segunda-feira, 17 de abril de 2017

13 Reasons why é importante mas também perigosa


          Muitas vezes os problemas das pessoas ao nosso redor estão bem na nossa cara, mas mesmo assim precisamos que algum filme, série, livro ou qualquer outra coisa esfregue na nossa cara aquilo que não queremos enxergar. E parece que 13 Reasons why está fazendo exatamente isso, mas se por um lado ela é um alerta para coisas como Bullying, vícios, estupro, depressão e etc... ela também pode ser perigosa para algumas pessoas.

          Todos os temas pesados que são abordados no livro são ainda mais aprofundados na série e assistir o que se leu é ainda mais doloroso. É difícil ver o quão doce e divertida é Hannah no começo e como as coisas boas dentro dela vão desaparecendo aos poucos, o que fez algumas pessoas se questionarem se a menina realmente tinha depressão ou apenas estava insatisfeita com as coisas a sua volta. Não vou adentrar a essa questão, até porque não sou qualificada para isso, mas uma coisa é certa, mesmo abordando temas como suicídio e depressão, essa pode não ser uma série indicada para pessoas que sofrem disso.
          A cena da banheira onde os pais de Hannah a encontra já sem vida é muito chocante. A capacidade dos atores ajudou bastante na intensificação do sofrimento em cena, mas o simples fato de vê-la ali boiando em água e sangue foi intenso. Contrastando com a cena anterior onde ela bota uma roupa velha se olha no espelho pela ultima vez, entra na banheira cheia e se corta como se fosse a coisa mais natural do mundo. Essa cena torna o suicídio algo fácil e simples e isso é muito problemático.
        Antes disso ela diz que ninguém nunca mais ia machucar ela, a não ser ela mesma e com as fitas ela machucou os outros. E não estou culpando ela, ela passou por muitas coisas irreais. A impressão é que as pessoas só entravam na vida dela para quebra-la ainda mais. Abusaram dela fisicamente e psicologicamente. São poucos os adolescentes que aguentariam passar por tudo que ela passou. Eu achava que ser apelidada durante a educação física era a pior coisa do mundo quando eu era mais nova, mas imagina ser usada do jeito que ela foi?


          E apesar da morte da menina, aqueles que praticaram Bulliyng estão mais preocupados em não serem penalizados por suas ações. Principalmente Courtney que apesar de ter pais homossexuais não quer que a escola descubra que ela gosta de meninas. E a explicação para isso é convincente. O que não convence é ela defender o estuprador, dando a ele o beneficio da duvida, ela quanto mulher era a que mais o defendia. Mas os “porquês” também estavam ao lado dele, tirando Clay obviamente, o Sr Porter (que até então ainda não tinha escutado as fitas) e Alex. O egoísmo de um adolescente chega a esse ponto.
       Outro ponto interessante é como o livro/série mostra a figura do adulto em meio aos problemas de um adolescente. Sabemos que a maioria não leva a sério e encaram as questões dos mais jovens como “exagero” “ele está querendo chamar atenção” e etc... Muitos não notam os sinais e assim como o Sr Porter não se preocupam com eles. Ele dizendo para ela “seguir em frente”, como se fosse fácil, é uma das coisas mais revoltantes da série.
          13 Reasons why é um livro/filme onde não há personagens 100% bonzinhos, todos tem suas nuances e é isso que os torna tão reais. Assim como fala abertamente sobre cada assunto. Ela tem realmente muitos pontos positivos, mas negativos também. A sensação que tive quando finalizei ela foi uma das piores, fiquei olhando para o nada por horas sem conseguir dormir. Fiquei esgotada psicologicamente, com vários pensamentos negativos, mesmo o final tendo sido com Clay fazendo amizade com uma possível segunda Hannah (tendo acertado dessa vez) e eles indo de carro com uma trilha sonora alegre. Mesmo com isso a bad foi inevitável, houve até crise existencial do tipo “qual o meu propósito na terra?” “todas as pessoas são horríveis” Se eu que não tenho depressão e nunca tive vontade de me suicidar já me senti assim imagina quem já passou por essas coisas? Se você tem depressão e já teve (ou tem) vontade de se suicidar primeiramente te desejo muita força e te peço que aguente firme, alguma hora as coisas vão melhorar, por mais que não pareça isso agora, e segundo não assista a essa série, vá ver algo mais divertido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário