domingo, 11 de outubro de 2015

Review Scream Queens


       Scream Queens é uma série adolescente que estava sendo super aguardada. Com elenco cinematográfico e o gênero terror misturado a sátira ela estreou bem, mas causou estranheza por parte do publico, principalmente os que estavam ansiosos.
A série é sobre um grupo de patricinhas de fraternidade que acabam envolvidas em um crime e por consequente acabam sendo alvo de um assassino que usa mascara de demônio e roupa vermelha. (really?)
       A protagonista é Channel, vivida por Emma Roberts e a cantora Ariana Grande e a pequena miss sunshine Abigail Breslin são duas de suas seguidoras, Channel 2 e Channel 5, porque para a líder os nomes delas não são importantes. A sátira já começa pelo nome da protagonista, muito sugestivo uma patricinha que usa roupas de alta costura ter nome de grife internacional chique. E Muita coisa dela remete a Blair de Gossip girl. Ela é rica, mimada, cruel com as amigas, sarcástica, tem um grupo de seguidoras/capachos e tem uma empregada que ela maltrata. A única diferença é que Blair apesar de tratar mal Dorota ela se importava com ela e de vez em quando elas tinham seus momentos mãe e filha. A pobre empregada da Channel não teve nem tempo de evoluir a relação das duas.

       No pé da protagonista há a diretora interpretada pela Jamie Lee curtis que por acaso começou sua carreira num filme de terror, sua personagem é uma espécie de Sue Sylvester (Glee) mandona, fria e perseguidora. Ela obriga as patricinhas da Kappa a aceitarem todas as meninas que forem se candidatar a fraternidade e por isso os tipos mais bizarros surgem para participar. Há a Taylor Swift surda, uma menina obcecada pela cantora, (ama as músicas, mas é surda, critica sim ou claro?) tem a personagem da Lea Michelle que usa colar cervical e tem a lésbica japonesa. A moçinha da trama é Grace (Skyler Samuels) menina muito ligada ao pai e que só quer entrar na fraternidade por que a mãe quando adolescente fez parte, logo no 1° episódio ela mostra ser a “falsiane” boazinha do grupo, vai se infiltrar para desmascarar a diva suprema. Ela é amiga da Zayday (keke Palmer) que também não morre de amores pela Kappa.


       Como toda série do Ryan Murphy essa também mexe com os mais variados estereótipos só que diferente de Glee, em Scream Queens parece não haver espaço para superações. Os adolescentes são retratados como pessoas perversas que ferem a todos com ações e palavras. O bom das séries é que elas roteirizam coisas que se passam em nossa cabeça, pois imagina se falássemos como os personagens de séries? Seriamos taxados de estranhos. (Mesmo não falando, só tendo gosto para algo diferente já nos consideram de outro planeta). As vezes muitos nos olham de maneira diferente quando trazemos a linguagem do twitter para a vida real. “crush, shippar, queria estar morta, eu to no chão e etc..” não sei vocês, mas já levei muita lição de moral por falar coisas do tipo. (mais por parte dos adultos e do povo do facebook) imagina se eu chamasse minhas amigas de vadia e meninos gays de porcelana? Além disso Ryan critica o estilo de vida da juventude que está sempre conectada. Em uma das cenas a menina está cara a cara com o assassino e responde as suas ameaças via mensagens, além de voltar a vida para twittar que estava sendo morta e então morrer novamente... só assim ela “descansou em paz” é aquela velha observação de que os teens não conversam (a não ser pelo whatsapp) não assistem um show, a uma peça, não fazem uma viagem sem filmar e etc... eles (inclusive eu) estão sempre com o celular na mão prontos para registrar tudo e não viver plenamente nada. Ryan sabe brincar com esses vícios e manias perfeitamente. Ele entende os adolescentes dessa geração e volta com os conceitos da popularidade, da menina popular que tem que ter um namorado popular para SER popular, sua ressalva como sempre é de que não teve amor dos pais e que no passado possivelmente era normal como todas as outras. O bom dele é que ele sempre mescla maldade com a personalidade da boazinha. Em Glee Rachel era a mocinha, mas não era a menina inocente, ela era ambiciosa e tinha seus momentos de vilã assim como provavelmente Grace terá, junto de seu interesse romântico Pete (Diego Boneta, que me choca toda vez que eu lembro que ele fez a novela Rebelde)
       Com momentos bizarros (sério que a menina não sabia que estava gravida? E que Gatorade revitaliza depois de dar à luz?) Referencias pops, críticas subliminares a cantores de sucesso e com atuações medianas, só Emma Roberts que se sobressai. Scream Queens juntou armas certeiras para fazer dar certo, além das citadas acima que nos trás de volta tudo que amamos em outras séries e filmes ainda conta com varias participações especiais (Nick Jonas lindo como o Best gay do namorado de Channel) não sabemos se toda essa mistura solará ou encontrara o ponto certo. E não se sabe se resistirá a mais de uma temporada pois aparentemente a audiência não encara muito bem as críticas a si mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário