terça-feira, 15 de novembro de 2016

Review Série The Night Of


[COM SPOILERS]
          
          Será que o meio em que vivemos pode nos corromper? E as amizades que fazemos? The Night Of prova que sim, e se você acha que não, que você é incorruptível e que não mudaria sobre nenhuma circunstância, assista a essa série e pense novamente.
           The Night of é uma mini-série de oito episódios produzida pela HBO que conta a história de Nasir um jovem paquistanês criado nos EUA que em uma noite pega o taxi do pai sem a permissão dele e vai para uma balada, no caminho ele conhece uma menina e vai para a casa dela, só que na hora dele ir embora ele acorda e a encontra morta e foge da cena do crime.
          As ações de Nasir após o ocorrido são totalmente suspeitas, ele foge desesperado, volta para buscar um objeto e pega uma faca ensanguentada, mesmo com tudo isso somos levados a acreditar que ele não fez aquilo, ele estava com medo do que poderia acontecer até por que tudo isso é suspeito demais. Ele é um bom menino, tímido, estudioso e bom filho, ele não faria isso certo? Até por que ele não conhecia a garota, qual motivo ele teria para matá-la? Essas são perguntas que ficam pelo caminho e não são respondidas.

           Primeiramente a série seria sobre a investigação desse crime e a descoberta do verdadeiro assassino, mas ela vai mudando de direção e de repente vira uma série sobre o falho sistema judiciário e sobre como somos levados se tornar pessoas completamente diferentes por conta da necessidade de adaptação ao meio em que estamos inseridos e é assim com Nasir.
           Com uma interpretação sutil e surpreendente de Riz Ahmed, Nasir entra na cadeia como um filhotinho assustado mas sai de lá como um pitbull. Por um motivo explicado, mas não convincente da parte do “chefe” da cadeia o bandido poderoso Freddy interpretado muito bem por Michael Kenneth Williams, ele imediatamente simpatiza com a figura de Nasir, em seus diálogos sempre enfatizando a inteligência do menino como motivação do apresso pelo mesmo, o que nos confunde pois não sabemos se é realmente a inteligência ou a facilidade em usá-lo como mula de drogas dentro da cadeia. Confesso que o meu primeiro pensamento não foi nas drogas, mas sim por favores sexuais, mas não era isso, pelo contrário, Freddy repugnava esse tipo de comportamento, tanto que há uma morte em função disso.

           O convívio com Freddy vai mudando Nasir, ele começa a pegar força e influencia ali dentro da cadeia, fica intocável e gosta desse poder, ele começa a malhar, raspa a cabeça, faz tatuagens, usa drogas, fala com ar de superioridade, se torna violento e no fim temos uma cópia mulçumana de Freddy. Mas é claro que não foi somente ele e a cadeia que o mudaram, a partir de algumas evidencias vemos que Nasir não era o menino de ouro que todos achavam, ele tinha alguns podres, o que é bem verossímil com a vida real, ninguém é totalmente bonzinho, todos temos nossos segredos, só que alguns são tão internalizados que até nós desconhecemos. 


          O advogado de Nasir é John, interpretado pelo grande John Turturro, ele rouba a cena aqui e mostra mais uma vez que é um ótimo ator, apenas injustiçado. Ganhou esse papel por causa da desistência de Robert de Niro e um papel que seria originalmente de James Gandolfini de Os Sopranos e que faleceu em 2013, seu nome está nos créditos como produtor executivo.
           John acredita em Nasir e gosta dele, de vez em quando ele parece ser um advogado interesseiro que vê seus clientes como uma chance de ser um advogado respeitado, mas a série faz questão de humaniza-lo através do filho, do gato que ele adota e de sua doença que o torna ainda mais repulsivo para as pessoas e para ele mesmo. Mas nos apegamos a John e torcemos por ele. Ao lado dele temos a advogada Chandra interpretada pela atriz Amara Karan, uma novata que se saiu muito bem, o problema foi o rumo que deram a ela, propositalmente ou não. A tornar interesse romântico foi uma boa saída para o processo e a razão é até plausível afinal ela também é paquistanesa e sofreu os mesmos bullyings que Naz, ela se projetou nele e acreditava em sua inocência, mas esse apego foi o fim para a personagem, John e seu cliente nem sequer pensaram nela, o que foi de quebrar o coração.
          The Night Of é uma série que muda suas perspectivas de tudo, nela vemos que a corrupção do sistema penitenciário não é só aqui no Brasil, ela existe no mundo todo, a troca de favores é maior do que o sentimento de justiça. E também como um jovem inocente (até que se prove o contrário) pode se tornar um monstro na cadeia, imagina aqueles que já são monstros em potencial, como os menores infratores? Infelizmente não há a tentativa de regeneração, não há projetos sociais com esses meninos, o que acontece é a sobrevivência, não importa de que forma. O velho Nasir que os pais e os amigos conheciam, que John conheceu, morreu na prisão, tanto que eles não o reconhecia, a mãe e o irmão começaram a ter medo dele, assim como seus vizinhos. Se a série tivesse uma segunda temporada (ainda não temos notícias) veríamos ele voltando para a prisão, as drogas se encarregariam disso.
          Eu sou uma jovem estudiosa, boa filha e asmática (até nisso sou parecida com o Nasir rs) e depois de assistir essa série e ficar tão impactada pela qualidade de roteiro, direção e atuação, não sei dizer se eu permaneceria forte ou iria para debaixo das asas de uma figura poderosa afim de proteção. E então, sobre tais circunstâncias, você mudaria?

Nenhum comentário:

Postar um comentário