sábado, 21 de fevereiro de 2015

Indicados ao Oscar: O Abutre



       você já viu um abutre? conhece a função desse animal? eles são animais que sobrevoam e se alimentam de carniça, igual ao urubu. Eles não são animais muito amáveis. E o titulo do filme não poderia ser mais apropriado. O abutre em questão é Lou Bloom vivido por Jake Gyllenhaal, com uma aparência bem diferente da habitual, (Até rimou)  aqui ele surge mais magro, pálido, com o rosto fundo e os olhos saltantes. Ele não está doente no filme, a aparência é graças a vida noturna e seus péssimos hábitos, um deles o de ficar o dia inteiro na internet e com isso ele aprende muita coisa. Lou Inicialmente não tem um emprego comum, ele rouba coisas para vendê-las. É difícil saber a razão do porque ele não arruma um emprego, ele até quer mas as coisas parecem difíceis pra ele, seja por uma possível recessão americana (e mundial) por sua aparência não muito apresentável ou seja porque ele não quer um emprego comum, ele quer algo excepcional, que o motive, que ele goste de fazer, quem pode cupa-lo? Todos queremos isso. 
       Na volta para casa depois de um não do cara que comprava suas "mercadorias" ele vê uma grande oportunidade de ganhar dinheiro, e amadoramente ele pega uma câmera e começa a correr atrás de crimes sensacionalistas que possam dar a ele um gordo cheque. 
Lou é um cara esperto e pega rápido a alma do negocio, ele começa a vender suas imagens para um telejornal local que vê nele uma oportunidade de crescer a audiência pois ele filma da maneira mais crua possível. Corpos e armas do crime bem colados a lente para aumentar a curiosidade dos que assistem. Toda vez que suas filmagens aparecem no telejornal os jornalistas em questão alertam que as imagens a seguir são fortes. Quem edita as noticias é Nina personagem de Rene Russo que surge num papel de uma chefona bonita porem desbocada e com maquiagem forte. Ela vira uma  especie de interesse romântico de Bloom, sempre há um olhar, um sorriso, uma briga mas o romance não desenvolve. Mais pela falta de interesse dela que parece ter medo dele, é quase uma relação de amor e ódio. muito mais amor da parte dele que em uma cena de encontro dos dois fala "eu gosto de mulheres mais velhas" Rene está muito bem no papel mas o filme é de Jake.


       Mesmo antes de ver O abutre já desconfiava que a Academia fez uma grande estupidez ao substituir Gyllenhaal por Bradley Cooper, E não só pela questão do físico, (coisa que o Oscar adora premiar) Jake emagreceu 10 kgs para o papel, Bradley Cooper foi o contrário ele ganhou peso (e bunda) e ficou musculoso para o papel em Sniper americano, fato que usualmente passa desapercebido pelo Oscar....Mas não dessa vez. Após ver o filme tive a certeza absoluta de que a academia pirou de vez. gosto muito do Bradley, ele é um bom ator mas Jake esta muito superior a ele em O Abutre. Em todo momento ele não tira do rosto aquela mascara de psicopata. até quando sorri e diz coisas simples ele parece um rapaz totalmente maluco e perturbado. Os olhos tiveram um grande papel, ele já os tem avantajados mas neste filme por causa da magreza eles saltam a tela e dão medo. 
       As ações do personagem ajudam na sua condenação, ele age conforme o que ele acha justo e parece não apreciar ninguém, nem o colega de trabalho. ele finge ouvir os mais próximos mas as suas opiniões já estão formadas e ninguém consegue muda-las. Esse é um personagem que tem o estilo do Oscar (ele até concorreu ao Globo de ouro) , mas foi substituído por que esse ano ainda não tinham incluído na premiação a "cota patriota" (sorry Bradley)
       O abutre não é o melhor filme da temporada, o ritmo é frenético em algumas cenas mas em outras a falta de ritmo chega a exaustão, mas devemos dar créditos ao diretor novato Dan Gilroy, um famoso roteirista de filmes de ação como o legado borne e gigantes de aço que parece saber que o protagonista é o atrativo maior da trama e por isso o explora ao máximo tornando o filme interessante com a performance despirocada e afiada de Jake, com suas repostas rápidas e precisas e sua inteligencia recém adquirida de forma On line. Ele inclusive é o produtor do filme. Pra quem não sabe Bill paxton também está na trama mas está irreconhecível, mas não há maquiagem só os efeitos especiais da velhice mesmo. a ideia principal do "abutre" cercando as vitimas e vendendo suas mortes e acidentes graves para a imprensa sensacionalista também é bem explorada, até demais para uma mídia, o Cinema, que caminha junto com o sensacionalismo das redes de televisão nas figuras dos paparazzis e jornalistas que contam a vida das celebridades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário