quarta-feira, 21 de novembro de 2018

10 anos de Crepúsculo


          Hoje a saga Crepúsculo completa 10 anos de existência e foi através dela que a minha versão adolescente adentrou no mundo da Literatura.
        Há cerca de 11 anos atrás, mais ou menos um ano antes do lançamento do primeiro filme da saga Crepúsculo, a Lilian de 16 anos começou a ler o primeiro livro, e pasmem, por intermédio da filha do pastor da igreja que frequentava. Estávamos nos anos dourados do falecido (e saudoso) Orkut e a menina trocou seu nome no perfil para: Isabella Swan (?) mas que raios era Isabella Swan? Todo mundo na igreja queria saber o porquê dela ter mudado seu nome (você acha que não existe fofoca na igreja? Pense de novo) e foi ai que ela disse que estava lendo um livro sobre vampiros, e que a mocinha dele tinha esse nome. Rapidamente todas as meninas da IGREJA estavam lendo esse ícone atemporal, inclusive eu. Mal eu sabia, que um livro sobre vampiros e lobisomens, indicado ironicamente pela filha do pastor, mudaria toda a minha trajetória literária.
             Eu sempre gostei de ler, desde pequena era meio Matilda, mas diferente da menina que lia bastante e movia objetos pelo poder da mente, eu não tinha uma biblioteca perto de mim. E assim como ela, eu também não tinha familiares que possuíam o hábito da leitura (a diferença aqui é que a minha família é maravilhosa) e antes de Twilight, quando eu pedia livros no meu aniversário ou no natal, meus familiares (principalmente meu avô) me davam livros religiosos ou aqueles livrinhos finíssimos de contos de fadas que vendem nas papelarias e que são para crianças de 8 anos. Na escola também não havia o incentivo à leitura, estudávamos apenas os períodos Literários como: Barroco, arcadismo, romantismo e etc... Aprendíamos por alto os livros e autores que faziam parte desses períodos, mas sequer éramos incentivados a le-los. Fui ler algumas dessas obras na faculdade de Letras e até lá o incentivo era pobre. 


          Eu li a saga completa e depois li livros parecidos, como a saga Os imortais, que também eram livros de Fantasia. O gênero começou a soar cansativo para mim e comecei a ler outros gêneros, principalmente o romance, foi nessa época que li e me apaixonei por A Culpa é das estrelas e Como Eu Era Antes de você, principalmente esse ultimo que pode não ser o melhor livro do mundo, mas é o meu preferido, não importa quantos livros clássicos (e extraordinários) eu tenha lido.
               Com o tempo o meu gosto literário foi mudando cada vez mais, tanto que faz séculos que não leio livros de fantasia, com seres sobrenaturais. Foi por causa Da Stephenie Meyer que conheci a Jojo Moyes, a Jane Austen, o Tolkien, o Stephen King e tantos outros autores. Crepúsculo foi a primeira etapa da minha formação como leitora, foi a primeira etapa para os livros incríveis que leria a seguir. E apesar de ser um livro cheio de problemas, tanto na sua narrativa, quanto na mensagem que traz, tornando um relacionamento abusivo algo apaixonante (na época não enxergava isso, inclusive era “team Edward”) eu não me arrependo de ter lido e aprendido com ele. Não me arrependo de cada revista que comprei, de cada pôster que colei na minha parede, de cada grito que dei nos cinemas ao lado das minhas amigas, das milhares de entrevistas do elenco que eu virava a noite assistindo e da contagem regressiva para sair os livros e estrear os filmes. As criticas eram sempre negativas e a qualidade dos filmes é realmente discutível, mas os filmes arrecadaram milhões nas bilheterias e mostrou que protagonistas mulheres rendem sim e muito, a menina tímida que existe em mim se sentiu muito bem representada na pele da Bella, por isso, obrigado. Crepúsculo fez e sempre fará parte de mim. Lilian, 26 anos, professora de Literatura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário