terça-feira, 10 de maio de 2016

Review Filme Capitão América: Guerra Civil


          Sou uma grande fã do universo cinematográfico da Marvel. Por mais que as pessoas digam que os filmes são infantis, rasos e que são humorados até demais, eu gosto muito e sempre me gera uma hype imensa quando está prestes a sair mais um filme.
Por isso estranhei a minha falta de empolgação inicial com Civil War. Não estava colocando muita fé nesse filme. Nem o fato dele ser o terceiro filme do capitão America, sucessor do bem sucedido Soldado Invernal, que é um dos melhores filmes da Marvel estava elevando minha empolgação. Mas ai que eles lançaram o trailer com o Homem Aranha e ai senhoras e senhores... A fã louca da Marvel ressurgiu. A cena era minúscula. Só no final do trailer e eis que um singelo “Hi Everyone” do cabeça de teia foi o suficiente para a chama reacender.
Imagine a minha surpresa quando começou a pipocar só criticas positivas sobre o filme. Todos estão considerando esse como um dos melhores filmes da casa das ideias. Sim, eles disseram isso do anterior, mas eles estão falando a verdade de novo. Quem diria que o Capitão América, um herói tão sem graça e que teve um primeiro filme muito do mais ou menos traria grandes filmes como esses.

            Primeiro tenho que pedir que esqueçam o livro. Eu comecei a ler (ainda não terminei) semanas atrás e fui vendo que ele estava extremamente diferente do que estava acontecendo nos trailers. No livro temos os X-men, o Quarteto fantástico, miss Marvel e outros heróis até então desconhecidos para quem não lê quadrinhos. Como o Golias que eu achei muito interessante. E por conta dessa diversidade de heróis e a conhecida divisão cinematográfica que rola por conta dos direitos autorais dos estúdios nunca seria possível juntar todos eles em um filme. Já foi difícil trazer o Homem Aranha, seus direitos estão com a Sony e ele veio emprestado para a Marvel. Por isso não vá esperando semelhança com o livro e os quadrinhos, a única coisa parecida é o nome, de resto não tem nada a ver. O próprio Homem aranha que é figura constante no livro, não aparece tanto no filme. Mas vamos falar de coisa boa? Vamos falar do filme de Civil War... (não que o livro seja ruim, na verdade ele é ótimo, diferente, mas ótimo)


          Guerra Civil foi dirigido pelos irmãos Anthony Russo e Joe Russo que também dirigiram Soldado Invernal e estarão na direção de Vingadores: Guerra infinita parte 1 e 2. Já podemos esperar coisa boa vindo por ai. Nesse terceiro filme do bandeiroso os vingadores se dividem entre aqueles que aceitam o controle do governo e aqueles que não.
         O roteiro sabe mesclar muito bem os momentos sérios, políticos e dramáticos com as cenas engraçadas e os diálogos bem humorados. Os argumentos de cada equipe são tão coesos que é difícil escolher um lado. Até porque por mais sério que o filme seja em alguns momentos você enxerga aquilo como um confronto de família (até há um motivo familiar que deixa todos chocados) como uma briga entre irmãos, você sabe que eles podem brigar feio, mas nada que possa resultar em algo grave, pois independente da ideologia eles são amigos e amam um ao outro.
          Os atores estão brilhantes em seus papeis. Robert Downey Jr é um ótimo ator sempre  e aqui ele consegue se sair melhor ainda, muito mais emotivo e menos sarcástico. Chris Evans que é apenas um ator esforçado aqui tem seu melhor desempenho até agora, agora sim está com postura de líder. Scarlett Johansson está mais badass do que nunca, reforçando nossa torcida por um filme solo dela, Anthony Mackie é sempre uma figura simpática, Sebastian Stan (muito melhor neste) com um Soldado Invernal mais humano. Pena que a Elisabeth Olsen, Jeremy Renner, Paul Bettany e o Don Cheadle (talvez nem tanto o Don)  não tenham tanto destaque assim. Tirando o gavião que sempre me pareceu desinteressante, os outros são ótimos personagens. Mas os grandes destaques realmente são o Paul Rudd que trás um homem formiga cheio de cartas na manga (por causa de uma cena ele se torna uma das melhores coisas do filme) o Chadwick Boseman como Pantera Negra, a introdução do personagem foi feita de forma tão incrível que nos deixa com gostinho de quero mais, além de ser um personagem extremamente diferente, ele não é um cara comum, ele é da realeza e sua forte presença comprova isso e o maior destaque é sim o Spider. Que não tem muitas cenas, mas está presente nas melhores. Aliás, o fato dele estar presente já melhora a cena. Não posso afirmar que Tom Holland é o melhor Homem Aranha do cinema, ele está ótimo, mas acho cedo pra afirmar isso. Ele é uma mistura do nerd dos filmes com o Tobey maguire e o descolado dos filmes com o Andrew Garfield. Ele é carismático e divertido. Parece uma criança no parque de diversões, se impressiona com tudo. Sua roupa num primeiro momento pareceu computadorizada demais, mas depois quem assiste se acostuma.


A impressão é que o filme não tem vilão. O Barão Zemo do Daniel Bruhl é tão apático que nem suas motivações convencem. Martin Freeman como Everett Ross é um total desperdício de talento, ele é um ótimo ator, mas perdeu tempo num personagem que poderiam dar a qualquer ator menos conhecido, pois não faria diferença nenhuma. Até a Tia May da Marisa Tomei teve mais relevância do que ele e olha que ela só teve 10 minutos em cena (ele deve ter tido uns 15 minutos).
          Guerra Civil foi uma gratificante surpresa. Não é só um ótimo filme de herói, é um ótimo filme e ponto. Divertido como só a Marvel sabe fazer (parece que a Marvel ganhou mais uma vez da DC) e agora com a hype restaurada que venham os próximos...

8 comentários:

  1. Olha eu surtei com esse filme, assisti na estreia e fiquei de boca aberta, acho que as duas cenas bônus são fantásticas o pantera negra foi muito bem feito, e os efeitos como sempre nunca deixam a desejar. Mal vejo a hora de ver os próximos filmes.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Os filmes da Marvel não podem ser comprados aos livros ou HQ's lançados, acho até feio quando o fazem, desculpe.
    Falo isso porque o Universo dos filmes é diferente e trás o que os leitores imaginam para as telonas.
    Acho que a Marvel fez um trabalho impecavel com Guerra Civil. Aliás os filmes tem crescido muito e isso deixa a gente mega ansio!! Achei apresentação do Homem Aranha ótima acho que finalmente simpatizei com ele.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Eu sou da turma que não curte a Marvel U.U
    Não tenho a menor vontade de ver os filmes baseados nos heróis delas, minto na verdade gosto de X-men, mas é só. Quanto ao Civil War, eu li o quadrinho a muito tempo atras, e não me agradou tanto, vou passar seu post para meu marido ele sim gosta de filmes de heróis.
    Beijinhos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Olha não entendo muito de quem e Marvel ou DC não. Mas, gosto de alguns filmes de heróis, como: Home de ferro, Hulk, Quarteto Fantástico, Batman, Super Homem, Homem Aranha.. E amava a Liga da Justiça quando passava na SBT! Mas, essa de heróis contra heróis não entra na minha cabeça. Ainda não assisti, mas quem sabe em um futuro próximo?
    Beijos, Jaque.

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Não tenho paciência pra essa briga Marvel x DC, pra mim, todos são iguais, não consigo diferenciar quem é melhor... porém, acho legal ver como as pessoas conversam sobre esses mundos, é desenho pra adulto mesmo, esses personagens são atemporais.

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Eu também achei a roupa do Homem Aranha um pouco estranha, e já estou com saudades do Tobey e do Andrew (gostava muito dele), mas estou animada para conhecer esse novo Spider. Eu tô doida para ver esse filme, pois adoro tanto o Capitão América quanto o Homem de Ferro, e também adoro os atores ♥
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  7. Oi *_*
    Não tem nem como comprar os Hq's com o filme, porque cada qual tratou de um aspecto diferente sobre os personagens e os conflitos entre eles. Como os produtores não podem bater de frente com fãs e afins, eles fizeram um filme mais "camarada", na qual "vilões" não existem e apenas visões e informações estão erradas, o que acaba sendo beeem diferente na história original onde percebemos os erros dos personagens e não esse espetáculo que as produtoras de filmes fazem com as produções de "super-heróis".

    Eu achei bom, mas nada que seja tão fantástico.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá, não sou muito fã de super heróis, gosto de alguns filmes pois me divirto com o sarcasmo de Stark, mas achei ele bem deprê nesse último filme. Gostei da "reunião" de super heróis, embora tenha achado essa "treta" super desnecessária, kkkk
    Quando o Aranha apareceu bateu aquela saudade do Andrew, adorava o modo como ele dava vida ao personagem :(

    Abraços

    ResponderExcluir