sábado, 25 de julho de 2015

Review Homem Formiga


       O Homem formiga é mais um filme da Marvel, porém que destoa dos atuais por nos trazer um filme de origem, diferente das continuações que saem aos baldes. Isso é um alivio e também uma motivação para ir ao cinema e conhecer mais um herói Marvel dos quadrinhos, um não muito conhecido, mas com uma ideia heroica original que merecia ser explorada.
       O diretor do filme é Peyton Reed que fez seu nome em comédias românticas interessantes como Abaixo o amor, ele foi o segundo na linha de sucessão graças a saída de Edgar Wright (big mistake, huge) e isso foi excelente para o filme já que Peyton é especialista em filmes com bom humor, sofisticado e acessível ao mesmo tempo. Talvez com Wright ele seria mais um filme de heróis que só vale a pena pelos efeitos especiais e que contém o “humor homem de ferro” ou seja mais sarcasmo do que o puro humor de dar risada livremente. Não que Edgar não saiba conduzir um bom humor, ele possui vários títulos de comédia, só estou divagando.
       Neste filme conhecemos Scott lang, que após sair da cadeia não sabe o que fazer para ganhar a vida e pagar a pensão da filha (só assim ele poderá vê-la e se reaproximar dela) ele é cercado por três amigos malucos (ex presidiários também) que vivem de serviços sujos, em um deles ele entra na casa do Dr Hamk Pym a procura de bens preciosos, mas só acha a roupa de encolhimento. Pym já estava com tudo planejado e ele precisava de Scott para impedir que sua formula de encolhimento não caísse nas mãos de seu ex seguidor Daren Cross, um cara meio maluco que quer criar um exército de “jaquetas amarelas” super soldados minúsculos.
       Os primeiros trailers não despertaram a minha atenção e tão pouco o conceito em torno do herói, eu pensava nele como o Chapolin colorado americano, onde o botãozinho da roupa é equivalente as pílulas encolhedoras e a surpresa de relaxar e me divertir com o filme foi a melhor coisa. O homem formiga é um dos heróis mais antigos da Marvel e só agora conseguiu um espaço só seu e trouxe com ele um dos filmes de origem mais legais da Marvel estúdios. Para mim só fica atrás do primeiro homem de ferro. E por falar nele, assim como Tony Stark, Scott também é um gênio no que envolve química, física e cálculos que eu não assimilei da escola (sou de humanas, realmente sou) só não é playboy e milionário como Stark.
 Scott tem uma vida muito comum, a mais comum de todos os heróis da Marvel. Após sair da prisão conseguiu um emprego ruim e foi demitido do mesmo, retratando a dificuldade de um ex detento para arrumar trabalho. Fora que ele tem a filha dele para cuidar, ele não pode simplesmente vestir o traje e torcer para sobreviver, ele tem algo muito importante a perder, ele precisa ser o herói da própria filha em primeiro lugar, descobrimos no ultimo vingadores que outro herói também tem filhos e uma família a zelar, mas a diferença é que os vilões não sabem disso, já o vilão de homem formiga sabe....

E por falar na filha a cena de batalha no trem de brinquedo foi bastante divertida, o bom deste herói é que as maiores (ou seriam menores?) Batalhas acontecem microscopicamente, como essa do Trem que além de trazer a adrenalina da cena de ação também arrancou risadas. As cenas de transição do homem para o herói foram pertinentes e divertidas, não cansativas como geralmente é, foi divertido de acompanhar, assim como as que Scott estava no tamanho de uma formiga, as coisas que acontecem ao redor, a agua de uma banheira caindo como se fosse um tsunami, os pés das pessoas na boate como se elas fossem o Godzilla, é intrigante ver o mundo em 3D através da perspectiva dele. As cenas com as formigas não estavam visualmente perfeitas mas continuam sendo legais. O bom do homem formiga é que ele não precisa destruir toda nova york para salvar o dia. 


       Além das perspectivas inovadoras relacionadas as cenas de ação e efeitos visuais, Ant man também inova no humor, o sarcasmo norte americano é deixado de lado e entra o humor britânico, mas não que o sarcasmo não apareça. Paul rudd é um ótimo comediante e está engraçado neste também mesmo com a aparência abatida, mas os amigos dele interpretados por Michael peña, T.I. e David Dastmalchian são definitivamente os que fazem rir. Peña é o melhor, ele não é o típico paspalhão, ele é um trambiqueiro quase abrasileirado (só que graças a Deus sem o humor mastigado) não poderiam ter escolhido melhores coadjuvantes. Os protagonistas da trama também tiverem um ótimo desempenho. Paul Rudd encarnou o herói e mostrou que sabe fazer outros gêneros, sabe dramatizar e ser o pai amoroso. Evangeline Lilly que faz seu par romântico volta mais uma vez como uma mulher durona (antes como a elfa Tauriel de O Hobbit) mas que demonstra sensibilidade em certo ponto, ela está ótima na personagem, apresentando uma boa atuação e um corpo sarado, com ombros musculosos, assim como Paul que reforça a insistência da Marvel em tornar atores antes gordinhos em gostosos (vide Chris Pratt e Robert Downey Jr) Evangeline só pecou na peruca que estava totalmente artificial e desnecessária (para o próximo filme: pare migs) Outro ator que cumpriu seu papel foi Michael Douglas que está melhor nesse do que em alguns trabalhos recentes. Seu personagem vive o mesmo dilema de Scott com a filha. A questão da aceitação, que parece ter sido o foco do filme pois o vilão também procura isso de Pym, antes de enlouquecer de vez e seguir com seu plano absurdo, roubando a ideia de seu mentor, seu objetivo de plano maligno é pouco convincente e é difícil comprar a causa dele, ele se mostra um dos vilões, mas fracos da Marvel e que menos amedronta.
       Ant man é um filme modesto e humilde perto dos outros parceiros Marvel. Mas que surpreende em muitos aspectos conseguindo superar até aqueles mais cheios de efeitos especiais. O visual do herói é bonito apesar de simples em sua composição e ser longe da ostentação de uma armadura de ferro. A referência aos vingadores são explicitas e feitas como piadas. Até um dos personagens dos novos vingadores surge no meio. Vejam o filme e como é de praxe não saiam do cinema até subir a última letrinha, essas cenas extras valeram muito a pena afinal agora os Vingadores conhecem um cara... ;)

2 comentários:

  1. Olá! Ainda não consegui ver o filme, mas estou doida. Todo mundo tem gostado! E sei que posso esperar só qualidade boa da Marvel e de suas adaptações!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee! olha super recomendo, a Marvel mais uma vez não nos decepcionou! ;) beijão!

      Excluir