quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Clássico do dia: Aconteceu naquela noite


                Esse é o começo de mais uma sessão aqui no blog e também é algo que sempre quis fazer. Tenho um grande apreço por filmes clássicos, na verdade amo os filmes antigos mas me faltava tempo para assistir aos que ainda não vi e como estou de férias, espero assistir o maior número possível e resenha-los para vocês.
        O primeiro da minha lista foi Aconteceu naquela noite, um filme de 1934, protagonizado por Clark Gable e Claudette Colbert. Ele ganhou 5 Oscars, sendo todos nas categorias principais, Melhor diretor, ator, atriz, roteiro e filme. Um fato curioso é que a atriz Claudette não iria ao Oscar pois havia odiado o filme mas ao saber que ganharia compareceu a cerimonia. Essa mulher provavelmente não tinha um gosto apurado para filmes.
              Happened one night é o precursor das comédias românticas. Tudo que vemos hoje em dia foi originado dele e mesmo tendo 81 anos de existência ainda é uma das melhores comédias românticas já feitas, se não for a melhor graças ao seu pioneirismo.
O filme é sobre Ellie uma moça rica e mimada (como o próprio Peter a chama) que foge do pai para se casar com um homem que ele desaprova. No caminho para Nova York encontra Peter Warne um jornalista charlatão que a usará como inspiração para uma matéria de jornal que mudará sua vida.

                 O roteiro do filme é simples mas objetivo. O que é ótimo e também original, não é como esses filmes românticos de hoje em dia que os protagonistas sempre escondem algo do outro e a revelação se torna o clímax. Neste o protagonista é direto sobre a matéria do jornal e mesmo assim eles desenvolvem uma amizade e confiança pelo outro. E o filme se passa bastante tempo dentro de um ônibus de viagem, enredo que levou muitos filmes anteriores ao fracasso mas não esse que é originado do livro “Bus Night” as cenas do ônibus são divertidas mas as cenas que ocorrem nos quartos alugados pelo caminho e na estrada a procura de carona também são impagáveis. Inclusive é deste filme que os desenhos do pipa pau e tantos outros se inspiraram para a cena em que se levanta o vestido e se mostra uma perna feminina bem sensual para conseguir carona.


              Por falar em sensualidade os protagonistas são muito belos. Claudette parece aquelas bonecas de porcelana que existem na casa das nossas avós. A carinha redonda, os olhos grandes, o cabelo bem curto e as bochechas avantajadas. Clark era o crush das vovós e bisas! Até então só tinha visto um filme com ele, E o vento levou e não entendi bem na época o porquê de tanta paixão por ele. Nesse eu entendi! Ele tem um time muito bom pra comédia e misturada as cenas românticas ele se torna um colírio para os olhos em cena. Alto, bonito, charmoso e engraçado. Mesmo em seus momentos de aspereza com Ellie. Por causa da censura da época o filme não tinha cenas ardentes. Mesmo quando eles dormiam no mesmo quarto, a sensualidade demais era freada. Se mostrava pele (não muita é claro) nos momentos de troca de roupa mas nada além disso e não espere por um beijo no final, eu esperei e fui trouxa.
              Com ótimo roteiro, atuações e direção de Frank Capra esse é um filme bastante atemporal e a frente do seu tempo. Com uma personagem feminina frágil mas ao mesmo tempo forte e determinada. Agrada a qualquer público, mesmo aqueles que tem preconceito com filmes preto e branco. Deixem essa muralha de Jericó cair e assistam a essa verdadeira obra prima do cinema.

Obs: assisti no Netflix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário