segunda-feira, 25 de abril de 2016

Review Livro Como Eu Era Antes de Você


[ESSE TEXTO POSSUI SPOILERS]
          
         É extremamente difícil falar sobre algo de que gosto muito. Seja filmes, séries e livros nem se fala. Terminei de ler esse livro pela segunda vez e não consegui escrever um review da primeira vez (talvez por que ainda não tinha o blog, ou pelo motivo acima não me lembro) e agora vou tentar escrever uma resenha profissional e coerente, ao mesmo tempo em que quero expressar o quanto esse livro da Jojo Moyes marcou minha vida.
          Encontrei esse livro por acaso. Estava cansada de romances sobrenaturais e romances água com açúcar do Nicholas Sparks (que era tudo o que eu lia na época) ai um belo dia em um site onde costumava ler livros on line me deparei com uma capa muito bonita, foi amor à primeira vista, posso dizer que julguei o livro pela capa (mal sabia eu que o mais bonito era a historia contada dentro do livro) e posteriormente gostei muito da sinopse:

Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro. Como eu era antes de você é uma história de amor e uma história de família, mas acima de tudo é uma história sobre a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.



           Ok, você pode até achar que essa sinopse é clichê e que o livro é só mais um pensado pela autora para nos fazer chorar. Sim a parte em que eles mudam a vida um do outro pode até ser, mas quem lê Como eu Era Antes de Você percebe que ele é muito mais do que uma historia em que o cara mal humorado com complexo de Mr Darcy se apaixona pela menina pobre, porem divertida que vai trabalhar na casa dele. Quem leu sabe que não é bem assim. Me Before You não é um conto de fadas. Eles são personagens reais e que conseguimos nos identificar.
          O mau humor de Will não é um capricho da sua personalidade, ele é um tetraplégico que já foi aventureiro, viajante, namorador e um homem de negócios muito bem sucedido, imagina ser uma pessoa com esse estilo de vida e de repente se vê arrancado desse seu mundo? O seu sofrimento é muito real, sabemos que muitos tetraplégicos passam pela mesma coisa que ele e tem as mesmas dificuldades todo santo dia. A vida deles não é fácil como a nossa, o corpo deles não responde aos comandos como o nosso. Não dá para saber a dor, a solidão e a miséria que é viver assim, sofrendo e dependendo sempre dos outros, ainda mais quando um dia a pessoa foi totalmente independente. Por isso que quando chegamos à parte em que Lou descobre o segredo de Will ficamos com raiva dele, mas aos poucos vamos compreendendo o seu lado. Existem pessoas que conseguem viver assim e sempre buscam a felicidade em coisas que ainda podem fazer, mas isso não acontecia com Will. Um filme que gosto muito e também aborda esse tema é o filme Francês Os Intocáveis, nele Philippe é um milionário (porque sempre ricos?) que é tetraplégico e tem uma linda e divertida amizade com seu ajudador Driss. Antes mesmo de Driss, Philippe sabia lidar bem com sua condição e não cogitou ir para diginitas como Will. Isso porque eles são personagens com personalidades diferentes. Um é mais forte e aceita melhor do que o outro e são assim com pessoas reais. Will queria uma vida que nunca poderia ter de volta. Isso me levou a aceitar sua decisão no livro.
          Lou foi o primeiro motivo pelo qual me apaixonei pelo drama. Ela não era aquela adolescente bobinha e apaixonada que não sabe nada da vida, ela tem 26 anos, é uma mulher que trabalha desde nova e não tem regalias na vida, tão diferente das moçinhas dos tais romances que eu estava habituada. Ela era real, ela era eu. Lou não fez faculdade, mas trabalha para ajudar os pais em casa. A irmã mais nova tem um filho, então tudo fica nas costas dela já que a mãe é dona de casa e o pai estava prestes a ser demitido. Por isso ela teve que aceitar qualquer coisa e foi trabalhar com o Will. Ele praticamente expande o universo dela. Claro que no começo ele não é nada amigável e a trata mal, mas aos poucos ele vai se acostumando com a presença dela e vai gostando de sua companhia. Ele a encoraja a estudar, sair da cidade pequena que eles moram para conhecer o mundo, se aventurar e até a ver filmes estrangeiros... Ela reluta, mas aos poucos ele vai transformando ela e seu modo pequeno de ver o mundo. 


          Quando iniciamos a leitura deste livro achamos que ela irá mudar a vida dele, que ela vai convencê-lo de aproveitar a vida e em seguida de não se matar, e claro que ela é um lindo acréscimo à jornada final dele, ela também o faz enxergar algumas coisas, coisas boas que apesar das dificuldades ainda valem a pena, mas nunca imaginaríamos que seria ele com todas suas limitações que mudaria a vida dela. O que são movimentos perto das palavras, da inteligência e do poder de persuasão de Will Traynor? Por isso que ele é sim um dos personagens mais admiráveis da literatura contemporânea.
          Como eu era antes de você mudou a minha vida como leitora, pois enquanto eu lia eu era a Lou, uma menina rasa e fechada em seu próprio mundo, através dos olhos da personagem fui conhecendo novos conceitos e fui acreditando que eu poderia fazer muitas coisas na minha vida. Agora o jeito é ler a continuação, Depois de você, e desfrutar só da companhia da nossa abelhinha e claro ver esses dois lindos no filme que será lançado aqui no Brasil em 16 de junho. Já estou preparando meu balde e minha caixa de lencinho. 

Versão estendida do trailer:


Vídeo lindo com mais cenas do filme:


18 comentários:

  1. Oiii!!! Realmente é um livro que nos faz pensar diferente depois que vc termina de ler.
    Eu tb acreditava que ela ia conseguir faze-lo mudar de ideia. Enfim, para não ficar mais triste com o final, logo depois de acabar o livro embarquei em outro bem diferente para superar logo.
    A propósito, estou lendo a continuação.
    Beijos

    www.sugestoesdelivros.com

    ResponderExcluir
  2. Estou sofrendo com esse filme, e olha que nem li o livro todo, mas já sei o final, e cara to muito ansiosa para ver ele, espero gostar tanto quanto você.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu amoooo esse livro! Já li o segundo, mas nada supera o primeiro e todo mundo chora haha Eu fiquei com ressaca literária depois dele. Estou aqui agora só esperando o filme.

    ResponderExcluir
  4. Oioi!

    Esse livro é muito lindo!
    Choreeeiiiii! rsrs
    Estou ansiosíssima pelo filme. Deve ter ficado perfeito. <3

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. EU TO SURTANDO PELO FILME <3 Eu amo a Jojo e conheci ela através deste livro, me apaixonei desde então. Meu sonho é ter toda a coleção dela.

    ResponderExcluir
  6. Meu problema foi que não consegui me sentir tocada como em PS. I Love You ou Um Amor para Recordar, e isso atrapalhou a minha leitura porque eu queria gostar. Como eu disse no livro anterior da Jojo que resenhei talvez eu não me dê bem com seus livros, mas se eu puder dizer o trailer do filme ficou muito bom. Talvez de forma visual eu me conecte mais com a história. Espero, realmente espero.

    ResponderExcluir
  7. Eu não me arrependo de ter lido esse livro, por que ele marcou muito minha vida literária. Eu quebrei um preconceito enorme de que romances só tratavam de uma história de amor e fim, mas este me mostrou tantas coisas e com tanta sensibilidade, que a primeira coisa que aprendi foi a parar d julgar livros por gênero. Eu amo demais a Lou e o Will! A continuação tá muito boa!

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda não li esse livro, mas sei que é uma história que vai me tocar bastante, visto o tanto que comentários positivos que tenho visto por aí. O trailer me deixou mais curiosa ainda para conferir a história, que pretendo ler em breve.


    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura - Participe do top comentarista de maio, serão dois ganhadores!

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Livros que tocam a gente profundamente e nos fazem pensar pra mim sao os melhores.
    Eu acho que é por isso que Como Eu Era Antes de Você tem tantos fãs, ele emociona de um jeito que fica dificil esquecer.
    Ainda quero ler o segundo livro pra ver se vou gostar tanto qto o primeiro.
    Adorei a sua resenha.
    Beijos!

    Livros e Sushi • Facebook InstagramTwitter

    ResponderExcluir
  10. Olá, preciso ler a obra urgentemente...esto curiosa quanto a adaptação, pois o trailer já é emocionante por si só.

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Amei esse livro e amei a ideia de transformarem ele em filme!
    Adorei a Resenha!
    Beijos
    Jana

    ResponderExcluir
  12. se eu for assistir, vai ser mais pela atriz, porque gosto mto do trabalho dela, mas pela história do livro em si, abandonei a leitura porque achei muito clichê e não me deu emoção alguma até a parte que li, deixei o livro de lado mesmo... a escrita de Jojo não me cativou...
    bjs...

    ResponderExcluir
  13. Oiiie
    eu amo o livro e estou louca para ver o filme, muito legal sua resenha e espero poder reler em breve e finalmente ler a continuação, bela resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Mesmo que as pessoas possam achar esse livro clichê e nada haver. Eu amo esse livro e a simplicidade dessa história proporciona, uma personagem maluquinha e um cara bem excentrico. Leria mais de uma vez esse livro. Bjkas

    ResponderExcluir
  15. Oi..
    Acredita que acabei de ler esse livro ontem?
    Pois é, estou arrasada aqui, rsrs.
    Amei! Agora, que venha o filme.
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Que bom que o livro funcionou com você, vi muita paixão em sua resenha. Conheço a escrita da autora e infelizmente não consigo gostar, apesar de achar as histórias bacanas, só não deu certo comigo. Fico feliz que o livro tenha mudado sua vida como leitor, sempre gratificante quando isso acontece.

    ResponderExcluir
  17. Eu ainda não li o livro nem vi o filme (já estreou?), então não vou ler a resenha por causa dos spoilers, ok? :)

    ResponderExcluir
  18. Caramba! Sua resenha me fez ver que todo o preconceito e medo que eu tinha de ler esse livro é sem fundamento.
    Uma amiga coração de pedra disse que chorou muito com a leitura desse livro... Eu relutei, relutei... Mas não vai ter jeito. Vou colocar ele na minha lista de leituras.
    Bj

    ResponderExcluir