segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

A Escolha - Até Onde Devemos Ir Em Nome do Amor?

     

        Este foi o primeiro livro de Nicholas Sparks que li. Sou meio poser em relação ao autor. Gosto muito dos filmes inspirados em suas obras e talvez por isso sempre tive receio de ler os livros.
       O fato de já ter visto os filmes contribuirão bastante para que não me interessasse em ler os livros, afinal, para que LER algo que você já VIU? makes no sense! geralmente eu faço o inverso e muitas vezes cozinho o filme até ler o livro inteiro, page by page.
       A Escolha é um dos poucos que ainda não viraram película. isso e a interessante sinopse fizeram-me se arrastar para ele. E posso lhes afirmar que as 300 paginas não foram em vão.
       Resumidamente o livro conta a estoria de um casal de vizinhos (Travis e Gabby) que não se bicam de primeira mas aos poucos com a ajuda de seus cachorros começam a se dar bem. Quando Gabby precisa da ajuda de Travis, um veterinário competente e dedicado, eles se aproximam e a partir dai começa uma amizade repentina que os levam a algo mais ;) 
        Gabby é comprometida mas seu namorado não há leva a sério, fazendo enxergar em Travis a esperança de um futuro a dois. Esta parte me deixou intrigada. Se a protagonista trabalhadora queria um homem que viesse a se tornar seu marido e o pai de seus filhos (mesmo que ela não tenha confessado isto em momento algum, mas fica subentendido) porque gostar de Travis? Um cara conquistador? mas como ficção é ficção, o garanhão conhece a menina certinha e se apaixona perdidamente por ela, a tornando A GAROTA CERTA. Ok, não é tão obvio e monótono como eu fiz parecer. 
       Há toda uma jornada para que os dois fiquem juntos, ela reluta bastante no começo mas vocês devem imaginar o desfecho não é mesmo?
       O ritmo de A Escolha é meio lento de inicio. Demora alguns capítulos para pegar no tranco, mas quando engata a primeira não tem mais volta. Nos faz se envolver de tal forma que nada nos faz parar. A ansiedade nos leva a a querer adivinhar com todas as forças o que vem em seguida e é ai que nos surpreendemos. Um acontecimento totalmente inesperado acelera as coisas e esse mesmo também faz desacelerar. É nesse ponto que um dos protagonistas deve fazer A TAL ESPERADA ESCOLHA que da titulo ao livro. 
       Já estava esperando um final trágico pois ultimamente todos os livros que li foram assim e todos os filmes baseados nas obras de nosso uncle Nich também foram mas este me deixou satisfeita por ser completamente diferente e refrescante. [SPOILER] Yes kill me.
       Os demais personagens foram bastante substanciais. principalmente a irmã caçula de Travis, Stephanie, uma personagem tão bem orquestrada que nos faz duvidar se existe mesmo garotas interessantes como ela hoje em dia. Sinceramente? acredito que não. Os amigos de Travis foram um desafio a parte para mim. Eram tantos homens, mulheres, crianças, casais, que me deixaram perdida. Moby e molly, mas conhecidos como os cães cupidos trouxeram uma certa leveza e fofura. Há e não posso esquecer da ambígua pombinha que sempre surgia em um determinado lugar. Era ela ou não?
       Ao perder a virgindade do autor constatei que Nicholas consegue conduzir com propriedade uma estoria cheia de detalhes e conceitos. Agora que estou lendo meu segundo livro dele vejo que muito se pode aprender com o autor e seu profundo conhecimento das coisas do mundo.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário