sábado, 27 de junho de 2015

Game of Thrones: Season Finale e motivos pelos quais não desisti da série


       Há quem tema os penúltimos episódios de Game of thrones, eu também temia. Mas depois dessa season finale os últimos episódios serão como white walkers para mim. O tão temido 5x10 chegou e veio trazendo os velhos elementos de Got que já conhecemos: Mortes sofridas, personagens em seus momentos like a boss e pontas soltas que amamos odiar e que nos fazem esperar pela próxima temporada. 10 episódios são poucos para o coração de um fã...
Spoiler... (ou não mais)

       Somos todas viúvas de Jon snow! Um dos personagens mais queridos e amados morreu nesse fim de temporada. Para os que leram os livros não foi nenhuma surpresa mas para aqueles que como eu ainda não parou de viver para ler as milhares de paginas das crônicas de gelo e fogo foi um baita choque. Desde a primeira temporada, com a morte de Ned (que nem eu e você superamos até hoje) fomos levados a praticar a lei do desapego pois uma hora ou outra o autor matará o personagem que gostamos, mas é tão difícil levar a pratica isso. Até por que nunca que eu imaginaria que João das neves nessa versão tão engajada, tão heroica e tão...Ned Stark poderia ir à falência por múltiplas facadas de seus “companheiros” de patrulha. (Inclusive o pivete que eu nunca fui com a cara) o nono episódio fez todos torcerem por mais momentos épicos de Jon. Ele ia combater os White walkers com toda sua virilidade e sangue no olho, pois bem, ele IA! Eu tenho que admitir que ele não era um dos meus preferidos, não aderi a modinha Snow, não ficava enlouquecida como todas as meninas e meninos por ele. Mas a 5° temporada começou a me fazer aprecia-lo, ele não era mais aquele menino inocente que não sabia de nada, ele estava virando um verdadeiro Stark e mata-lo foi cruel. Há muitas teorias da sua volta pipocando pela internet (ghost?) Veremos... apesar de não ser a mesma coisa. Sentirei falta do Kit na série e sua bela figura.



       Os momentos Like a boss (isso se essa expressão ainda é usada) ficaram a cargo de Brienne e Arya. Brienne possivelmente vingou seu amado (olha uma ponta solta ai) e Arya acabou com o primeiro daquela lista que ela ficava repetindo de forma chata. Confesso que achei a cena de assassinato da Arya bem pesada. Talvez pela idade da atriz e sendo uma cena tão forte...até para Got. Foi chocante, mas enquanto não estava chocada eu estava vibrando, pois foi um momento de redenção da personagem, ali percebemos o quanto ela cresceu. O Pokémon parou de varrer e evoluiu. Ela é com certeza uma das mais queridas e que terá um final bem trágico...como George R.R Martin gosta!
As pontas soltas ficaram a cargo de Sansa e Theon, as próprias mortes já citadas, o cavaleiro que surgiu na cena com a Cersei mas nem deu tempo de se especular e etc.. Foi um final grandioso, como todos os finais da série e por esses momentos que eu não desisto dela.
       Demorei para começar a assistir a série, comecei a primeira temporada este ano e consegui zera-la em poucos meses, afinal eram poucos episódios se comparado a outras séries por aí com 20 e tantos episódios. Nesse período eu comemorava, mas hoje só esses 10 episódios me martirizam. Por que eu só quero mais e mais.
Por isso é estranho ver a minha empolgação destoar com a das pessoas que acompanham a série desde o começo corretamente. Muitos a abandonaram e se cansaram dela. Recentemente vi uma matéria de uma das fundadoras do site oficial da série falando que ela deixou de assisti-la. A queda da popularidade se deu por muitos fatores, mas muitos foram desencadeados pelo sexismo. A gota D’agua foi a polemica cena de estupro da Sansa. Há quem perdeu a empolgação mesmo, mas tem aquelas parcelas (feministas) que se cansaram da forma como a série da HBO trata as mulheres, a tal fundadora do site está incluída nisso. Sim, é totalmente coerente você deixar de assistir algo que fere seus valores e algo que te cause desconforto. Televisão foi feita pra divertir e não pra enojar. Mas eu como mulher não desisti de game of thrones por conta disso...
       As mulheres são tratadas sim como objeto na série, até as mais fortes começam como objetos de sedução para que depois alcancem seus objetivos (vejam Daenerys, Sansa, Melisandre, Margaery, Cersei) ou vice e versa como a Ygritte, que começou durona, mas depois tirou a roupa e virou a namorada do Jon Snow (apesar de não ter perdido esse seu lado) A Brienne é a única que se desvencilha disso tudo. (Anteriormente tínhamos a catelyn) nesta última temporada por exemplo houve uma cena em que estavam presas as serpentes de areia e uma delas começa a se despir sem propósito algum pois o homem já estava envenenado. São cenas desnecessárias como essas que afastam as mulheres e reforçam a audiência masculina. Além das cenas que já ocorreram de sexo grupal, do Joffrey mandando as prostitutas se baterem e da nudez excessiva. Cersei pagando por seus pecados completamente nua e caminhando mais de 20 minutos em cena também foi incomodo. Por essas e outras não tiro a razão das feministas. Como mulher não me senti ofendida na cena de estupro da Sansa. Para mim a de khaleesi na primeira temporada foi muito mais chocante. O ato em si não me chocou, o que me deixou incomodada foi apenas o fato de Ramsay mandar Theon olhar. Aquilo foi grotesco. Os gritos abafados dela e o olhar choroso dele me deixaram mais impressionadas do que ele a abaixando na cama, rasgando sua roupa e tal... nesta temporada a morte da princesa me chocou mais do que isso.

       Contudo eu não sei que bruxaria de melisandre que Game of Thrones tem que não consigo deixar de assisti-la. A qualidade da série é imensurável, apesar de alguns furos de roteiro, abandono de personagens e a trama mais fraca de todas as temporadas ela continua nos entretendo. Sejam com seus diálogos, sua grandiosidade (as cenas da arena a lá gladiador) seus personagens sensacionais. Você não consegue simplesmente abandonar Tyron e Daenerys por exemplo e Brienne? Como esquece-la? Sua adição a turma só turbinou as coisas e nos deu uma sombra de esperança a dignidade da mulher na série. A única coisa que difere são os efeitos especiais, como conseguem fazer algo tão incrível com os White walkers em um episódio e cagar com o dragão no outro? Acho que o gênio dos efeitos especiais estava de folga no episódio 9. Drogon estava indo muito bem, até sua mãe monta-lo e a cena virar art attack. Para a próxima temporada teremos outro herói para amar (rip Jon snow) e outro vilão para odiar (depois de joffrey vem o Ramsay, a Sansa está de parabéns) e que os roteiristas mantenham o nível de seriedade, voltem com as reviravoltas e tensões das primeiras temporadas e que não transformem Got em só mais uma série (pois ela visivelmente está num nível cinematográfico) e SE você abandonou Got, veja os últimos episódios e sinta a chama se acender novamente. Se isso não acontecer você é um White Walker!  


Nenhum comentário:

Postar um comentário