sábado, 15 de agosto de 2015

Review Série Scream


       A poucas semanas estreou Scream, uma série adolescente que como o nome já denuncia é baseada nos filmes do mesmo nome, aqui no Brasil conhecido por pânico. Estes filmes foram sucessos mundiais e a franquia foi responsável pelo reavivamento do gênero terror adolescente, depois dele muitos outros foram produzidos, um deles Eu sei o que você fez no verão passado, um dos mais compridos títulos de filme do universo (as sequencias dele então...)
       O sucesso de pânico foi tanto que inspirou até os filmes de sátira Todo mundo em pânico (numa época em que os filmes de sátira ainda prestavam) o filme contava com a participação de Neve Campbel, David Arquette, Courtney Cox (eterna Monica do Friends <3) e Drew Barrymore.
       O filme e a série têm muito em comum. Mas não podemos afirmar que são idênticos. Em ambos há o suspense por trás de uma onda de assassinato que acontece na cidade, provocada por um serial killer mascarado. O que difere nos dois é a idade dos protagonistas e coadjuvantes (na série são bem mais jovens) e a mascara usada pelo assassino, até por que usar a ghostface dos filmes novamente implicaria numa sequencia de outros fatores que deveriam ser ajustados para ficar mais parecido o possível com os filmes, o que iria interferir no interesse do publico e talvez no andamento da série na forma de entregar um material original e inovador apesar dos links.
       Na série tudo começa com a morte da bitch mais popular do colégio (interpretada por Bella Thorton) depois dela e seus amigos viralizarem no youtube uma de suas colegas aos beijos com outra menina. Depois da morte da patricinha outros assassinatos começam a acontecer e sempre são adolescentes, uns parte do grupo principal, outros não, mas até esses tem alguma ligação com algum dos protagonistas. [spoiler] Como é o caso da morte de uma das meninas do vídeo, a outra Audrey é do elenco principal, o visual da mesma chama bastante atenção mas algumas das falas e atitudes dela confundem. Ela é linda e assume seu visual machinho, se veste como menino, anda como menino, fala como menino e é adorável (sério, ela é muito gata) mas em um dos episódios ao ser questionada da sua sexualidade ela diz que não é lésbica. Nem mesmo se assume bissexual, WHAT?? Ela é tão confiante em sua atitude e depois confunde nossa cabeça com diálogos como esse e como o fato da namorada ter sido morta e ela aparentemente estar muito bem obrigado. Umas miseras lagrimas aqui, um vídeo de homenagem ali e só. Apesar dela ser a única personagem que eu realmente gostei não entendi qual é a dela. Seu melhor amigo é Noah um nerd apaixonado por filmes de terror e historias de serial killers (o que é muito suspeito) [spoiler] sua namorada também morre e ele tem atitude igual ou pior do que sua best. A protagonista é Emma, que recebe telefonemas do assassino e parece ser o alvo dele, graças a sua mãe que tramou para ele quando eram adolescentes (mesmo que não tenha sido por vontade dela) mesmo adulta continua sendo perseguida por ele e ganhando presentinhos grotescos. A atriz Willa Fitzgerald que faz a Emma é bem blaser para uma protagonista, ela não tem calibre para tal responsabilidade, porém mais fraca do que ela só a atriz que interpreta a mãe dela, a mulher só tem uma expressão para todas as emoções, Kristen stewart é meryl Streep perto dela, certamente está na lista dos “pais de séries adolescentes que ninguém liga e que são péssimos atuando” e olha que tem uma lista deles (está ai uma boa [será?] Ideia para uma matéria) uma das amigas da protagonista é Brooke uma ninfeta que tem caso com o professor (Aria?) e que só pensa em futilidades. Os outros meninos do grupo principal são playboys (tão clichê) que arrumaram um esquema cretino para ganhar dinheiro. Um deles ex da protagonista. A outra ponta do triangulo é Kieran um badboy (tão tãooo clichê) que se muda para a cidade com o pai policial. Outro pai para a lista citada acima.

       Scream alcançou grandes pontos de audiência na estreia pois foi exibida após Teen Wolf que é carro chefe da MTV (Tyler e Holland fizeram participação em um dos vídeos promocionais de Scream) coincidentemente as duas são derivadas de filmes de sucesso. Screem é rodeada de estereótipos adolescentes e de series de mistério. É fácil associa-la a Pretty little liars enquanto a assiste. A diferença é que apesar das atrizes que fazem as liars também não serem atrizes primorosas elas são personagens fortes e que burlam seus estereótipos, sempre oscilando por outros caminhos. Scream ainda está no começo, talvez ela evolua com o tempo e use sua técnica (muito boa por sinal) de brincar com o gênero terror de filmes e série e aplique nos seus personagens. Noah é o percursor dessa técnica, ele cita vários títulos e traduz os clichês da série na cara dura. A série já foi renovada para a 2° temporada e torço para que melhore seu roteiro e narrativa pois não pretendo desistir dela, acho que ela ainda tem muito o que explorar e brincar de aterrorizar. 


2 comentários:

  1. Scream também está na minha lista de piores de 2015, eu gosto dos atores da série mas o texto da sério é péssimo!
    http://bauabertogeek.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo! alguns são até bons mas a série se repete e é parecida com tantas outras por ai!

      Excluir