quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Review Livro A sala dos répteis - Desventuras em série


          O primeiro livro Mau Começo me deixou encantada e com esse segundo eu precisava ver se esse encantamento com a escrita, a narrativa e os personagens continuaria ou diminuiria um pouco, devo dizer que só aumentou.
        Em sala dos repteis os irmãos Baudelaire vão morar com outro tutor, dessa vez o Dr Montgomery que é um Herpetologista e tem uma casa cheia de repteis, um homem muito gentil, mas é claro que a felicidade dos órfãos não dura muito tempo.
         A partir desse livro se consolida certa padronização dos livros de Desventuras em Série, isso não é spoiler, pois está na sinopse do livro e também na pagina da Wikipédia, que por sinal conta todo o enredo do livro, se você não quiser spoiler é melhor nem entrar lá, pois até o final é dito. A padronização consiste na adoção dos órfãos por um novo tutor e o conde Olaf surgindo disfarçado para tentar roubar a herança deles, já estou quase terminando o terceiro livro e isso também acontece.
          O disfarce de Olaf não é nada bem arquitetado e meticuloso, pelo contrario, quando ele surge já sabemos que é ele, mesmo quando há menção de um novo personagem, está tudo nas entrelinhas, eu não sei se as crianças conseguem captar isso ou apenas nós os mais velhos, mas para quem tem experiência de leitura fica bem obvio, incomoda um pouquinho, mas não o suficiente para que possamos querer largar o livro. Entendo isso como uma das facilidades dada pelo autor já que as críticas sociais são um pouco mais difíceis de esmiuçar. Algumas delas eu citei no review do primeiro livro.


       O narrador Lemony Snicket continua um dos melhores personagens da trama, com certeza o mais carismático, sempre conversando com o leitor, conceituando termos de uma forma divertida e falando um pouco sobre ele mesmo, inclusive curiosidades e os lugares onde ele estava durante a escrita de determinado trecho.
         Os personagens também continuam excelentes, todos bem situados, até mesmo o Sr Poe que é um chato devemos admitir que é bem escrito. O único problema é que como são desventuras alguns personagens interessantes que surge vão sendo deixados para trás como a Juíza de Mau começo (que daria uma ótima tutora) e a cobra negra (que eu lembrei por causa do filme) que faz uma bela dupla com Sunny.
         A sala dos repteis é um livro mastigado (parece até que foi mastigado pelos dentinhos de Sunny), mas eu tentava esquecer isso, afinal, a intrusa sou eu, pois esses livros são infantis e um dos melhores que eu já li, eu teria amado ler esses livros quando criança, mas não se engane pensando que ele é uma obra rasa, pelo contrario, e é isso que encanta a nós adultos e nos fazem querer ler mais e mais dessa série maravilhosa.

Sunny e a Víbora incrivelmente mortífera (sqn) a amizade mais linda que você respeita 


Nenhum comentário:

Postar um comentário