentiras para que o menino venha aceitar que aquilo é tudo que eles tem, após contar a verdade o menino não se sente confortável e parece não querer aquilo pois destoa de tudo que ele conhece e acredita ser real.

A fase de descoberta da criança é umas das melhores coisas retratadas no filme. Mesmo dentro do Room quando ele vai perguntando a mãe se as coisas na TV são reais ou não e mesmo quando já estão libertos ele continua a conhecer todas as coisas que antes pareciam tão imaginativas para ele. Aos poucos o menino vai se adaptando (crianças são assim...) as coisas só são mais complicadas para Joy (...adultos nem tanto) ela percebe que tudo está diferente, que as pessoas seguiram em frente, as coisas mudaram, as pessoas a sua volta se casaram, se separaram, conquistaram coisas e ela permaneceu a mesma. E isso é algo difícil de lidar.


         Além das qualidades técnicas o mérito do filme fica a cargo das atuações. Brie Larson (Anjos da Lei) está impecável como a mãe, tanto que ganhou o Globo de ouro e o Critics choice como melhor atriz e provavelmente ganhará o Oscar, minha torcida é toda e completamente dela, ela merece muito por esse papel, são duas joy’s na competição, mas essa merece muito mais. (JLaw já ganhou, melhor passar a vez) é difícil acreditar que Brie, a dona dessa excelente atuação nunca tinha feito algo semelhante. Seus papeis foram todos em filmes de comédia e nenhum deles foi memorável, mesmo que ela tenha se saído bem. Não vejo que o drama é seu forte, acredito que ela faça bem qualquer gênero. Jacob Tremplay (que é a coisa mais fofa e preciosa desse mundo) é Jack e também está ótimo no papel, todas suas emoções são verdadeiras e sua expressão em cada uma delas parece trabalho de adulto, tanto que ganhou o Critics na categoria de melhor ator jovem. Ele quase entrou para os indicados como melhor ator no Globo e no Oscar, mas infelizmente não aconteceu. O Instagram do menino é uma fofura, fã declarado de Star Wars e do Johnny Depp, ele posta muitas coisas legais. William h Marcy (Jurassic Park) e Joan Allen (Diário de uma paixão) também estão muito bem como os pais de Joy, principalmente Joan que está ótima principalmente como a vó do menino, que o aceita e o ama.
      O Quarto de Jack é um filme que mexe muito com a sensibilidade das pessoas. Diferente da série da Kimmy Shmidt que aborda o tema do cativeiro com bastante bom humor e sem nenhum dano aos personagens, nesse filme vemos o sofrimento das pessoas que passam por isso. Eu realmente não sei como a personagem não enlouqueceu, acho que seu filho foi o motivo dela não ter desistido de viver definitivamente e quando é questionado seu papel como uma boa mãe que deveria ter aberto mão dele quando ele nasceu ela desaba. Ela é uma das melhores mães já retratadas no cinema. Apesar de seu filho ser fruto de um estupro ela o ama tão imensamente e tem tanto zelo por ele que rende cenas de nos levar as lagrimas (eu particularmente chorei horrores) e o filme faz questão de mostrar o lado dos familiares também, como o avô que não aceitou o neto. O mais triste é saber que o que é retratado no filme acontece muito. Mulheres perdem suas vidas confinadas, onde às vezes os que as mantém refém é o próprio pai ou algum familiar. O que não é o caso do filme, pois ela foi confinada por um cara estranho que pediu a ajuda dela na rua. O que nos faz questionar se as pessoas são merecedoras da nossa bondade. O filme me tocou de tal forma que cheguei a ficar “depre” depois dele e pensando nessas coisas. Eu adoro filme assim que nos fazem se questionar coisas. Até onde devemos ir ao amor ao próximo? E como hoje em dia se perdeu a proximidade e a conexão entre mãe e filho(a). Talvez você fique um pouco triste, mas vale cada minuto do seu dia, assista pois no final o misto de tristeza com alegria valerá muito a pena.

49 comentários:

  1. Obrigada por compartilhar isto conosco. Sou apaixonada por cinema!
    E acho este filme um forte candidato.

    Beijinhos...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Li sobre esse livro tem pouco tempo, daí soube do filme. Quero muito ler pra poder assistir. Achei a história interessantíssima, triste e densa do jeito que gosto. Adoro derrama umas lágrimas rsrs.
    Abraço
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  3. OI, ainda não tinha lido nada a respeito do filme e achei bem interessante.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Bela analise. Ainda não tinha lido nem visto nada a respeito do livro. Parece ser uma história bem comovente. Legal saber que é uma adaptação de um livro.
    Beijos

    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
  5. Olha ei não sabia que ele tinha sido indicado, estou meio que por fora dos indicados, o filme e lindo eu choro horrores, parabéns pela postagem.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Aaaaahhhh, eu já ouvi maravilhas a respeito do livro!
    Por isso, vou ler primeiro pra depois assistir ao filme, porque se eu assisto antes, nunca mais lerei... rs. Vá entender a doida.

    Adorei seu blog, tem toda a cara de cinema. Lindo!

    Já estou seguindo. :)

    Beijos!

    www.oblogdasan.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amore, obrigada <3 também adorei o seu, também estou seguindo ;)

      beijinhos

      Excluir
  7. Eu AMO esse filme com todas as minhas forças! É um dos filmes mais lindos e emocionantes que eu já vi. A Brie atuou magnificamente bem, embora o Jacob não fique atrás, ao contrário, considerando que ele é uma criança. Pretendo assistir todas as obras desse diretor que pelo visto é maravilhoso. Adorei a crítica e o blog, parabéns!

    Beijo,
    http://complexodevaneio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oláa linda! concordo com tudo que disse, é um filme lindo mesmo <3 obrigada!

      beijinhos

      Excluir
  8. Eu quero muito ver esse filmes desde que minha mãe amiga me mandou o trailer. Fiquei apaixonada só pelos poucos minutos que vi, imagina ele todo! Eu achei muito interessante e diferente o enredo, e ver que ele aborda sobre as descobertas das crianças acaba me fascinando ainda mais! Isso é muito legal! Está na minha lista para ver em breve :)

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Não to muito atualizada em relação ao Oscar, então não o conhecia, mas gostei muito desse filme, mesmo não tendo coragem pra vê-lo, devido sua forte carga emocional. Gosto de filmes ficcionais com um fundo de verdade, nos fazem refletir.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Nossa, num sabia sobre este livro, mas só de ler a resenha já fiquei com uma vontade louca de ver. Quanta sensibilidade em um filme e quanta profundidade. Demais! *o*
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Desconhecia sobre esse livro, acho que vou ler antes de ver o filme e claro ficar na torcida. Pena que sou pé frio no Oscar, ano passado estava torcendo por Sniper Americano e não ganharam de melhor filme. Rafa.

    ResponderExcluir
  12. Oi,
    Ahh tenho mt vontade de ler esse livro e fiquei ainda mais curiosa em relação ao filme. Fiquei com impressão que aprendemos uma lição de vida!
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  13. História forte e triste, pior q já vi casos assim nos noticiários. Acredito q seja um ótimo filme mas não vou assistir por agora, não estou com espírito p histórias assim.

    Coração leitor

    ResponderExcluir
  14. Já vi que vou chorar litros e mais litros quando assistir a esse filme. Parece-me ser uma história muito sensível e intensa, o que me agrada muito. Adoro assistir a filmes que me emocionem. Fiquei com peninha do Jack, pois a liberdade deve ser bem pesada para quem só conhece o cativeiro. Estou doidinha para ver esse filme!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  15. Não tenho mt peciencia pra filmes mas tenho certeza que esse, quando assistir, vou chorar! Que hist´roai emocionante!
    www.juliacharan.com

    ResponderExcluir
  16. Esse é um filme que vem sendo muito comentado nos últimos dias. Até tenho vontade de assistir, mas ainda não me preparei psicologicamente pra uma história tão densa e tensa como essa.
    Acho melhor começar com o livro, depois partir para o filme, acho que assim consigo ter mais controle das lágrimas rsrs.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  17. Olá..
    Realmente esse filme está sendo muito comentado e sinceramente estou com muita vontade de assistir... fico imaginando a cabeça dessa criança, mas o psicológico dessa mãe para tentar protege-la da brutal realidade em que vivem... nossa deve ser muito emocionante e tocante... Xero!!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Eu já sabia sobre esse filme (e o livro também) e quero muito assistir. Acredito que vou chorar assistindo esse filme. Não deve ser fácil para ela suportar tanto sofrimento e ainda ser forte para proteger o filho.
    Em breve vou ver.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oiee amore, to bem e você?

      Pois é, ela é uma mãe super guerreira, imagina criar um filho nessa situação? assista sim, vale muito a pena!

      beijinhos

      Excluir
  19. Achei esse filme maravilhoso, principalmente o psicológico profundo do segundo ato. É maravilhoso, estou super curiosa para ler o livro.

    ResponderExcluir
  20. Oi Lilian.
    Eu li muito pouco sobre esse filme e até o momento não tenho interesse em assistir. Mesmo ter lido sua postagem , que por sinal está ótima, ainda não tive vontade. Talvez eu possa mudar minha opinião futuramente.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Ola Li
    Estou tão curiosa com esse livro, pois ao mesmo tempo que trata de um tema pesado, vem a inocência de uma criança dar uma amenizada no drama, o ator mirim é lindo, quero ler o livro primeiro para sentir a fundo todo sofrimento da protagonista e ver sob os olhos inocentes de Jack sua versão. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  22. Oiee

    Eu vou preparar os lenços. Quando li o livro senti demais, fiquei semanas com ele na cabeça. Imagino com o filme agora.
    Sua resenha ficou perfeita. Não vou esperar mais para assistir.

    Bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia este filme, andei um pouco aérea do que estava passando no cinema ano passado, mas a sua postagem foi perfeita, me deu muita vontade de assistir este filme.
    Gostei muito do seu post!
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  24. Que critica bem feita. Você escreve muito bem, Parabéns.
    Estou conhecendo o livro/filme por agora e depois do seu post quero muito assistir.
    bjs

    ResponderExcluir
  25. Oi...
    Não conhecia esse filme...achei bem interessante. ..

    Obrigada pela indicação. ..

    Bjs

    ResponderExcluir
  26. Oi...
    Não conhecia esse filme...achei bem interessante. ..

    Obrigada pela indicação. ..

    Bjs

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Lendo o seu comentário sobre o filme acabei me lembrando de um caso no Estados Unidos de uma jovem que foi sequestrada com 11 anos e só foi liberta aos 27(se não me engano), ela teve duas filhas com o homem que há manteve em cativeiro a primeira quando ainda tinha 14 anos, quem fez o parto dela foi a mulher do cara que aceitava a situação e inclusive ajudou a sequestrar ela...
    Se procurar no youtube você encontra reportagens sobre o caso e uma entrevista americana com ela que se chama Jaycee Lee Dugard, ela conta sobre como foi tudo e como ela se sente hoje em dia. Aqui no brasil o livro que conta a história dela se chama Vida Roubada, na capa tem um foto dela criança.
    Fiquei interessada no filme por ele contar a história pelo ponto de vista do menino, o que com certeza, como você disse deve trazer um ar de esperança a história.

    Beijos e até logo! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oláa amore, acho que já ouvi falar desse livro e desse caso, muito triste saber que isso acontece e muito na vida real :( Por isso fiquei tão comovida com o filme! o ponto de vista do menino que traz a leveza para uma trama tão pesada!

      beijinhos

      Excluir
  28. Não conhecia o livro e parece ser muito bom, obrigada por compartilhada esse filme aqui no blog, fiquei muito interessada
    http://marifriend.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oi!
    Esse ano eu não estou muito por dentro das indicações do Oscar, mas tem muitos filmes que quero assistir. Esse eu não conhecia e já vai para a minha listinha, hahaha.

    Bjs!
    www.blogimaginacaoliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Olá,
    Preciso ser sincero, ainda não vi nenhum filme dos indicados ao Oscar XD
    Mas pelo o que li vou começar por este, acho que vou gostar muito dele.
    Abraços
    www.pontoparaler.com.br

    ResponderExcluir
  31. Acredita que nem sei quais filmes foram indicados ao Oscar? :O

    Este é um dos filmes que eu não tinha ouvido falar ainda, mas que logo de cara já me deixou com vontade de assistir.
    Boa parte desta minha vontade se deve ao seu post, afinal, este primeiro contato com o filme ajudou bastante a despertar minha curiosidade :D

    ResponderExcluir
  32. Preciso assistir! Já ouvi falar do filme e ainda não tive a chance. Oscar é vida! ♥

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
  33. Uau!
    Eu ainda não conhecia teu blog e fiquei encantada com a tua escrita e a forma com que tu se expressa! Eu havia ouvido falar o nome do filme, mas não sabia o que era. Fiquei bem interessada, mas tenho medo de morrer chorando rs
    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláa linda, muito obrigada pelo carinho <3 eu quase morri chorando, mas super recomendo kkk

      beijinhos

      Excluir
  34. Olá!!
    Eu sou pessima como o Oscar, é muito dificil acompanhar os indicados, eu gostei bastante da sua critica. Está muito bem escrita e me deixou curiosa com a obra. Eu fiquei bem curiosa com ele! Parabéns!

    Bejinhos

    ResponderExcluir
  35. Olá, eu não conhecia o filme, mas pelos seus comentários é muito mais que merecido a indicação dele, parece ser um filme bem sensivel e tocante *-* Espero poder assisti-lo em breve *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  36. Oiiie
    eu quero muuuito ver esse filme, adoro esse tipo de tema bem forte e não sabia que havia sido indicado, adorei sua resenha e estou ainda mais curiosa

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Oi. Não conheço o filme, achei que deve ter uma forte carga de emoção, apreciei seu texto, pois trouxe informações bem interessantes. Um filho de um estupro deve realmente proporcionar choro, dica anotada.

    ResponderExcluir
  38. au. Nada sabia sobre o filme e gostei muito da sua crítica. O fato de a fotografia e a atuação dos atores serem tão boas me deixou muito curiosa. Eu aprecio enredos dramáticos, que despertam nossa sensibilidade. E gosto muito do tema mão-filho quando tão bem trabalhado. Com certeza, acabo de adicionar o filme aos que desejo ver.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  39. Oi, não conhecia esse filme e gostei de saber um pouco sobre ele, gosto de filmes que me pegam de jeito, me façam chorar e que me passem ensinamentos e boas lições. O filme parece ser bem triste, e quando tem criança no meio meus sentidos maternos despertam e eu choro até. Dica anotada.

    bjs

    ResponderExcluir
  40. Olá,
    Li uma resenha do livro e fiquei extremamente boquiaberta. Senti-me na pelo do garoto só de ler essa resenha também. Existem adaptações que captam a essência do livro de tal maneira que não conseguimos nem explicar. Não consegui ler o post todo, pois o background da area de postagem é preto e as letras são brancas e conforme vou lendo, vai ficando embaçado, mas li grande parte e amei cada palavra. Preciso ler o livro para assistir logo esse filme!
    Estou bem esperançosa !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá amore, obrigada pelo feedback! faz tempos que quero mudar esse Background! vou melhorar isso ;) ainda não li o livro mas dizem ser muito bom, por enquanto só recomendo o filme, que é maravilhoso <3

      beijinhos

      Excluir
  41. Amei a resenha, já tinha ouvido falar sobre o livro (que preciso ler - "pra ontem"), mas não sabia nem da série e nem do filme!!! Sabe aonde encontro para assistir??


    Bjinhos
    Keyla Vilela - Blog Leituraterapia (http://blogleituraterapia.blogspot.com.br/2016/01/novo-na-estante-janeiro16.html)

    ResponderExcluir
  42. Olá! Já li várias críticas desse filme e todas elas são positivas. Queria muito que ele ganhasse o prêmio. Ainda não tive a oportunidade de assisti-lo mas espero que possa fazer isso logo logo. Gosto muito dos seus posts e do modo que aborta as histórias dos filmes!!

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  43. Olá!
    eu tenho ouvido muito falar sobre esse filme e o livro. A história parece ser bem forte, mas é voltado mais para relação entre mãe e filho. Uma história que mexe com o seu psicológico. Adorei a sua crítica e espero poder ver o filme em breve.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.com.br/

    ResponderExcluir