sexta-feira, 25 de maio de 2018

Review Vingadores - Guerra infinita (com Spoilers)


          Sucesso absoluto de publico e critica, Vingadores Guerra infinita se tornou o 4° filme de maior bilheteria ever, até aqui não há surpresas, era certo que o publico que acompanha a Marvel há mais de 10 anos compareceria em peso à esse grande evento, até mesmo o publico “cinéfilo de praça de alimentação” lotou as salas pelo mundo. A surpresa maior foi se deparar com um roteiro que apesar de alguns problemas, no geral é coeso e torna o filme melhor ainda. Afinal, mesmo com tantos efeitos especiais (maravilhosos por sinal) o filme deveria ser realmente bom e senhoras e senhores, isso ele é.
          O grande vilão Thanos quer conseguir todas as pedras do infinito e para impedi-lo de se tornar invencível, os vingadores precisam dete-lo.
            O maior desafio nesses filmes em conjunto de heróis, talvez seja juntar todos eles e ser justo com cada um. Distribuir bem o tempo de tela de cada um e sempre se preocupar com a personalidade deles e com o que já foi feito em seus filmes individuais. A fidelidade ao próprio universo é muito importante e a Marvel sabe manter isso. Cada herói continua o mesmo, até aqueles que foram afetados por eventos catastróficos em outros filmes e nesse também. Como o Hulk, que logo no começo já leva um baque que o traumatiza pelo resto do filme. Aqui Mark Rufallo dá sequencia a sua nova faceta do monstro verde, o “Hulk bobão” com piadinhas preguiçosas, que só uma ou outra funciona. A diferença é que em Thor Ragnarok ele passa a maior parte do tempo como o verdão e aqui como Bruce Banner. Há quem diga que houve uns cortes de orçamento, para que todos os efeitos especiais fossem aplicados em Thanos, acredito piamente nessa especulação, pois os efeitos empregados no vilão estão incrivelmente realísticos.
              Já no começo do filme vemos que Thanos não está para brincadeira, logo de cara ele assassina Heimdall e Loki. Obviamente sentimos mais o peso da morte de Loki (nas próprias palavras do vilão: sem ressurreição dessa vez), que merecia uma morte muito mais grandiosa, pois ele sempre foi pintado como a diva da MCU. E logo o gigante roxo planeja visitar todos os planetas para colher essas pedras e se tornar o ser mais poderoso do universo. Quem conhece o ator Josh Brolin, que vive ele, consegue captar algumas características faciais, principalmente nas cenas mais emocionantes, pois por incrível que pareça, Thanos tem coração, tem sentimentos, pelo menos por uma pessoa em especial, sua filha Gamora. Suas ideias para “concertar” as coisas são absurdas. Ele faz do genocídio a única opção viável para o equilíbrio da vida nos planetas, “a comida está acabando, vamos matar algumas pessoas, para que outras possam comer”. Esse discurso se iguala a de muitos ditadores da historia mundial e por pior que seja, não podemos dizer que ele não tenha uma motivação plausível, mesmo que tenha que matar a própria filha para conseguir o que quer.


            Há Três mortes no filme que são dadas como certas (pelo menos para os mais atentos) a de Loki, a do Visão (que não faz grandes coisas no filme, só serve de par romântico mesmo) e de Gamora. Mas há quem diga que Gamora voltará e está presa na joia da alma junto com seus amigos que viraram pó. A heroína teve um destaque enorme nesse filme. Ao lado dela,Thor, Doutor Estranho, Homem aranha e porque não Peter Quill ? (Por mais que a internet esteja odiando ele por ferrar com o plano). Esses tiveram papel importante na trama, ao mesmo tempo que arrancaram risadas também, alguns deles até arrancaram lagrimas (“não me sinto bem Sr Stark”)
                Zoe Saldana, Chris Hemsworth (quem vem crescendo cada vez mais e se encontrou na comédia) Benedict Cumberbatch, Tom Holland e Chris Pratt estão ótimos. Na verdade todos os outros heróis estão muito bem também, apesar de não terem se destacado tanto como os que citei. Chris Evans traz um capitão America mais maduro (e gato) e veste cada vez mais a armadura de líder, sua primeira aparição (que levou o publico do cinema aos berros) é a prova da força de sua presença. Assim como Chadwick Boseman com sua postura respeitosa de rei. Elizabeth Olsen como a Feiticeira Escarlate também é sempre maravilhosa de se ver e é incrível como ela sempre rouba a cena. Há uma em particular que leva nós mulheres ao delírio, que é quando ela, a viúva Negra da Scarlett Johansson e a Okoye da Danai Gurira (duas maravilhosas também) se unem e tem um momento girl power com uma representatividade incrível, “Ela não está sozinha” obrigada Marvel <3
                Como alivio cômico Temos Drax (Dave Batista), Mantis (Pom Klementieff) e Rocket (Bradley Cooper), sim, basicamente os Guardiões da Galáxia que são o núcleo engraçado e eles têm momentos hilários. Drax e Mantis funcionam muito bem juntos. Groot não é mais o bebe fofinho, agora é o adolescente chato, por isso não se destaca muito. Destaques que são muito bem vindos são Nebula (Karen Gillian), Bucky (Sebastian Stan), Wong (Benedict Wong) e Shuri Letititia Wright. Benicio Del toro só está lá para figurar, assim como Peter Dinklage, que é importante para o confecção do martelo do Thor, mas é dono da maior “barriga” do filme, o personagem é chato, assim como aquele núcleo. Essa é uma das falhas do roteiro.
               Ainda no campo da atuação, os nomes de peso Mark Rufallo e Robert Downey Jr são um problema. Mark está no piloto automático com seu Hulk sem graça, assim como Downey. Sim, o Homem de ferro é legal, ele sempre é cool. Alguns de seus novos aparatos da armadura são sensacionais, e levou o publico a loucura, mas como fã do Robert Downey Jr sinto que ele está nesse piloto há algum tempo, nesse as cenas em que ele precisa se emocionar parece um sacrifício para ele. Tenho medo que ele esteja vivendo sua fase Charlie Sheen, onde Tony Stark tomou conta dele e ele não consegue mais se libertar.
                 Preocupações a parte, Guerra infinita é um filmaço de super-herói, consegue unir bem seus heróis e dar protagonismo para cada um na hora certa. Seus efeitos especiais estão cada vez melhores e o roteiro apesar das derrapadas com inconsistências e piadinhas que não encaixam, consegue entregar algo à altura que o filme merecia. A cena pós credito dá um indicio que talvez a capitã Marvel que salvará o povo que virou areia, veremos, de qualquer forma a ansiedade para o filme dela só aumenta e só descobriremos onde nossos heróis estão na segunda parte de Guerra infinita. No Aguardo, ansiosamente.
Os: senti falta do Homem Formiga. Gavião arqueiro o que tenho a ver?

Nenhum comentário:

Postar um comentário