sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Indicados ao Oscar: Review The Florida Project


                   Esse é mais um filme que fez sucesso nos festivais (inclusive do Rio) e conseguiu algumas indicações aos prêmios principais, porém, não foi indicado o suficiente. Ele é um filme independente de um diretor pouco conhecido e com um elenco em sua maioria desconhecido também e é isso que torna verossímil a realidade daquelas pessoas que vivem na Florida, ao lado da Disney, um lugar de sonhos, mas que levam uma vida miserável e sem muitas expectativas.
               The Florida Project é um filme sobre a menina Moonee, sua mãe Halley e varias outras famílias que moram de aluguel em um motel de beira de estrada na Florida.
                     A realidade crua do filme já começa a partir da cena de abertura com as crianças falando palavrão e sendo umas pestinhas com as pessoas. E no decorrer do filme elas xingam, cospem, quebram coisas e etc... São crianças que são fruto de uma educação onde desconhecem regras e limites, onde os pais não impõem tais coisas, e elas acabam imitando o modo de agir deles.
            Halley é uma adolescente que tenta ser mãe. Que também fala palavrão, toma decisões imaturas, bate nas pessoas, insulta elas e etc... Ela não possui emprego e por isso tenta se virar como pode, na maioria das vezes através de negócios ilegais e prostituição, comprometendo a sanidade e a formação do caráter da filha. Há uma cena que a menina fica visivelmente constrangida com o que a mãe faz para arrumar dinheiro e vemos como Moonee será afetada futuramente pelas escolhas de Halley (o final do filme é o começo do que elas provavelmente sofrerão adiante)



             O filme possui todos esses arquétipos de pessoas que tentam sobreviver a qualquer custo e é o resultado do meio que vivem. O diretor Sean Baker, que escreveu o roteiro com Chris Bergoch (seu companheiro em projetos anteriores) fez um ótimo trabalho ao tornar publico os problemas dessas pessoas, mostrando um retrato cru da realidade delas.
              O elenco é bem natural em suas atuações, por vezes nem parecem estar atuando. Os grandes destaques são a garotinha Brooklynn Prince e o Willem Dafoe. Dafoe é o funcionário do lugar onde eles vivem e é aquele típico cara bonzinho que às vezes perde a paciência com seus inquilinos, mas que sempre cuida deles, inclusive há uma cena em que ele expulsa um pedófilo daquele lugar e mostra que ele mereceu a indicação aos prêmios como ator coadjuvante. Brooklynn não foi indicada, mas merecia. Ela é engraçada, desobediente e muito esperta. Se ao decorrer do filme a sua personalidade pestinha ofuscar o seu talento logo ela o esfrega na cara de quem está assistindo com a cena final. É de chorar e aplaudir ao mesmo tempo.
              The florida Project é um filme pequeno em seu orçamento e seu publico, mas enorme em qualidades técnicas, a relação de moonee e Halley é algo que vemos sempre por parte de meninas que foram mães muito cedo (só no meu bairro deve ter umas 30 Halleys) o colorido “Disney” da fotografia significa aquilo que eles são por fora, eles vivem em um castelo roxo, mas escondem em cada quarto escuridão, pobreza e desordem (inclusive mentalmente) a cena final é a personificação desse escape perfeito para uma terra de sonhos quando tudo está arruinado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário