quinta-feira, 17 de março de 2016

Clássico do dia: O Silêncio dos Inocentes


      De tempos em tempos a rede de cinema Cinemark faz sessão de clássicos nos seus cinemas. Já assisti (ou seria reassisti?) Grease – Nos tempos da brilhantina e De Volta para o futuro. Filmes que marcaram minha infância e adolescência. Adoro um clássico e por isso sempre estou de olho nos filmes que eles estão exibindo.
      O ultimo que eu assisti foi esse que vos resenho. E ele estava na minha lista de “clássicos para assistir” há séculos, mas eu nunca tinha visto. Silence of the Lambs que na sua tradução literal seria Silêncio dos cordeiros, eu sei, seria um péssimo titulo, digno de filme infantil ruim, mas quando se assiste ao filme ele faz todo sentido até porque tem conexão com um dos diálogos entre Hannibal e Clarice Starling.
      O filme é sobre Clarice (Jodie Foster) que é uma jovem agente do FBI escalada para entrevistar Hannibal Lecter (Anthony Hopkins) um dos maiores criminosos que está na prisão perpetua. A inteligência dele a guiará para que encontre um assassino de mulheres que sequestrou a filha da senadora.
      Clarice num primeiro momento parece ser uma mulher esforçada e dedicada ao seu trabalho. Quer ser respeitada em meio há uma carreira dominada pelos homens. Mas ao mesmo tempo parece uma menina frágil e apavorada. Isso se dá graças aos traços de Jodie Foster, a própria atriz é um misto de segurança com insegurança. De forte e frágil. Mesmo tendo interpretado varias personagens fortes durante sua carreira. Podemos dizer que Clarice vai se fortalecendo com o decorrer do filme e aos poucos vai deixando de temer Hannibal para então admira-lo. Jodie começou sua carreira muito cedo e desde nova mostra um grande talento. Além de ter conquistado vários fãs. Um deles chamado John Hincley Jr que tentou assassinar o até então presidente dos EUA Ronald Reagan para impressionar a atriz a quem ele já perseguia a tempos. Ele se matriculou em Yale (onde Jodie também estudava) para ficar perto dela e toda essa paixão começou quando ele a assistiu em Taxi Driver. Não é só no filme que ela teve que lidar com um psicopata.
           Anthony Hopkins (o pai do Thor) é uma aberração da natureza no quesito atuação. Ele também teve uma atuação discreta porem intercalava com momentos de pura insanidade. A forma como ele fala, caminha e estuda as pessoas é como um animal espreitando sua presa. O som que ele emite em alguns momentos é aterrorizante. Seu olhar é de um vazio infinito, quase como se o próprio ator tivesse encarnado tão bem o canibal que anulou todos seus sentimentos. E mesmo com toda a frieza é perceptível a afinidade que ele tem com Clarice desde o primeiro momento. Eu ainda não li os livros e por isso não sou familiarizada com os personagens e como disse antes ainda não tinha assistido a esse filme. Mesmo que tivesse passado um milhão de vezes no SBT. Então meu primeiro contato com Hannibal foi com a série atual de mesmo nome. (série essa que até hoje não entendemos o cancelamento) e a “amizade” de Lecter com Clarice me lembrou muito a dele com o Will da série. Aquele relacionamento super sadio do tipo: “eu mato todo mundo, menos você!” e essa é a maior declaração de amor que possa vim de um assassino canibal tão cruel.


        Já que estamos falando da série não posso deixar de comparar os “hannibals” Mads Mikkelsen era um Lecter mais galante e sedutor enquanto o de Hopkins não está interessado em galanteios. Will era visto pelo de Mads como um amigo/amante e Clarice é vista pelo de Hopkins como uma amiga/filha. Ambos utilizam suas habilidades como psiquiatra para entrar na mente das pessoas e retirar o melhor e o pior delas. (voltando ao filme...) É assustador quando Hannibal traça um perfil psicológico da protagonista e começa a adivinhar seu passado. Entrar na mente das pessoas é seu maior poder e ele utiliza muito bem isso. Ele sempre está um passo a frente. Quando achamos que enfim ele foi capturado e tudo está bem ele mostra ser muito superior a qualquer plano que possa ser executado contra ele. A série enfatizava muito isso e o filme trouxe essa proposta em uma das melhores cenas do longa e do cinema. A cena em que ele escapa é de tirar o fôlego.
          Mas não são só os protagonistas que se saíram bem, o ator Ted Levine que interpreta o serial killer Buffalo Bill também está ótimo. Ele é um cara que queria ser uma mulher, mas ao invés de optar por cirurgia ele optou por métodos mais assustadores. Sua convicção o fazia tão perverso quanto Hannibal. Por isso foi fácil para ele o localizar.
        Um dos maiores méritos do filme é sua direção e roteiro. Esse ultimo foi adaptado do livro de Thomas Harris. O diretor é Jonathan Demme que não teve muitos filmes significativos depois, mas poderia ter zerado a vida com esse. A forma como ele enquadra o rosto de seus personagens é incrível. Ele deveria saber os grandes atores que tinha e por isso não tinha medo de focar em seus rostos e extrair o melhor deles. A técnica do personagem que emerge das sombras também é muito bem empregada. Aumentando a tensão de cada cena.
        O silencio dos inocentes venceu nas categorias principais do Oscar. Melhor filme (um marco vencer sendo um filme de serial killer) melhor diretor, melhor ator, melhor atriz e melhor roteiro adaptado. Deveria ter vencido nas categorias de Som também. Esse longa é uma verdadeira aula de cinema e me sinto feliz por ter deixado para assisti-lo só no cinema. 

27 comentários:

  1. Olá,

    esse filme é um clássico, tenho a trilogia que tem como ator Anthony Hopkins, acho fantástico os filmes, retrata muito bem um serial killer. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa a muito tempo que não via nada sendo mencionado sobre o filme. Ele não faz meu gênero de filme já que gosto mais é dos romances e comédias. Mas é um filme ótimo, e muito bom. Parabéns pela crítica. Muito bem feita.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oiee,
    Eu sou um pouco estranho, amo series de suspense/terror e livros do gênero mas filmes eu tenho um cagaço IMENSO! Um dia eu vou criar coragem e começar a assistir filmes de terror/suspense.

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Quando vi esse filme pela primeira vez eu era uma pirralha kkkkk sou 11 anos mais velha que vc para ter uma ideia e na época minha mãe não queria deixar assistir. Esse filme é um clássico muito bom, esses dois atores são os melhores!

    ResponderExcluir
  5. Está aí um clássico que eu não assisti ainda. Sempre ouço falarem muito bem do filme, mas nunca me lembro de colocá-lo na lista de filmes para assistir. Obrigada pela dica, vou tentar assistir ainda hoje!

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bem? Sou péssima para clássicos, quem olha até diz que me falta cultura, mas não hahaha eu me interesso bastante, só não dou prioridade. Este por ser de um gênero que eu adoro, me interessou pra caramba, quero logo ver.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Nossa, que legal ler a sua resenha de O Silêncio dos Inocentes. Eu gosto bastante desse filme, assim como a trilogia de livros também que sempre acabo relendo. Adoro filmes clássicos apesar de não ser tão fã de cinema, mas sou dessas que quando está passando um na TV, eu paro para ver.

    Beijos. ^_^
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  8. Adorei recordar esse filme maravilhoso sob sua opinião, flor! Que incrível o modo como você teceu comentários sobre Hannibal e sua personalidade. Gostei muito quando comparou a atuação e os trejeitos de Hannibal mais velho e mais jovem. Eu gostei muito da trilogia quando a assisti, lendo sua crítica sinto vontade de assistir tudo de novo. :D Ainda não li os livros... Será que são bons também?

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oiii, tudo bem?
    Este é um clássico que ainda não parei para realmente assistir, eu só vejo comentários positivos a respeito deste filme. Já está na minha lista a um tempo, espero assistir logo depois dessa postagem hahaah
    Beijão

    ResponderExcluir
  10. Nunca assisti o filme, só o seriado com o Madds mesmo. Quando ia lá no Cinemark eu via as propagandas citando haha vou procurar pela internet pra assistir
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  11. Olá! Que clássico, adoro os filmes, Hannibal é um serial killer muito sedutor, claro que longe de nós e vivendo apenas na tela do cinema ou nas páginas dos seus livros. Tenho acompanhado o seriado a longo prazo através da netflix, na esperança de que eu o acabe o mais tarde possível, pois eu adorei o resultado.
    Amei seu post!

    umreinomuitodistante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Nos tempos da brilhantina também marcaram minha infância e adolescência hauhauhauhauhau O Silêncio dos Inocentes é das antigas, moça.... Me levou a várias recordações.... Tem tanto tempo que assisti que nem lembrava mais do enredo. Adoro seu blog, adoro essas lembranças!

    ResponderExcluir
  13. Eu vi esse filme quando era adolescente. Vi escondida dos meus pais, eles estavam vendo na sala e pensavam que eu estava dormindo, mas na verdade eu estava lá de cima na escada. Hahahah
    Eu gostei muito, achei o filme sensacional! Mas hoje eu consigo ver direitinho porque ele é tão bom! :)
    Beijo!

    ResponderExcluir
  14. Ao contrário de você, fico feliz de não ter visto esse filme no cinema, ver em casa já me deixou aterrorizada, imagina no cinema com aquele som vindo de todos os lados? Acho que eu não teria sobrevivido... hehe... as interpretações são excelentes e o diretor soube mesmo extrair o melhor dos atores, mas é um filme que eu definitivamente não veria de novo, por mais que seja fantástico.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  15. Um clássico que eu nunca vi. Sempre deixo pra depois até o momento de esquecer totalmente ahaha. Amei sua review principalmente por me lembrar que tô devendo ver esse filme.

    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Não curto muito filmes clássicos, e com esse não foi diferente, não me chamou muita atenção. Mas valeu pela dica.

    Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
  17. Hey,
    Eu também assisti esse filme a pouco tempo e foi uma experiência super agradável. Concordo completamente com você em relação a Clarice e ao Hannibal, é incrível como os personagens vão se tornando mais maduros, mais confiantes e mais assustadoramente psicótico (no caso, o Hannibal).
    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?
    Sim, esse é um clássico, mas não assisti ainda:( não é por falta de vontade, mas por medo mesmo rs já disse que sou muito medrosa?
    Esse filme parece ser incrível, tem atores maravilhosos e um enredo que nem se fala! Espero conseguir assistir um dia.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  19. Eu assisti esse filme quando jovem e fiquei entre o horrorizada e impressionada com a trama, que aliás é genial e sinistra! Fiquei sabendo a pouco tempo que tinha o livro e surpreendeu-me que estava tão barato. Acredito que o livro deva ser 10 vezes mais impressionante e horrendo.
    Assim que puder vou comprar e comprovar isso.
    Abs
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  20. Esse filme marcou minha adolescência. Assisti junto com meus pais e irmãos quando ainda era menina. Inesquecível, brilhante e aterrorizante ao mesmo tempo!O final merece nota 1000. Agora um filme que se conecta a esse é Dragão Vermelho e esse vi sozinha no cinema, me arrepiei e achei incrível!

    ResponderExcluir
  21. Acredita que eu nunca assisti ao filme?
    Pelo menos não completo. Sempre que via na tv acabava pegando só uma parte, acho que é uma maldição heehh

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Eu não costumo ver filmes, tenho uma certa preguiça, acredita? kkkkk Mas fiquei bem animada com o seu post, porque gosto de filmes nesse estilo e esse parece ser bom mesmo.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  23. Adorooooo esse filme, e tb o livro. Acho que a história é muito profunda, mas eu me lembro que estava assustada com a história.
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  24. Olá, tudo bem?
    Não sabia que o cinemark fazia isto, perto da minha casa só tem Kinoplex, então fico um pouco alheia.
    Sobre o filme: ele não faz muito o estilo de filme que eu assisto.
    Gostei muito do seu post!
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  25. Oie, tudo bem? Que incrível essa iniciativa do cinema, pena que não tem aqui na minha cidade. Esse filme é realmente um clássico, faz bastante tempo que assisti e não perderia a chance de vê-lo novamente. Ele realmente mereceu os prêmios. Beijos, Érika

    - www.queroseralice.com.br -

    ResponderExcluir
  26. oie como vai?
    sou louca pra ver esse filme mas olha eu sou medrosa em excesso ai não rola kkkkk

    ResponderExcluir
  27. Olaa. Olha nunca vi uma resenha de filme tao bem feita. Haha Olha um clássico que ainda nao assisti. Gostei bastante da premissa, sua resenha ficou perfeita me mostrando e dando detalhes do filme.

    Beijão da Lari
    brilliantdiamond-bg.blogspot.com.br

    ResponderExcluir