sábado, 28 de novembro de 2015

Review Jogos Vorazes - A esperança O final


          É curioso ver que de todos os filmes da saga, esse último foi o menos rentável. O que é meio inacreditável para o encerramento de uma obra tão importante e tão idolatrada como jogos vorazes. Aqui no Brasil está na liderança e continua fazendo muito sucesso mas nos Eua foi inferior ao anterior e aos demais (o 1º filme ficou na liderança absoluta por muitas semanas) e inclusive seu pôster que destaca a figura de Katniss com arco e flecha foi proibido em Israel. Isso mostra o quanto Jogos vorazes não é apenas filmes para adolescentes, digo e repito isso, ele é muito mais! Ele não é sobre escolher um cara e desfazer o triangulo amoroso ele é sobre lutar por uma causa.
      Este último começa exatamente da onde parou. Katniss (Jennifer Lawrence) observando Peeta (Josh Hutcherson) fora de si e com raiva dela. Para tentar botar as coisas no eixo e para colocar um ponto final em tudo ela planeja matar Snow (Donald Sutherland) a figura invencível que lhe causou tanto sofrimento. Para isso ela é enviada pela presidente Coin (Julianne Moore) ao distrito 2 para fazer aliados contra o presidente. Com seus próprios planos em mente katniss recebe a ajuda de seus amigos Gale (Liam Hemsworth), Finnick (Sam Claflin), Cressida (Natalie Dormer), Pollux (Elder Henson) e de Peeta que apesar de debilitado se junta ao grupo por ordens superiores.

          Este é bem melhor do que o anterior que foi muito mais falado e muito mais político. Talvez isso tenha afugentado as pessoas e feito elas recuarem para poder ver este. A esperança- O final inclui mais aqueles personagens que aprendemos a gostar. Como o Finnick por exemplo que é bastante interessante e só teve momentos de destaque no Em chamas que foi quando surgiu. Neste vemos ele se casando e em ação (não na lua de mel como muitas meninas queriam rs) e o Pollux também teve certo destaque, ele foi o guia da expedição pelas profundezas onde habitavam os bestantes e teve uma cena emotiva que destacou as habilidades de Elder, tão diferente do seu papel como Foggy na série do demolidor.


          O elenco parece escolhido a dedo, todos têm talentos para mostrar, mesmo que alguns mais do que outros. Sempre peguei muito no pé de Liam e Sam. Liam continua apático para mim mas Sam está muito melhor, ele é o tipo do ator que vai evoluindo e poderá ter uma grande atuação em breve. (Assim espero) Josh é um bom ator mas sua cara de sofrido neste filme cansa um pouco, muito graças ao fato de estar sempre se controlando para não matar a mulher que ama. Assim como Jennifer vencedora do Oscar mas que neste faz cara de paisagem em muitas cenas, inclusive em uma cena em que se esperou uma baita reação dela, reação que só ocorreu bem mais tarde e trouxe a cena mais emotiva dela com direito a choro livre, objetos quebrados e muita baba. Maybe a cara de paisagem seja reflexo da própria postura exausta de Katniss, da heroína que já está cansada de lutar e que quer voltar para casa com sua família ou maybe seja a própria atriz que já está no piloto automático, doida para se livrar desses filmes. Uma coisa que me incomoda bastante em katniss é sua indecisão amorosa. É fato que ela não é muito de romance mas ela parece usar Gale e Peeta. Neste ela usa mais seu amigo de infância e continua o beijando sem ter vontade só para que ele fique por perto. Pelo menos no final ela se decidiu e terminou da forma mais clichê possível. Numa postura irreconhecível para ela. Porém até em seu último eu te amo ela parecia indecisa e forçada.
          Esse é o fim de uma das sagas mais significativas da atualidade. Terminando com ótimas cenas de ação, as cenas no túnel foram de tirar o folego e da lama negra também. A capital continuava a dar seu show. Ela sai e em seu lugar fica uma grande lacuna do gênero. Divergente é bem inferior e maze runner apesar de muito boa ainda não atingiu o poder e a notoriedade dessa. E Katniss é definitivamente uma personagem extremamente poderosa e sem querer querendo revolucionária. Pois ela nunca foi engajada, caiu ali de paraquedas e foi obrigada a lutar uma guerra que não era sua. Ela só queria o bem daqueles que ela amava e lutava por que eles estavam inseridos na luta. Ela merecia um final muito mais digno mas teve o que acredito que foi o melhor para ela e o que ela queria. foi diferente da Bella de crepúsculo a saga inteira mas no final se tornou ela. mesmo assim...

Sentiremos falta de Jogos Vorazes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário