segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Review Sherlock - A Noiva Abominável


(ao final do post um mini - podcast  para vocês)

         Os especiais de natal são muito conhecidos pelos britânicos. As séries inglesas sempre fazem esses episódios com temas aleatórios que servem como um presente de natal para os fãs. A incerteza dos fãs de Sherlock era tanta que quase desacreditamos que teríamos um especial também. Graças ao tempo incessante de Hiatos que a série possui. Vi uma vez numa postagem do facebook que diferente das séries normais, Sherlock não entra em hiatos eventualmente, pelo contrário, ela sai do hiato eventualmente, o que é verdade. Quem gosta de Sherlock já se conformou com essa demora toda e agora com seus protagonistas envolvidos em tantos projetos grandes atualmente, será mais difícil acharem tempo para a série em suas agendas. 
Benedict foi indicado ao Oscar por sua atuação em O jogo da Imitação,(você pode ler meu review aqui: http://speakcinema.blogspot.com.br/2015/02/indicados-ao-oscar-o-jogo-da-imitacao.html) e será o Doutor Estranho nos cinemas. Martin também estará na Marvel, mas com um papel em Civil War. Tudo está uma correria, mas eles sempre voltam aos seus papeis mais conhecidos. Sherlock e Watson. E o mais interessante é ver toda a essência dos personagens ali novamente como se não houvesse passado tempo nenhum. Isso prova o quão perfeitos são ambos para os papéis.
Sherlock – A noiva abominável se passa na Londres Vitoriana e lá Sherlock e Watson vão tentar solucionar o mistério da “noiva cadáver” que voltou para se vingar. O começo do episódio é praticamente o piloto da série ambientada nos tempos de antigamente. A versão bigoduda de Watson volta da guerra cheio de traumas e vai procurar um lugar em Londres para ficar, ele esbarra com um amigo que conhece alguém com quem ele possa morar (o mesmo gordinho que apareceu e sumiu no 1° episódio da série) e apresenta John a versão de Sherlock sem os cachinhos e com o cabelo penteado para trás. Após o encontro (praticamente um flashback) o episódio dá um salto no tempo e mostra Watson já casado com Mary.
O episódio inteiro é uma comparação de épocas diferentes. E uma critica ao homem de cada tempo. Eles ressaltam como as pessoas viviam antigamente e mostram como ainda fazemos as mesmas coisas hoje em dia, mesmo com tanto modernismo. A mensagem de texto é substituída no episódio pelo telegrama. O irmão de Holmes, Mycroft está mais parecido com o personagem da literatura pois está mais fofo digamos assim, o que retrata a figura do homem rico de antigamente que só sabia dar ordens e comer MUITO. Hoje ainda tem isso, mas a academia e a lipoaspiração viraram nossa aliada. Mas onde a ferida mais dói é na visão que a série passa da figura feminina e como antigamente as mulheres não eram vistas e nem ouvidas. Mary é deixada de lado, Mr Hudson nem sequer é retratada corretamente por Watson (que é o narrador do episódio e que escreve sobre as aventuras com Sherlock) Molly precisa se disfarçar de homem para trabalhar no que gosta e a empregada é simplesmente destratada. Eu amo John Watson, mas confesso que fiquei irritada com ele algumas vezes e sei que essa provavelmente era a finalidade dos criadores da série. Ele é o que mais faz pouco caso das personagens, ele que faz transparecer que a opinião das mulheres não tem a menor importância. O que destoa do John bem resolvido da atualidade. Que não se importa que Mary tome as decisões e que não se surpreende quando vê uma mulher no poder. A mulher é tão importante que o grande mistério escolhido para a trama gira em torno de uma mulher e não porque ela sumiu ou precisa de ajuda mas sim porque saiu atirando na rua, se matou e voltou triunfante com sua maquiagem branca, seu vestido de noiva e sua boca de coringa.


O que ajudou ainda mais a aliviar a saudade da série é que ela intercala entre o passado e o presente. Sherlock está sob o efeito de “dorgas” pesadas e por isso sem nem sair do avião que ele entrou no final da 3° temporada ele viaja mentalmente para a época vitoriana e lá tenta solucionar outro mistério que surge no caminho: Moriarty está realmente morto? A conclusão disso é meio broxante para os fãs do vilão, mas a conclusão do mistério da noiva é extremamente digna e bem planejada.
Todos os atores estão bastante à vontade no retorno de seus personagens e todos eles são definitivamente bons. Mas não posso deixar de aplaudir Benedict que retorna com um Sherlock Holmes afetado, mas contido e com seu palácio mental muito mais expandido, Andrew Scott que mesmo já havendo provado a qualidade de seu vilão Moriarty volta muito melhor, com direito as caretas que tanto admiramos e por Incrível que pareça a Louise Brealey que sempre foi uma mosquinha morta como a Molly nas outras temporadas, mas que no especial trás força e atitude para a personagem, obtendo o destaque que merecia, além de estar linda como cosplay de John Watson.
Mark Gatiss e Steve Moffat que são os criadores da série capricharam num episódio que levanta muitas questões e faz citação ao Sherlock da literatura. Os fãs mais saudosos de Conan Doyle vão se deliciar com tantas referencias e homenagens. E o mais legal é a forma sensacional que eles souberam levantar a bandeira em defesa das mulheres. Eles pegaram um assunto tão atual e conflitante e expuseram a importância de nós mulheres nos defendermos e lutarmos por tudo que temos e queremos ter. Sem mimimi, sem rodeios e de forma leve. Esse é um dos melhores episódios da série (ainda amo o do casamento <3) e já faturou milhões em audiência. Provando que a série pode ter o maior hiato do mundo, mas os fãs sempre vão se manter fiéis. Só é uma pena que não pudemos ter essa experiência no cinema assim como os fãs de Doctor Who tiveram.

Mini Podcast





31 comentários:

  1. Eu não conhecia, e gostei dessa crítica de como ainda carregamos hábitos passados, como as pessoas viviam antigamente e repetimos essas mesmas ações, me pareceu uma crítica a não evolução humana. Como também aprecio o Sherlock, uniu o útil ao agradável. Vou conferir!

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Esses hiatus são terríveis e para os fãs da série são piores ainda né?
    Eu ainda não conhecia, mas com certeza vou procurar para assistir pq curto o Sherlock!

    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angélica corra para assistir, a série é muito boa, se você curte Sherlock vai adorar! ;) beijinhos

      Excluir
  3. Oi!
    Já li diversas críticas positivas sobre a série, mas não tenho vontade de assistir:/
    Adoro quando as séries fazem especiais de final de ano *-* na maioria das vezes há enredos bem bacanas e diferentes. Também curto essas espécies de "flash-backs" em que os personagens voltam para uma outra época e analisam algo ocorrido.
    Abraços,
    Andy - StarBooks Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também adoro especiais de fim de ano! dê uma chance a série Andy, é muito boa, não vai se arrepender! beijinhos

      Excluir
  4. Não conhecia, mas gostei da sua critica e pretendo assistir, pois faz o meu estilo.

    ResponderExcluir
  5. Olá Lilian! Preciso me inteirar dessa serie ainda esse ano, tenho amigos que vira e mexe me puxam a orelha, pois ainda não assistir e segundos eles iria adorar. E o seu mini podcast está super bom, continue que com o tempo vai ser super tranquilo, ao menos eu acho rsrs... E o "tipo" é natural rsrs...

    umreinomuitodistante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amore, é, com o tempo eu supero minha timidez kkk obrigada por ouvir! e assista sim, você vai acabar gostando! beijinhos

      Excluir
  6. Olá! Não conhecia ainda, mas caramba! Adorei, agora como faz para ver tanta série?! kkkkkkk Poderia ter colocado mais algumas fotos, fiquei curiosa!!

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláa! vlw pela dica, na próxima coloco mais fotos ;) pois é miga, muitas séries! kkkk beijinhos

      Excluir
  7. Nossa que máximo, ainda não conhecia, mas pela sua opinião morri de vontade de conhecer.
    Legal uma série de tanta repercussão levantar a bandeira do direito das mulheres e foi uma sacada maravilhosa colocar tantas referências do Sherlock literário, assim agradam a gregos e troianos angariando assim um bom e diversificado publico .
    Parabéns pelo post, e adorei o blog, estou seguindo ;)
    Beijos.
    Giuliana
    Clube do Livro & Amigos | Curtiu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi baby, pois é, esse episódio agrada a todos! foi um grande sucesso! Obrigada por seguir, também estou te seguindo ;) beijinhos

      Excluir
  8. Oiiie
    Nossa, que interessante, a sua opinião me deixou mega curiosa pela série pois curto bastante esse gênero, vou ver se consigo assistir em breve

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee linda, assista sim, super recomendo para todos! beijinhos

      Excluir
  9. Oi!
    Comecei a assistir a série recentemente e apesar de só ter assistido um episódio não quero nenhum tipo de spoiler ou sinopse sobre os episódios, por isso infelizmente acabei não lendo seu post!
    Mas espero gostar muito desse episódio quando chegar a hora de assisti-lo.

    Abraços
    ummundochamadolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. oiee! Talvez meu post tenha alguns spoilers hehehe a série é ótima, impossível não gostar <3
    beijinhos

    ResponderExcluir
  11. oi ^^
    está no meu computador desde que saiu, mas ainda não assisti. é tanto seriado pra ver que esses dias eu ando maluca, mas vou ver em breve.
    cara sherlock é um seriado ótimo e estou com bastante expectativa sobre esse especial <3
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oiee amore! pois é, Sherlock é muitooo bom! veja sim, você vai adorar!
      beijinhos

      Excluir
  12. Vou ser sincera e dizer que não tenho saco pra seriados e tals, mas para quem gosta é um prato cheio né?
    http://marifriend.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. oiee kkk sim, um prato super cheio, Sherlock é mt bom <3
    beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Oie tudo bem? Não conheço Sherlock, mas vou fazer questão de assistir agora depois dessa crítica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oiee, tudo bem e você? oown muito obrigada linda! assista sim ;)
      beijinhos

      Excluir
  15. Oi, tudo bem?
    Não conheço Sherlock e nem tinha visto nada sobre essa série ainda, mas apesar de ter achado a mesma interessante, não é algo que eu assistiria.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oiee, tudo bem e você? poxa que pena, ela é muito boa, mas sei que há outras séries que você possa gostar ;)
      beijinhos

      Excluir
  16. Eu não sou fã do Sherlock, mas é impossível não ver os comentários positivos que ele receber e essa série é quase um achado para mim, fiquei super interessado e mesmo que algumas tenham sido brochantes nesse episodio especial, confesso que super me interessei para assisti á série!

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luan, vale muito a pena assistir, pelo seu interesse acho que você vai gostar bastante! recomendo!
      beijinhos

      Excluir
  17. Oi, tudo bem?
    Nunca tive uma vontade de conhecer Sharlock mas como esse ano estou me interessando mais por suspenses vou dar uma olhada na série, se eu gostar vou assisti-la.

    ResponderExcluir
  18. oie, tudo bem e você? assista sim, é ótima ;) beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Oie, tudo bom?
    Que ideia legal, pois as séries que acompanho nunca fazem esses especiais. Amo seriados e tenho uma certa curiosidade com essa por causa do teor histórico.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir