quinta-feira, 3 de março de 2016

A Questão Racial Do Oscar


          Parecia que foi coisa divina terem escolhido o Chris Rock para apresentador do Oscar tendo em vista os boicotes que Jada, Will Smith e Spike Lee estavam promovendo semanas depois de sua escolha. Chris, como negro, estava sendo pressionado para boicota-lo também e ainda bem que não o fez. Apresentar o Oscar seria a oportunidade perfeita para falar sobre a falta de oportunidade dos negros em Hollywood e claro para alfinetar os produtores de cinema que impedem que essas oportunidades aconteçam. Seu discurso foi cheio de critica e bom humor e ele falou muitas coisas coerentes como na parte que ele diz:
  “A grande questão é: por que estamos protestando? Por que nesse Oscar? É a 88ª edição do prêmio. Quer dizer que essa coisa toda de não indicarem negros aconteceu pelo menos outras 71 vezes. Você imagina que poderia ter acontecido nos anos 50, nos 60... e tenho certeza de que não houve indicações. Sabe por quê? Porque nós tínhamos coisas de verdade para protestar contra naquela época. Estávamos ocupados demais sendo estuprados e linchados para se importar com quem venceu melhor direção de fotografia. Quando a sua avó está enforcada em uma árvore, é realmente difícil pensar em quem venceu o melhor curta-metragem de documentário estrangeiro.”
          Concordo plenamente com ele. Existem sim muito mais coisas importantes para nos preocupar do que quem ganhou tal premio em determinada premiação. Os negros já passaram por tantas coisas ao longo da historia. Segregação racial, a apartheid na África do Sul em 1948, as diferenças salariais que até hoje predominam e etc...
Para se ter noção a primeira atriz negra da historia a ganhar o Oscar foi Hattie McDaniel que interpretava uma empregada doméstica no filme E O Vento Levou... Sua atuação foi digna do premio e sim foi uma vitória ela ter sido reconhecida numa época de forte segregação nos Eua, mas ao descer do palco ela voltou para sua mesa numa área separada, exclusivamente para negros, perto da cozinha (fonte: Uol) ela foi agraciada por seu talento merecidamente? Sim mas na hora em que seu momento de gloria acabou ela voltou para o seu lugar no teatro e na sociedade também. E ela não ficou triste por isso, pois disse que se não estivesse interpretando uma empregada ela seria uma. Olha o tamanho da verdade nisso. Na maioria das novelas e dos filmes quem interpretam os serviçais sempre são atores negros e na vida real a dificuldade do negro de conseguir trabalho e boa educação são gritantes. Por isso filhos de pessoas negras tem mais dificuldade de ingressar no ensino superior tendo que optar pelo regime de cotas que apesar de ajudar também é separatista e discriminatório. O que nos leva a uma parte do discurso que eu tentei encarar como piada (assim como todo mundo encarou), mas vi muita seriedade no sarcasmo do apresentador quando ele disse:
“Você quer indicados negros todo ano? Você só precisa ter categorias para negros. Vocês já têm para homens e mulheres... Pense bem, não faz sentido ter uma categoria para homem e outra para mulher em atuação. Não tem por quê! Robert De Niro nunca pensou: 'Vou aliviar um pouco nessa interpretação para que a Meryl Streep me alcance'. Não, de jeito nenhum!”
          Eu realmente quero encarar isso como piada. Sim há uma critica ao sexismo ai, mas acredito que deve haver sim uma separação entre categorias femininas e masculinas, até porque se os negros já são difíceis de serem indicados imagina as mulheres... e negras ainda por cima? Ia ser mais uma luta a ser travada já que aqueles que votam são em sua maioria homens, brancos e acima dos 60 anos. Sendo que a presidente da academia Cheryl Booner, é negra e pretende mudar esse quadro e colocar as minorias na mesa de votação, a própria ficou desapontada com a falta de negros indicados nesses últimos dois oscars.

Viola Davis quando questionada sobre sua posição a respeito do boicote ela disse: “O problema não é o Oscar, o problema está no sistema de se fazer filme em Hollywood” ela ressaltou que deveria haver uma preocupação de quantos filmes de negros estão sendo produzidos anualmente e como estão sendo distribuídos. Ela foi a primeira atriz negra a ganhar o premio de melhor atriz no Emmy e em seu discurso disse: “Deixem-me dizer uma coisa: a única coisa que separa as mulheres de cor de qualquer outra pessoa é a oportunidade. Você não pode ganhar um Emmy por papéis que simplesmente não existem”


          Quantos filmes com protagonistas negros estão sendo escritos? Quantas séries? E quantos livros? O problema não é o Oscar é toda a sociedade. Quantos pares em comédias românticas são pessoas negras? Quantos heróis negros têm? Quantas princesas da Disney são negras? (Só uma). Pode até haver alguns, mas a maioria esmagadora são de brancos. É isso que Viola Davis quis dizer. Ela nunca interpretaria Annalise Keating se Shonda Rhimes (produtora negra) não a criasse, assim como ela também criou a Olivia Pope de Scandal. Viola já havia sido indicada ao Oscar por The Help e ganhou por sua personagem incrível nessa série. E a série em si critica bastante o preconceito que as pessoas tem pelos negros na sociedade e inova ao colocar quatro negros no elenco principal. Nenhuma atriz negra ganhou o Oscar na categoria de melhor atriz, mas duas que ganharam de coadjuvante, Lupita Nyong’o e Octavia Spencer, ganharam por papeis estereotipados, uma era escrava e a outra empregada.
Outra parte interessante do monologo foi quando ele disse...
O que quero dizer é que não se trata de boicotar as coisas. O que a gente quer é oportunidade. Queremos que atores negros tenham as mesmas oportunidades. E só. Não só de vez em quando. LEO consegue um grande papel todo ano. Todos vocês conseguem grandes papéis o tempo todo. E os negros?”
E isso complementa bem o que eu estava querendo dizer ali em cima. Tem de haver oportunidade. Muitas partes do discurso foram muito bem colocadas, mas mesmo assim percebemos que ele estava cheio de dedos ao falar, estava tentando apaziguar as coisas, botar panos quentes e isso a gente já sabia que iria acontecer, pois a academia não iria deixar que falassem mal da academia. Só não foi legal ele atacar diretamente sua companheira de Madagascar Jada e Will quando eles estão do mesmo lado e procuram pelas mesmas oportunidades mesmo ela sendo da TV e ele ganhando milhões. Isso não interessa. Mas as provocações não ficaram só no monologo, durante toda a premiação houve diversos vídeos bem humorados que criticavam  a exclusão dos negros. Bem coerente ele ressaltar que o governo gastaria milhões para resgatar Matt Damon de Marte, mas se fosse ele eles fingiram que nem estavam ouvindo. Teve até entrevista com telespectadores. Essas foram as melhores coisas tirando a parte das crianças asiáticas. 


          E como ele disse as mudanças já estão acontecendo ele citou o “Rocky negro” Creed que foi um ótimo filme sobre um ótimo personagem negro (merecia uma indicação ao Oscar, mas tudo bem...) pena que ele apenas o comparou com ironia há Star Wars e não citou o trunfo do novo filme que foi colocar um ator negro como um dos protagonistas juntamente com uma mulher e um latino. Três minorias que não representam os votantes do Oscar, juntos em um filme clássico de ficção cientifica.
          O Monologo do Chris Rock foi importante sim e teve grandes momentos, como ele disse estamos melhorando aos poucos essa questão racial, os negros venceram algumas lutas no cinema esse ano, dentro de um ringue, dentro de uma nave espacial, dentro de um tribunal e em algumas premiações, mas Hollywood continua racista e continua xenofóbica, mesmo que o apresentador tenha amenizado as coisas. Ele poderia ter proposto soluções para o problema e não atacar seus colegas negros, ele deveria apontar mais culpados e mostrar mais o seu lado do jeito que ele fazia na série Todo mundo odeia o Chris onde ele usava da comédia para ironizar a forma que a sociedade via os negros. Mas havia medo ali, ele não poderia ser aquele roteirista sarcástico do cotidiano. E parecia que a audiência negra já sabia disso, pois nos EUA só 9,4% deles assistiram a premiação, eles realmente boicotaram, fazendo com que esse Oscar tivesse a menor audiência dos últimos 8 anos. Porem a mensagem era para os brancos, que eles se conscientizem que deem mais oportunidade para as minorias, que deem um lugar para eles no meio dos votantes da academia, que parem de dar-lhes papeis apenas de serviçais ou escravos, que parem de achar que as negras são sempre escandalosas, que os latinos são burros e apenas cômicos, que parem de perguntar para as mulheres “o que você está vestindo?” nas premiações elas estão lindas independente do estilista e que perguntem mais a elas. Precisamos de mudanças na academia cinematográfica sim mas para isso essa mudança tem que começar pelas pessoas.


12 comentários:

  1. Muito bom seu texto. Acredito que o sistema de filmes americano está muito ultrapassado. Um exemplo perfeito disso é o Oscar. Se tu for analisar a fundo, pode perceber que os filmes indicados são sempre muito semelhantes, e enjoa. Muito raramente temos um musical concorrendo, O Artista ganhou o Oscar um filme que mereceu sim...No restante é sempre a mesma coisa.
    Porque Rooney Mara não ganhou um Oscar por Lisbeth Salander e Jennifer Lawrence levou um por um filme bem sessão da tarde...são extremos estranhos.
    A questão dos negros deveria ser questionada a muito mais tempo. Poh não é justo mesmo. Se tu perceber eles levam Oscar por escravos. Pode uma coisa dessas?
    Tem muito o que mudar sim, filmes, séries e nós que assistimos também.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Esse cara arrasou na apresentação do Oscar e eu concordo plenamente com a visão dele e da Viola de que a única coisa que os negros precisam para mostrar seu talento são oportunidades...

    Grande post, parabéns!
    http://conchegodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Hello Elen!

    Adorei o seu texto e a questao racial ter sido alvo no Oscar foi muito bom.
    Acho que a cultura americana de segregar as etnias é mto forte, a gente sempre ver filme de branco, de negros, a separação do elenco é mto nitida.
    Espero que essa concientização seja questionada em outros campos também.
    Não sabia da historia do premio da Hattie McDaniel e a gente fica ate triste com tudo isso.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  4. A questão racial é muito complicada de ser debatida. Existe muito mimimi e exagero, o que é péssimo porque atrapalha quem está realmente tentando lutar por igualdade. Alguns discursos sobre o boicote ao Oscar me pareceram bem puramente midiáticos, mas outros foram simplesmente brilhantes!
    O de Viola Daves, na minha opinião, foi um dos melhores, senão o melhor. Ela arrasou! Falou tudo sendo profunda, tocante, chorando até, mas sem mimimi... Foi direta e certeira. Ela não usou um discurso de "coitada de mim por ter nascido negra" para comover o público, mas um discurso de "vergonha de vocês por não notarem que somos todos iguais e não nos valorizarem, pagando muito menos para profissionais com talento igual apenas pela questão de sua cor". Bati palmas para o discurso dela porque foi maravilhoso e escancarou uma questão que muitos não queriam falar. Gostei dela falando que quando ela viu a primeira personagem negra na televisão que não era empregada, aquilo a encheu de esperanças, o que demonstra o poder do cinema na formação da mente da população.

    ResponderExcluir
  5. Texto perfeito. É um assunto que precisa ser discutido. Eu não vi o Oscar e quase não assisto tv, eu não estava sabendo dessa situação no Oscar mas acho lamentável. Achei o discurso dela muito bom.

    ResponderExcluir
  6. Eu acredito que a indústria cinematográfica tem penalizado um grupo como um todo. Não somente os negros, mas as mulheres, que representam boa parte, senão a maior população do planeta, ainda continuam sua odisséia por reconhecimento junto aos negros, latinos, asiáticos, lésbicas, deficientes ou transexuais dos Estados Unidos.
    Acredito que os estúdios de cinema deveriam refletir a sociedade como um todo e não somente uma parcela branca. Enquanto o cinema for fruto apenas de cabeças de poucos tradicionalistas veremos isso ano a ano somente com um gosto de derrota e rancor. Um grande abraço!
    http://www.lostgirlygirl.com

    ResponderExcluir
  7. Seu texto foi brilhante, não costumo assistir ao Oscar ou qualquer outra premiação, não porquê não os admire, mas principalmente porque como mera espectadora acho entendiante e demorado. No entanto, concordo plenamente com os pontos abordados principalmente os que ela expôs, a sociedade precisa evoluir e estão evoluindo, pena que a passos muito curtos.

    Abs,
    Anne
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Tudo bom?
    Muito bom o seu texto.
    Achei muito importante a mensagem q o Chris quis passar durante a sua apresentação. O racismo precisa ser erradicado das nossas vidas, não só o racismo mas qualquer forma de preconceito.
    Espero que um dia o mundo encare isso como tantas pessoas hoje já encaram, não importa a cor ou o sexo, somos todos iguais.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Pois eu achei péssimo todo aquele discurso do Chris Rock - acho que foi justamente o tom de "humor" dele que estragou completamente a mensagem. Como assim tinha gente gargalhando com "piadas" do tipo "Quando a sua avó está enforcada em uma árvore, é realmente difícil pensar em quem venceu o melhor curta-metragem de documentário estrangeiro.”. Tire o tom humorado dele e não haverá gargalhadas, e sim reflexões, e é isso que a questão racial precisa, de reflexão.
    Os vídeos durante o óscar também achei extremamente sem graça.
    Enfim, gosto muito do Chris Rock, mas dessa vez achei que não foi a pessoa certa para discutir esse assunto. Antes fosse minha linda Viola Davis lá.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Não tenho o costume de assistir a apresentação do Oscar, mas parece que a desse ano foi um tanto polêmica. rs
    Adorei sua crítica, falou muitas verdades e concordo plenamente com tudo o que disse.
    Na verdade eu venho me perguntando e reparando nisso há tempos. Todos os empregados em filmes são negros. Os negros ganham o Oscar ou são indicados por papéis considerados de negros pela sociedade: escravos, empregados domésticos... É triste. E além disso, a maioria das séries de comédia, aquelas séries beem de "zueiras" mesmo, são de negros. Que outras séries mais sérias eles fazem? São poucas. Não há oportunidades! Não verdade, eu acho que há oportunidades sim, pois muitos papéis bons não tem precisam de distinção de cor, mas eles preferem dar a pessoas brancas.
    Sempre vejo filmes com negros que abordam a questão racial, mostrando como foram maltratados na história. Já está na hora de eles terem papéis que não sejam especificamente para negros.

    Recentemente vi uma pessoa comentar que estão fazendo um filme de uma cantora famosa, se não me engano,(não lembro o nome) que foi negra. Eles pegaram uma atriz branca e maquiaram-na para fazer o papel. Que absurdo!

    parado-na-estante.blogspot.com.br
    facebook.com/paradonaestante

    ResponderExcluir
  11. Geralmente não assisto às apresentações do Oscar, e este ano não foi diferente. Mas ouvi falar muito bem do desempenho do Chris Rock. Para ser bem sincera, não ligo muito para esse negócio de Oscar, para mim é puro comércio e politicagem, e nem sempre os melhores vencem. Gostei muito do seu post!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  12. Oii,

    Confesso que não peguei esse discurso que ele fez, mas concordo com tudo o que o seu post nos diz e com certeza nos faz pensar sobre o assunto.

    beijos

    ResponderExcluir