sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Especial de Halloween: Annabelle


       Filmes de terror com teor sobrenatural são sempre bem recebidos e estão fazendo um estrondoso sucesso nos EUA e mundo a fora. Com Annabelle não foi diferente. Faturou alto nas bilheterias de todo o mundo e ficou semanas em 1° lugar aqui no Brasil. Todo esse alvoroço se deve ao fato da boneca maldita ter aparecido em Invocação do mal, filme com Vera Farmiga e Patrick Wilson. Ainda não o vi, mas dizem ser muito superior a este. E também porque a historia é verídica e existiu sim uma boneca possuída nos anos 70 que se mexia e fazia coisas bizarras, eu morreria de medo somente pelo fato dela ser quase do meu tamanho e ser mais ou tão quanto medonha que a Annabelle do filme. Filmes baseados em fatos reais tem a tendência de amedrontar mais e deve ser por isso que ele levou tanta gente às salas de cinema. O filme divide critica e opinião popular. Estou no time daqueles que o acharam extremamente fraco e descartável. Graças a Deus não perdi meu tempo de ir ao cinema. Sei que sairia frustrada, assim como me senti ao terminar o filme numa telinha de computador.

       Annabelle conta a historia de um casal que está prestes a ter um filho e o marido presenteia a esposa com uma boneca. Até ai tudo bem. Até o casal de vizinhos serem assassinados pela própria filha e seu namorado em uma espécie de culto satânico. De repente eles aparecem na casa do casal de protagonistas e numa luta o namorado acaba morto e a menina se suicida com a tal boneca no colo e após isso eventos estranhos começam a acontecer na casa e no futuro prédio pra onde eles se mudam.
       Devo confessar-lhes que sou muito fraca pra filme de terror e por causa disso esse é o gênero que menos gosto. E além do fato de ser medrosa também não curto porque gosto de filmes com boas histórias, bons atores e bons desfechos e essas são coisas raras no gênero terror. Claro que existem exceções como o filme Os outros com a Nicole Kidman, Mama com a Jessica Chastain e agora O exorcista entrou pra minha lista particular de filmes Bons de terror e olha que depois de tantos anos peguei coragem de assisti-lo somente semanas atrás. Apesar das coisas nojentas e momentos “no sense” tem um roteiro bem amarrado. E é essas coisas que me fazem apreciar um filme de terror, o que não aconteceu com Annabelle.
       Os atores são inexpressivos e os furos de roteiro são imperdoáveis. Fora os diálogos pobres. Sem muito a acrescentar e surpreender na trama. E coisas absurdas como a mulher ficar feliz de ganhar uma boneca horrenda daquela que mais parece um palhaço macabro e a estatua de um demônio na frente da igreja (what?). Os sustos são pouquíssimos, não houve nenhum momento em que pulei da cadeira, houve cenas em que jurei que viria um grande susto pela frente, mas nada acontecia, principalmente da parte da boneca. Ela não fez absolutamente NADA o filme inteiro. Não quero lhes dar spoilers mas tirem suas próprias conclusões. Não houve viradas de cabeça, risadas infantis aterrorizantes, corridinhas atrás das pessoas, e outras coisas, acho que fui com o Chucky na cabeça, pois ele fazia tudo isso e muito mais. E por isso era legal.
O filme é vendido como uma versão feminina do boneco ruivo e quando assistimos não é nada disso. Pretendemos ver uma bonequinha tocando o terror pra cima de uma família quando na verdade a única figura sobrenatural ali é o espirito da Annabelle que se suicidou. As únicas cenas que dão medo são aquelas em que aparece essa assombração. A Boneca é apenas uma “casa” para os momentos em que Annabelle não está vagando e correndo atrás da protagonista. A Boneca é rebaixada a uma figurante que muda de posição em certos momentos e flutua em outros....isso mesmo FLUTUA. 
Se você quer ver um filme sobre espíritos e demônios vá ver Annabelle, mas se você quer ver algo sobre um brinquedo assassino passe longe desse filme e vá assistir novamente aos filmes do Chucky que realmente te dão sustos e até te proporciona risadas (hoje em dia porque antigamente me cagava de medo) E o diretor de Chucky ainda quer juntar os dois, que ideia absurda, Chucky dará uma surra na Annabelle se isso acontecer e ela continuará parada. Seria mais adequado tirar a cara da boneca dos posters e colocar a foto da verdadeira Annabelle, o espírito, pois só assim as pessoas não seriam enganadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário