sábado, 16 de maio de 2015

Review Os Vingadores 2 - A era de Ultron


       Filmes da Marvel são quase um evento para os fãs. Eles esperam e piram com as imagens, pôsteres e trailer que vão sendo divulgados. A espera para Avengers 2 A Era De Ultron também foi árdua, afinal o primeiro filme dos vingadores foi épico. A promessa de superação era grande. Melhores efeitos, melhor roteiro, melhores participações, melhores brigas, tudo... nas questões técnicas eles continuam se superando, os efeitos e as brigas foram maiores e melhores, mas no geral é com tristeza que digo que ainda fico com o primeiro filme.
       É claro que sai do cinema eufórica, afinal eu estava no time daqueles que contavam os dias para vê-lo. Os filmes da Marvel me trazem uma alegria sem tamanho, sou fascinada pelo seu universo e os pelos maiores heróis da terra. Isso desde o primeiro homem de ferro que na minha opinião ainda continua sendo um dos melhores filmes da casa das ideias. Mas quando parei para analisar A era de ultron senti um vazio de algumas coisas e vi que algumas expectativas não foram preenchidas, expectativas essas de fatos principais, como o vilão por exemplo. Ultron tecnicamente é perfeito. Um robô expressivo e poderoso. Impotente desde a sua primeira cena num visual primordial não lapidado. Quanto a voz de Jason spader não posso falar se prosseguiu naquele nível de epicidade do trailer pois vi o filme dublado e a dublagem estava muito boa por sinal, casou perfeitamente. O que mais me impressionou em relação ao vilão foram as expressões faciais dele, tiveram o cuidado de humaniza-lo a tal ponto que ficou impressionante. Há uma cena em que mercúrio e a feiticeira escarlate explicam o porquê de tanto ódio do Tony Stark e a expressão dele ao ouvi-los é de um trabalho técnico absurdamente primoroso e estamos falando de uma cena simples onde o mesmo só presta a atenção no que eles dizem. Além das técnicas avançadas projetadas nele o que o torna ótimo é que ele não é apenas malvadão como todos acharam que seria, ele também tem senso de humor, afinal seu criador é Tony Stark não havia como ele não puxar o papai. O plano de acabar com o mundo o torna tão perverso que poderia fazer o Loki parecer uma criança mimada. Com todas essas caraterísticas Ultron deveria ser o melhor vilão da Marvel até agora se não fosse o fato de que essa sua característica sanguinária se perde pelo caminho. Ele começa como “o vilão” “O cara” ou melhor “A máquina” mas vai perdendo força e vez para outros personagens até que no final do filme o mais importante não é mais aquele vilão épico e sim o visão e a feiticeira. Ele perde completamente o brilho. Diferente do Loki que se sobressai do começo ao fim e nem por um segundo perdeu a majestade, ele é a “Diva” que Stark citou em uma das falas. Além se ser o melhor vilão da Marvel até agora. Entre dois filhos mimados Loki ainda é dono do trono, veremos se reinara apenas até a chegada de Thanos....


       O filme começa com uma cena de ação de deixar o telespectador animado e já pronto paras as outras, talvez essa seja uma das melhores cenas de porradaria do filme. Tudo para que eles possam invadir a fortaleça dos russos, que é onde estão os irmãos maximoff e obviamente o primeiro contato não é amistoso. Os encontros com os vingadores rendem ótimos combates. E é também no primeiro ato que vemos o imenso poder da feiticeira que consegue despertar os maiores medos e as piores lembranças do grupo de heróis. Mas desta vez vemos um grupo mais estável e recuperado da última batalha, com exceção do Hulk que sempre será atormentado por seu demônio verde interior, até stark está bem melhor do que em homem de ferro 3 onde tinha seus ataques de pânico. Os heróis estão em sincronia, agem como um time e se ajudam mais, mesmo porque o momento de desconforto inicial já passou. É claro que eles ainda têm desentendimentos por conta das personalidades opostas, e o vilão orquestra mais uma vez coloca-los uns contra os outros. Como um bom filme de herói isso não acontece e mais um vilão com o mesmo plano se frustra. Uma boa surpresa do filme é o relacionamento de banner com Natasha, mesmo que a falta de explicação de como ela adquiriu sentimentos por ele incomode um pouco. Juntamente com o fato do romance ser fofo demais para uma assassina profissional e ela mostrar em várias cenas estar caidinha por ele, correndo atrás e tudo, como uma menina apaixonada, coisa que não é muito a cara dela. Banner recua por causa do hulk que está cada vez mais fora de controle. A briga entre ele e stark rende umas das cenas mais divertidas e arrasadoras do longa. A prova de que eles se superam a cada produção do estúdio. A hulkbuster perde a vez para as ironias, as piadinhas e as porradas.
       Sobre as novas adições ao grupo não poderiam ter escolhido atores melhores. Aaron (mercúrio) é o nosso conhecido kick ass e se sai bem como o herói ligeirinho, só não é melhor que Elisabeth olsen (feiticeira escarlate) que surge como a irmã mais bonita, boa atriz e sensacional das gêmeas Olsen que alcançaram estrelato muito cedo mas agora ficaram pra trás por fazerem filmes muito ruins e sempre interpretarem elas mesmas. (obs: ainda amo a michelle tanner de full house) a feiticeira é tão poderosa que ofusca o próprio ultron, juntamente com o visão interpretado por Paul bettany que mostra que se encaixa bem no gênero ação, apesar de fazer um ótimo trabalho em outros gêneros também. O que mais impressiona é o visual do mesmo. As cores vibrantes e toda sua composição física. Ele até tenta imitar Thor (o motivo vocês mesmos vãos ver) com uma capa e o fato de ser merecedor de um objeto precioso, mas ele consegue superar o deus de asgard que ao lado dele soa até ultrapassado com seu visual asgardiano. Sobre os vingadores antigos a boa surpresa foi que o Gavião arqueiro teve uma participação maior e pudemos conhecer um lado dele inimaginável. Algo que deixou até os vingadores perplexos. 


       Os vingadores 2 é um ótimo filme para você se divertir e torcer, mas que traz mensagens e críticas subliminares ao capitalismo e ao totalitarismo. A seriedade se mistura ao divertimento e os elementos para um bom entretenimento estão todos ali. Este é mais sombrio que o primeiro filme, remete ao clima obscuro de thor 2 mas isso é logo interrompido pelas piadinhas e brincadeiras. Realmente a Marvel nunca será totalmente sombria como outras concorrentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário