sexta-feira, 1 de abril de 2016

Review 2° Temporada Demolidor


         O Demolidor retorna para sua 2° temporada com bastante personalidade e sem apelar muito para as referencias do universo Marvel como foi a temporada anterior.
Depois de prender o rei do crime Wilson Fisk, agora o herói precisa lidar com O justiceiro, um homem que está exterminando todos os bandidos da cidade de Hell’s Kitchen como parte de uma vingança pois um desses grupos foram os responsáveis por matar sua família.
         Uma das melhores coisas dessa temporada foi a a reviravolta vilanesca. Pelos vídeos, fotos e promos que saíram antes da estreia estávamos certo de que teríamos um vilão sem remorsos, que seria extremamente difícil de enfrentar, falaram até que ele superaria o Fisk em termos de maldade, mas já nos primeiros episódios vamos começando a ter certa empatia por ele. Afinal a retaliação que ele estava fazendo tinha uma justificativa e ele não estava matando civis, ele matava bandidos, ele levava ao pé da letra o discurso do Batman do Ben Affleck que “bandidos são como ervas daninhas: você arranca um e surge outro” ou do próprio discurso brasileiro: “ bandido bom é bandido morto” e nos diálogos com o Demolidor ele deixa explicito essa posição. Em contrapartida, Matt que está muito mais católico e bonzinho nessa temporada acha que os Bad Guys merecem uma segunda chance. Temos a democracia conta a intolerância. E isso fica mais evidente se levarmos em conta que Frank Castle, o Justiceiro, era militar. Olha a ditadura implícita ai.
Apesar de muita gente ter pensamentos como os do Matt, muitas também têm os do Frank. Compartilho da visão do Matt (ou falta dela? Juro que o trocadilho surgiu sem querer rs) mas confesso que algumas vezes me peguei dando razão para Frank. Até porque dá para entender o seu lado, ele viu sua família ser massacrada. Poucas pessoas iriam perdoar quem fez isso e seguir em frente. Essa humanidade do “vilão” nos faz ter apreço e torcer por ele. O publico quer dar a segunda chance que nem o próprio personagem quer. Sua relação com Karen também é um ponto forte. (confesso que shippei)

         Karen tem muito mais espaço e relevância nessa nova temporada. Alguns críticos disseram que poderia tirar ela que não faria falta, mas eu discordo, ela foi muito importante nessa season. Ela foi de moça assustada no final da temporada anterior há mulher decidida nessa. Inclusive nessa descobrimos sua real vocação, mesmo antes dela assumir sua nova profissão já tínhamos notado para o que ela nasceu. Na verdade era perceptível na primeira temporada também. Enquanto ela teve destaque Foggy ficou meio apagado. Nem seus discursos no tribunal foram tão empolgantes como ditos pelos personagens na série. É claro que ele continua sendo o mais engraçado e sua figura é agradável de se ter na tela mas faltou muito de sua essência aqui. Percebo que os roteiristas e produtores de séries de TV sempre dão um jeito de tirar o bom humor dos coadjuvantes como justificativa de seu amadurecimento, pouco a pouco eles vão ficando mais sérios e não vejo razão disso acontecer, por mais que o cenário seja caótico aquele cara está lá para ser o alivio cômico, isso é o que gostamos nele. Aconteceu com o Stiles em Teen Wolf e agora está acontecendo com Foggy.


           Elden Henson e Deborah Ann Woll continuam eficientes em seus papeis. Charlie Cox então está melhor ainda como Matt Murdock. Ele que foi a grande revelação no ano passado e está tremendamente bem nessa também. Nas cenas que ele perde a audição podemos ver isso e também vemos que o tempo longe de seu personagem não afetou em nada sua relação com ele. Charlie continua interpretando com maestria um personagem cego e também um herói que utiliza muito bem seus aguçados sentidos. Houve algumas cenas falhas desse tipo, como quando ele acha alguém caído ou algum objeto mesmo sem ter havido um ruído sequer na direção do dito cujo, mas são poucas e imperceptíveis. Como disse anteriormente ele está mais certinho dessa vez, impede sempre os vilões de matarem, a impressão é que ele está tentando compensar os erros do passado. Outro que está surpreendentemente bem é Jon Bernthal, o Punisher, quem diria que aquele canastrão de The Walking Dead conseguiria fazer um bom trabalho nesse? Essa é mais uma prova viva de que Daredevil revela talentos ocultos de atores que não tiveram destaque anteriormente (Charlie?) O papel caiu como uma luva para ele. Ele tem cara e postura de vilão. Não poderiam ter escolhido ator melhor para interpreta-lo. O que ocorreu parcialmente com Elektra, interpretada pela Élodie Yung, ela é uma triz francesa que soa totalmente inexperiente. Tem uma beleza bem comum (isso não é ruim, afinal queremos ver mulheres como a gente em tela) mas é charmosa. Porem sua atuação é cheia de altos e baixos. Ela é fraca e precisa se esforçar mais em seus próximos trabalhos. Mas não é de toda ruim, suas cenas de luta e os momentos flashbacks de Elektra e Matt são até legais mas mostram um relacionamento doentio. Eles são iguais em algumas coisas, mas totalmente opostos em outras. Principalmente naquilo que eles acreditam. Elekra trouxe à tona um lado mais aventureiro e rebelde de Matt mas ao mesmo tempo um lado irresponsável. Ela é uma má influencia para ele e é difícil nos convencer a torcer por eles.
           Daredevil teve mais uma excelente temporada, mesmo que inferior há primeira, muito graças ao elemento surpresa de não saber o que esperar. Os primeiros episódios são ótimos, a metade da série é meio arrastada, mas um esquenta para os excelentes episódios finais. O final pode ser meio desanimador para aqueles sonhadores que acham que tudo é para sempre, mas alguns novos rumos são necessários para expandir o universo dos defensores e os próprios personagens em si. Tem muita ação e porradaria, do jeito que a audiência gosta e não se limitam na violência, em uma das cenas vê-se claramente um bandido levando um tiro na cara, o que pode ser forte para alguns. A série tem personalidade própria, bons confrontos, ótimos diálogos, boas atuações e participações de personagens anteriores. (Um em particular que fez todos pirarem) continua sendo sim a melhor série de herói da atualidade e que venha a próxima temporada.... Já estamos com saudade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário