terça-feira, 23 de dezembro de 2014

O Hobbit - A Batalha dos cinco exércitos


       O Hobbit – a batalha dos cinco exércitos começa exatamente de onde o interessante A desolação de smaug terminou. Começa da merda que deu ter provocado smaug, o dragão sorrateiro e onipotente. Que por sinal foi uma das melhores inclusões da trilogia, Benedict Cumberbatch dubla o animal com pulmões de fogo majestosamente, com uma sutileza que apavora. Provavelmente está na lista dos melhores vilões da atualidade. A desolação de Smaug foi um bom filme justamente pela figura dele mas como era de se esperar ele dura bem pouco nessa nova etapa da aventura pela terra média e é a partir de sua obvia morte que começa realmente a dita batalha dos cinco exércitos. 
       Não sou fanática por senhor dos anéis e tão pouco li os livros de Tolkien, o interesse é pouco agora que os trabalhos cinematográficos se encerraram por isso não tenho nenhuma referência dos livros e dos filmes para acrescentar só aplaudo tudo que eles representam pois é gigantesco e maravilhoso, os fãs que o digam, está para nascer pessoas tão fiéis e dedicadas. Porem eles mesmos tiveram que se render as críticas obvias a essa nova trilogia, antecessora de Senhor dos anéis. Há muito mimimi sobre a existência dela e alguns até a acharam desnecessária. Descordo em partes. O Hobbit é acessível, você entende a linguagem do filme (menos os dialetos elfos) curte as batalhas e não fica boiando quando volta para a sala/cinema com um copo d’agua/coca coisas que aconteciam comigo quando via O senhor dos anéis... basta saber se ao ver hoje em dia pensarei da mesma forma contudo até o momento prefiro O Hobbit com seus milhões de erros e defeitos.


       Esse terceiro filme enche mais linguiça do que os anteriores, são muitos os flashbacks, as explicações (que todos já entenderam) e a perca de tempo com personagens supérfluos. Pra que um romance entre o anão e a elfa? Eu sei que pro amor não tem tamanho mas cara…pula essa parte.... Apesar da personagem tauriel (Evangelline lilly) ser linda e trazer um alivio feminino a trama (ela costuma fazer isso em seus filmes, fez a mesma coisa em Gigantes de aço, onde também era uma personagem feminina mas durona) e porque motivo, razão ou circunstância a batalha dura praticamente o filme inteiro? Foram contados 45 minutos mas parece que foi muito mais. Chega a ser cansativo em alguns momentos o que salva são a fotografia esplendorosa das montanhas da nova Zelândia que sempre são um colírio pros olhos, os efeitos especiais que melhoram a cada filme e as excelentes atuações, com destaque para Richard Armitage o Thorin escudo de carvalho que lidera muito bem os anões (se mostra egoísta no começo mas o coração vai amolecendo conforme o desenrolar da guerra) Martin freeman (Bilbo) na linha do dramático e cômico sem parecer exagerado. O time dos anões em geral acerta em suas cenas e os elfos também com apenas uma ressalva... Orlando Bloom que surge mais gordinho e com cara de riso a todo tempo. Se antes seu pouco talento era recompensado por sua beleza agora nem isso. Personagens antigos (ou novos, depende da contagem do seu tempo) surgem para dar um olá, um deles é Galadriel vivida por cate Blanchet que samba nas inimigas com apenas uma cena, bem perturbadora diga-se de passagem. O Gandalf Ian mckellen pode se consagrar como monstro sagrado pois até debaixo daquela barba e cabelo ele se sobressai. Luke evans é uma figura simpática mas acho que o subestimam demais. Prova disso é o colocarem como líder nesse desfecho.

       O hobbit a batalha dos cinco exércitos poderia nem ter existido, Peter Jackson poderia ter unido os três filmes em um só como todos dizem preferir mas ainda bem que ele valorizou o produto e deu de presente pros fãs essa trilogia que é muito mais do que um derivado de algo que deu muito certo mas uma nova aventura para que os mais novos pudessem apreciar. Não é um filme para criar teorias e sim para curtir. Os cenários são lindos. As lutas são bem coreografadas (danças da terra média) o elenco é primoroso e tudo isso até nos faz esquecer das lacunas no roteiro. Apesar de tudo O Hobbit ainda é uma aventura épica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário