quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Clássico do dia: Casablanca


          Casablanca é um filme de 1942 e a trama ocorre no período da segunda guerra mundial, ele tem como protagonista Rick Blaine um nova yorkino arrogante que é dono de uma casa noturna (disfarçado de café) muito famosa chamada Casablanca na região do Marrocos. Nessa casa se encontram ladrões, nazistas, a resistência, bêbados, mulheres bonitas e todo tipo de gente. Até que uma noite aparece llsa Lunda  com quem Rick viveu um grande romance em Paris.
                O cenário do filme é predominantemente a Casablanca, há poucas cenas externas, e todo o desenrolar dos fatos se dá ali naquele ambiente. A maioria daqueles forasteiros que se encontram ali quer uma espécie de “carta de alforria” dada por Ugarte (Peter Lorre) com essas cartas eles poderiam passar pela Europa controlada pelos nazistas e chegar até Lisboa e de lá para os Estados Unidos onde Hittler não comandava. Ugarte é preso e deixa as cartas com Rick, e essas cartas são de grande interesse do capitão corrupto Louis Renault, personagem que aos poucos vai ganhando destaque e que no final conquista a simpatia de quem assiste.

             Ilsa é casada com Victor Laszlo o líder da resistência tcheca que precisa das famosas cartas para ir para os Estados Unidos terminar seu trabalho. É claro que por amor a IIsa Rick fica receoso de entrega-las para ele, afinal assim ele a perderia novamente.
Em Casablanca o romance é a parte menos importante, é interessante (para alguns) o corte feito no meio do filme para mostrar o passado dos protagonistas em Paris, em como se conheceram (ou não né? Afinal eles preferiam não saber quase nada um do outro) como se apaixonaram perdidamente e por que se separaram. Mas tudo isso logo perde a importância quando focamos no cenário histórico e nos dramas políticos que estão acontecendo.

          A cena em que os alemães estão cantando seu hino na casa noturna e de repente Victor toma a frente e rege o coral adversário juntamente com a banda e todos os habitantes do lugar é magistral. Aquilo ali é a revolução acontecendo através da musica, é a oposição vencendo sobre o nazismo, a vitoria dessa pequena “guerra” é evidente quando os alemães se rendem e param de cantar. Nota-se a importância do personagem de Paul Henreid, às vezes até mais interessante que o próprio protagonista, é fácil se pegar torcendo por ele e não por Rick (romanticamente falando)


            Na época da estreia o filme não foi um sucesso estrondoso, mas assim como outros foi se fortalecendo com o tempo e hoje figura nas listas dos melhores filmes do cinema, a critica da época deu destaque aos protagonistas interpretados por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman, ela tem três oscars e ele concorreu ao Oscar por esse filme. Ingrid é de uma beleza fascinante e de grande talento, Humphrey é charmoso e encarna perfeitamente o prepotente mulherengo Rick, mas não entrega uma grande expressividade, sua atuação se sustenta no seu charme, o que não é ruim, só é algo característico de alguns atores de antigamente.
            O elenco é bem grande e todos os atores coadjuvantes são competentes. O pianista negro amigo de Rick, Ugarte, o garçom gordinho, o líder nazista, a amante de Rick, o barista e claro Victor e Louis que se destacam na trama.
          Baseado na peça Everybody Comes To Rick's Casablanca é um romance político primoroso em basicamente todos os aspectos. O diretor Michael Curtiz executa seu trabalho de forma bem autoral e intimista, o preto e branco usado por ele não parece ser a única alternativa por não existir outra técnica mais moderna, mas sim por que Casablanca só poderia ser feito em preto e branco, suas cores são como personagens, mesmo que sua premissa seja colorida. O roteiro é um dos melhores já feitos, mesmo que alguns digam que é explicativo demais, ele insere o telespectador naquele momento da historia mundial e trabalha de forma diferente, cria algo novo em cima de um tema tão utilizado que é a segunda Guerra mundial. A trilha sonora é bastante conhecida e é simplesmente linda, a musica As Time Goes By é daquelas que viaja no tempo e é conhecida por todas as gerações seguintes. O final é incrível e apresenta uma frase repetida diversas vezes, na verdade ele tem varias frases conhecidas (“Sempre teremos Paris <3), mas essa encerra perfeitamente esse épico inesquecível do cinema.  

“Isso é o começo de uma grande amizade”

Já estão participando do sorteio do blog? estamos sorteando o livro Misery do Stephen King, VEM PARTICIPAR TAMBÉM: http://speakcinema.blogspot.com.br/2016/09/sorteio-de-3-anos-do-blog.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário