quarta-feira, 13 de julho de 2016

Clássico do dia: Filme Donnie Darko


         Imagine um thriller psicológico que mistura viagem no tempo, fim do mundo e um coelho macabro, esse é Donnie Darko, um filme de 2001, eu sei que ele é muito recente para ser considerado um clássico do cinema, mas acho que podemos classifica-lo como Cult, pois é muito conhecido pelos cinéfilos e mais do que isso, ele é considerado por eles como genial. Mas há quem possa assistir e odiar o filme, você não está livre disso, pois ele é 8 ou 80.
      O filme é escrito e dirigido por Richard Kelly, que não tem feito filmes bons como esse desde então. E ele é sobre Donnie, um adolescente problemático que enxerga um coelho gigante que anuncia para ele a data do fim do mundo.
       Esse é o resumo da historia que é muito mais do que apenas isso, tudo é muito complexo e opinativo, o filme é uma chuva de criticas sociais. O filme viaja na maionese e mistura diversos temas diferentes, mas absolutamente tudo faz sentido ali, mas isso não significa que você vá compreendê-lo, eu não entendi muitas coisas. Ele questiona a família, a religião, a escola e a visão que temos sobre as pessoas. Ele critica basicamente tudo que temos e que fazemos parte e você acaba dando razão a essas alfinetadas.
        Tem o filho que xinga a mãe de cadela, tem a questão se existe Deus e o que há acima de nós, o céu ou só um buraco de minhoca que nos leva para outro plano? Temos também a escola que veta a professora por utilizar livros “não adequados” para os adolescentes, inclusive há uma professora que é uma espécie de vilã chata que nem leu o livro, mas só porque assistiu uma série que tinha relação com ele já o critica, essa personagem é alguém que podemos reconhecer facilmente em nosso dia a dia, principalmente no meio religioso. E enfim temos o personagem que é muito querido por todos, ele é como um conselheiro, amado principalmente pela tal professora, mas depois descobrimos que ele não é bem o que pensávamos. Isso me fez pensar bastante.


           Esse personagem é interpretado pelo Patrick Swayze que aqui está bem longe da sua zona de conforto dançante, e a forma que esse personagem é manipulador e lobo em pele de cordeiro é impressionante. Nos faz parar para questionar aquelas pessoas que tanto admiramos, será que eles são tudo isso que aparentam ser? Ou é fingimento? e o filme é uma sucessão de sacolejadas e tapas na nossa cara. A teoria dos smurfs serem assexuados é sensacional. E muitas outras teorias são levantadas, principalmente em relação à viagem no tempo. Principalmente depois que o professor do Donnie entrega para ele um livro sobre o tema e escrito por uma personagem que nunca poderíamos imaginar. Tudo nesse filme está interligado, nada é por acaso.
          Temos um elenco famoso aqui, temos Jake Gyllenhaal arrasando como Donnie, ele está em um dos melhores papeis de sua carreira e na época tão novo e já tão talentoso, temos sua irmã na vida real Maggie Gyllenhaal interpretando sua irmã na ficção, Jena Malone como a namoradinha de Donnie, Seth Rogen como um dos bad boys da escola (quem diria) e Drew Barrymore and Noah Wyle (da série ER) como professores da escola de Donnie, além de Swayze. Esses três últimos já atores consagrados na época, mas fazendo papeis secundários na trama e isso é muito legal.
          Donnie Darko é o filme ideal para aqueles que gostam de botar a mente para funcionar, ele merece seu status alcançado, é um filme a frente do seu tempo e é bem feito em praticamente tudo, direção, roteiro, atuação, trilha sonora... Pena que demorei tantos anos para assisti-lo. E não, eu também não entendi Donnie Darko, fui pesquisar teorias e fiquei mais confusa ainda, quero muito comprar o livro da Darkside, talvez com ele eu comece a entender alguma coisa...



Um comentário:

  1. Oiiii!!
    Bom, como não é novidade rs eu amoooo esse filme.
    Gostei muito do seu post.
    Donnie Darko realmente é aquele tipo de filme que ou vc ama ou vc odeia. Sou suspeita para falar, eu gosto de maiiiis da história.
    Foi depois desse filme, que comecei a escrever meu futuro livro.
    Beijoooos.

    ResponderExcluir