segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Sherlock Um Estudo em Vermelho


         Esse foi o primeiro livro que li na Maratona Literária de Carnaval. Fiz um post de apresentação dela aqui: http://speakcinema.blogspot.com.br/2016/02/maratona-literaria-de-carnaval-2016.html Ele tem apenas 199 páginas e por isso achei que o leria muito rápido, talvez em apenas um dia, mas demorei muito mais, o que levou metade dos dias destinados as leituras do desafio literário em questão... mas não pense que a leitura demorou pois é arrastada e chata, muito pelo contrário, eu teria lido muito mais rápido se pra minha surpresa o meu carnaval não tivesse ficado agitado. Mas mesmo nos passeios eu só pensava em pegar o meu livro e ler.
         Um Estudo em Vermelho foi o primeiro livro do escritor Arthur Cona Doyle e introduz a amizade do famoso detetive com o Dr. John Watson e ele juntamente com os agentes Lestrade e Gregson vão tentar desvendar um crime bem misterioso.
Esse livro faz parte da trilogia publicada pela Editora Nacional. Os outros livros são As Aventuras de Sherlock Holmes e As memórias de Sherlock Holmes. Comprei esse livro na Bienal e fiquei em dúvida entre qual deles compraria, optei por esse por ser o primeiro livro do autor e também por mostrar o começo da amizade Johnlock <3 Estava vendo a série na época e estava viciada nela e em ambos personagens.
       O começo dessa resenha pode ter passado a mensagem errada. Pois fiquei encantada com a leitura desse livro, não poderia ter começado essa maratona de melhor maneira. A leitura flui levemente e sempre te conduz a querer saber mais e mais do misterioso crime e de como funciona a brilhante mente de Sherlock. Nunca havia lido nada de Arthur Conan mas fiquei maravilhada com sua escrita tão rebuscada e ao mesmo tempo tão moderna e clara. Ele não é aquele tipo de escritor antigo que te causa sono e te confunde com uma linguagem de outra época. Você consegue entender tudo perfeitamente, há algumas palavras que não sabemos o que significam, mas nos sentimos instigados a conhecer seu significado. Adoro livros que me ensinam alguma coisa, fora que aumentar nosso vocabulário é sempre bom.

       A introdução do livro é narrada por Steven Moffat, um dos criadores da série Sherlock e nela ele conta por que é tão fascinado pelas histórias de Sherlock Holmes e por seu autor, isso só nos deixa mais entusiasmados para adentrar a leitura. O livro é dividido em duas partes. A parte um é o começo da amizade de Sherlock e Watson e as primeiras tentativas de resolução do crime. A parte dois começa contando uma história completamente diferente, com apenas alguns nomes conhecidos da parte anterior e somos apresentados a uma ótima história só que com ela vem junto aquele sentimento de: “aonde eu estou? Eu não estava lendo Sherlock?” Não desanime, depois tudo fará sentido. A resolução é muito bem bolada, e muito parecida com a da série.


       Por falar na série, o primeiro episódio é baseado nesse livro. As diferenças são poucas, mas as referências imensas. O título do episódio é Um estudo em pink e ele modernizou os fatos do livro. A carruagem foi substituída por um taxi na série e a figura feminina morta na série no livro é um homem. O livro me lembrou bastante o episódio especial de natal. Pois também temos John narrando (não sei se todos os livros do autor são assim) e várias das críticas sociais do episódio parecem ter vindo de alguém que leu esse livro e o analisou criticamente. No episódio John escreve seus contos sobre as aventuras com seu amigo Sherlock e a sra Hudson diz não gostar por que ela não é citada, e é isso que acontece no livro, em momento algum ela é citada como “Sra Hudson” mas sim como a “senhoria” que é totalmente descartável na trama. Algo muito criticado no episódio de natal.
       Um Estudo em Vermelho é um ótimo livro para aqueles que assim como eu não conhecem as obras de Arhur Conan Doyle pois há muita fluidez e aventura na leitura. Essa é uma obra rica de detalhes investigativos (há quase um passo a passo de como ser um investigador) e também é uma ótima pedida para aqueles que tiveram interesse por causa da série (assim como eu também hehe) fora que a capa é linda e tem Benedict e Martin. E acima de tudo ele é uma ótima introdução a esse gênero literário. 

20 comentários:

  1. Sim, todas as histórias do Sherlock são narradas pelo John (tipo na série em que o John escreve no blog e é zoado pelo Sherlock sabe? Kkkkk)
    Eu tenho uma edição especial com vários contos, mas é pesado pra carregar e ler. Por isso eu baixo no kobo e leio. Essa é uma das minhas favoritas (e quero muito essas edições com a capa da série)
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro o John mas bem que podia ter algum narrado pelo Sherlock... pra gente entender um pouquinho mais da mente dele ;) eu ia adorar! beijinhos linda

      Excluir
  2. Oii!
    Adorei a resenha, e o livro parece muito incrível! Assim que puder darei uma olhadinha no livro!

    Bjs,
    Vitória
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, ainda não li nada do Sherlock, mesmo sendo apaixonada por romances policiais...adoro Agatha Christie <3

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Ahhh, eu assisti o primeiro episódio da série e já de cara lembrei do "pink" que no final é a chave para ele descobrir tudo. Gostei muito do livro, parece ser fiel mas ainda melhor.

    Beijos
    ummundochamadolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bem? Não conheço nada sobre Sherlock e sinto até vergonha de admitir isso kkkk preciso ver a série, os filmes e ler os livros.

    ResponderExcluir
  6. Nunca li o livro de Sherlock, mas já vi várias adaptações para o cinema, mas achei interessante ler por conta da aventura, acabei de perceber que faz tempo que não leio nada a respeito desse gênero, e gostei da sua escolha. Bjkas

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho esse primeiro livro do Sherlock, mas não com a capa da série. Ainda não li por falta de interesse mesmo, mas eu adoro a série de TV, a produção é simplesmente incrível!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Eu já li um dos livros de Sir Arthur, há alguns anos, mas não foi esse. Acho que foi As aventuras de Sherlock. Mas adoraria ver o início da história e o início da amizade dele com o Watson. Não sabia que o primeiro episódio da série era baseado nesse livro especialmente.
    Beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie!

    gente, li esse livro com uma expectativa gigante de ser o primeiro livro do Sherlock Holmes que eu estava lendo... fiquei TÃO frustrada que sei lá.
    achei o livro normal, nada demais sério, fiquei muito decepcionada, e depois li outro livro dele e fiquei desanimada do mesmo jeito :(

    Beijocas

    ResponderExcluir
  10. Oi! Tudo bem?!

    Nossa, eu assisti à série e surtei! É boa demaaaaais! Eu tenho a trilogia para ler aqui, mas sempre acabo deixando para depois. Sua resenha me fez ter vontade de pegar o livro AGORA e começar a ler! Inclusive, acho que será minha próxima leitura. Saber que você gostou muito do livro me deixou bem animada! E confesso que pelo início da resenha, na parte que você fala que demorou pra ler e tudo mais, fiquei com medinho de ser resenha negativa! hahaha

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  11. Não sou uma conhecedora das história de Sherlock. Vi as adaptações do cinema, mas livros eu nunca li. Também não vejo as séries, nem adaptação America nem a inglesa. Pelo o que você falou desse livro parece ser muito interessante. Acho que é bom para um leitor iniciante nas histórias de Sherlock.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Amo essa dupla!
    Achei que esse livro era sobre a série por ter os atores na capa rsrs. Não li esse mas se é parecido com primeiro episodio com certeza é bom. Por falar em série essa é uma das melhores e gostei muito de toda produção e de como é feita, triste que pouquinho só 3 episódios por temporada.

    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  13. Ei, tudo bem?
    Eu adoro as histórias de Sherlock, acompanho a série e já vi os filmes, mas ainda não tive a oportunidade de ler os livros. Quero muito comprar a coleção da Zahar e assim poder me aventurar nessas histórias tão maravilhosas.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  14. Oie
    nunca li nada sobre Sherlock mas acho que já vi um filme, há muito tempo atrás e achei bem legal, espero poder ler um dia se tiver vontade, ótima dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Já tentei ver o filme e acabei desistindo.
    Acho que vou começar a ler os livros dele por esse que vc está indicando. Também nunca li nenhum livro do Arthur Connan. obrigada pela dica rs
    Beijos
    www.sugestoesdelivros.com

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Não conhecia o livro, na verdade nunca li nada de Sherlock,até tenho um livro aqui, mas sendo sincera não tenho muita vontade de fazer isso agora.
    Os livros de Sherlock nunca chamaram muito a minha atenção, quem sabe um dia? :)

    Bjs!

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Li esse livro em no inicio do mês e adorei, meu primeiro contato também com o autor, eu decidi ler primeiro o livro e depois assisti a série, e gostei muito. O livro tem uma narrativa muito fluida e o mistério te deixa alí louca para saber e entender a mente de Holmes. A minha edição é da Zahar e é linda com ilustrações. Eu estou louca para ler mais livros do Sir Arthur.

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  18. Oiee,
    Eu nunca li/vi nada do Sherlock, mas quem sabe esse ano eu não dou uma olhada nessas coisas hahah.

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oiee, tudo bem?

    Não sou de ver séries, mas se tem uma que eu gostaria de acompanhar é Sherlock. Nunca li os livros, mas são clássicos, né? Que bom que você gostou do livro.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir