terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Filmes que marcaram o meu natal/ano novo e os filmes do Tom Hanks que me perseguem nessa época


       Nessa época de festas é comum surgirem listas de filmes de natal. São aqueles filmes com temática natalina e que só surgem nessa época do ano para encher o saco. Alguns são até legais como esqueceram de mim, O grinch e um herói de brinquedo (tá, esse ultimo era melhor quando eu era criança, agora perdeu um pouco da graça) mas o numero de filmes sobre papai Noel, crianças esperando milagres e cachorros fofos que salvam o natal sobressaem a todos, pior quando há esses três itens no mesmo filme. E são tantas histórias pouco originais que dá para confundir, todos parecem um filme só. Mas todo mundo tem aquela listinha própria de filmes que marcaram algum natal/ano novo que passou sozinho em casa rodeado de rabanada e panetone. Ou não né. Talvez você não estava sozinho mas assistiu assim mesmo porque não tinha nada melhor para fazer. O pior é quando você esbarra com os mesmos filmes em todos os natais e ano novos da vida. Isso é mais triste ainda. Pensando nisso fiz a minha ilustre lista com os filmes que me perseguem nesses tempos festivos e de muita “gordice”.

         Lembrando que nessa lista figura alguns títulos que não possuem o tema de natal ou réveillon mas mesmo assim surgiram para mim em comemorações sofríveis do passado. (Ou não porque comi pra caramba enquanto os assistia e eles me pouparam do discurso das tias e dos namoradinhos)

O estranho mundo de Jack


Esse é o mais natalino da lista e é muito difícil vê-lo passar em dias comuns do ano. Porem no natal ele tem cadeira cativa na televisão. Esse é um filme de animação de 1993, Co escrito e produzido por Tim Burton. Jack é um cidadão da cidade de Halloween que após achar um portal para a cidade do natal se vê intrigado pelo espírito natalino. É um filme stop motion meio dark e depre como tudo que Tim Burton faz. Seu lado positivo é que foge aos clichês de filmes de natal e diversifica no cardápio. A trilha sonora é divertidinha e pelo menos uma música fica grudada na mente.

O amor não tira férias


Esse filme se passa em meio as comemorações de fim de ano e desperta uma vontade imensa de fazer o que as protagonistas fizeram. Você até ignora o fato de ser totalmente irresponsável e perigoso. Duas completas estranhas fazem troca de casa, carros, homens (essa parte é mentira) tudo... pela internet. Amanda (Cameron diaz) vai parar na Inglaterra e Iris (Kate Winslet) vai parar em Los Angeles. Após seus relacionamentos anteriores terem sido um fracasso, em suas novas casas elas encontram o amor e vivem novas experiências. Ainda tem o Jack Black e o jude Law no elenco. Gosto muito de assistir ele no fim de ano...é uma comédia leve, simples e verdadeira. Até hoje estou procurando alguém de new York pra trocar de casa comigo.

Moulin rouge – Amor em vermelho


Esse musical dirigido por Baz Luhrmann é sobre o romance proibido da cortesã Satine (Nicole Kidman) e do escritor Christian (Ewan Mcgregor) é ambientado na virada do século mas essa coincidência com o ano novo não é um bom motivo para você vê-lo nessa data. A não ser que queira ficar muito, mas muito triste. Moulin Rouge é um dos meus musicais e até filmes preferidos mas assisti-lo antes da contagem regressiva é realmente melancólico. Apesar do desfecho trágico esse não é o real motivo. O filme em si é uma montanha russa de emoções e quando ele termina fica um vazio, então não faça como eu, para não ficar deprimido não o veja.

Uma linda mulher


Você conhece esse filme...Vivian (Julia Roberts) é uma prostituta que tira a sorte grande ao conhecer Edward (Richard Gere) um cliente muito rico que a contrata por uma semana. Eles se apaixonam, ela deixa de ser vadia e eles vivem felizes para sempre. Praticamente um conto de fadas moderno e que apesar de ser exibido muitas vezes o ano inteiro marcou um natal da minha vida. O deixou até mais legal mesmo que a ideia de não ter o Richard Gere me frustrasse muito.

Enquanto você dormia


Esta é uma ótima comédia romântica campeã de bilheteria e critica e fala sobre Lucy (Sandra Bullock) uma funcionária de um metrô que um belo dia salva a vida de Peter, sua paixão platônica, no hospital a família dele pensa que Lucy é sua noiva e daí a confusão começa, ela acaba se apegando a família e ao irmão de Peter, Jack (Bill Pullman) por quem se apaixona e acaba deixando o irmão em coma de escanteio. Sandra é perita em fazer boas comédias românticas e essa obteve grande êxito, a minha atriz preferida foi até indicada ao globo de ouro como melhor atriz de comédia e musical por esse filme. Esse é um ótimo filme para ver numa manhã de natal. (Ano novo não recomendo pois você vai estar bêbado e não vai lembrar de nada)

Superman


Esse é um clássico de 1978 e que muitos consideram o melhor superman já feito e também um dos melhores filmes de heróis. Christopher Reeve teve que conviver com a imagem do herói até sua morte pois esse foi seu papel mais icônico e não poderia ser diferente. Se você pensa em super homem de quem você lembra? O Henry cavill pode até surgir de relance mas Reeve é a cara do herói. Me lembro de uma vez que o assisti no dia primeiro de um ano qualquer, foi até em um canal aberto e mesmo com sono não conseguia desligar a TV. Reza a lenda que assistir filme de super herói no dia primeiro nos trás proteção o ano inteiro...tá você não caiu nessa né?

Um carma chamado: Tom Hanks.


Alem dos filmes citados acima, dos citados na introdução e de vários outros que preferi não incluir como Edward mãos de tesoura que sempre marca meus natais mas não o coloquei para não parecer a fã louca e psicótica do Johnny Depp (mas do que já aparento) também há aquela categoria: filmes de determinado ator que sempre me perseguem nessa época. Ok, talvez para você isso não exista e a ideia da lista acima também não lhe pertença, mas a mim sim. O ator que mais esteve presente nos meus natais e ano novos vida a fora foi Tom Hanks. Seja com seus dramas premiados como Forrest gump e naufrago, ou com suas comédias românticas: Splash uma sereia em minha vida (seu primeiro sucesso) Um dia a casa cai, filme que eu morro de rir, a mesma coisa acontece com Uma dupla quase perfeita (esse não é bem uma comédia romântica porque o par do Tom Hanks é um cachorro) Sintonia do amor, um clássico dos filmes de mulherzinha que tem uma das performances mais apaixonantes do Sr Hanks que apesar de não ser um galã, era bonito, tinha olhos azuis lindos e um certo charme e por ultimo Quero ser grande, que cheguei a alugar (já em DVD) certa vez para ver no natal, também foi deprimente mas não deu vontade de se jogar do sofá.
       Hanks é um ótimo ator mas sua mania de aparecer aos baldes nessa época do ano já cansou. Bom, este ano ainda não o vi mas daqui a pouco ele aparece. Posso parecer implicante mas eu gosto dele e de seus filmes. Só estou sendo chata.
Então é isso…vejam seus filmes preferidos e se empanturrem de comida durante esses dias. Feliz natal e um ótimo ano novo pra todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário