quinta-feira, 22 de setembro de 2016

8 Coisas que aprendi com How To Get Away With Murder


          How to Get Away With Murder é uma série estilo “caso da semana” (nesse caso na área do Direito penal) misturada aos conflitos dos personagens. Ela é definitivamente um grande sucesso, pois mescla um roteiro inteligente e acessível ao publico, tem também um elenco muito bem escalado.
         Como a protagonista e rainha da série temos a Viola Davis, o sucesso dela migrou do cinema para a TV e sua atuação continuou excelente na mesma proporção. E temos o grupo jovem que são os estudantes de direito and estagiários da Annalise Keating. O Wes (Alfie Enoch) a Laurel Castillo (Karla Souza) o Asher (Matt McGorry) A michaela (Aja Naomi King) e o Connor (Jack Falahee) além dos ajudantes de Annalise que são o Frank (Charlie Weber) e a Bonnie (Liza Weil)
          A série é bem diversificada em seu elenco e não faz questão de estereotipa-los, pelo contrario, ela debate sobre o preconceito vivido por cada um os fortalecendo ao invés de vitimiza-los. Ela tem um elenco negro grande e muito bom e mesmo assim não é chamada pejorativamente de “série de negros” como gostam de rotular. Ela tem também a menina latina que nem parece ser latina, pois fala muito bem o inglês e não é espalhafatosa como certas personagens de outras séries (Sofia Vergara?)


É muito fácil tirar lições de seus episódios e aqui separei 6 coisas que eu aprendi com a série, vamos lá:


1) Siga seu instinto

Isso fica evidente logo nos primeiros episódios, as desconfianças podem ser verdadeiras. Mas não se engane ao achar que a série é muito obvia, você se surpreende com muitas coisas e com muitos personagens depois você vê que aquela pulguinha atrás da orelha estava certa de estar lá.

2) Direito é muito legal, mas só na TV

Eu trabalho em um escritório de advocacia e mesmo não sendo advogada estou por dentro de muita coisa relacionada à área e conheço muitos advogados. Eles não são advogados criminais por isso não posso ter uma certeza absoluta do titulo desse tópico, mas pelo que eu vivencio posso testificar que a rotina não é nada eletrizante como no escritório da Annalise, pelo contrario, é boring até demais. Não há tribunais q parecem um reality, não há casos com soluções chocantes, não há autores e réus psicopatas (ah como eu queria rs) só algumas coisas são parecidas... A correria dos advogados, a desvalorização do estagiário e a falsidade.

3) Empregados x Patrões

Talvez você discorde desse tópico, quem sabe não tirou a sorte grande? Mas na maioria dos casos os empregados sempre vão odiar os patrões, enquanto os poderosos vão sempre se lixar pros seus empregados. Isso acontece no episódio 4 da 1° temporada, onde a patroa do caso da semana abusa dos serviços do seu assistente, o encarregando de coisas que vão além da sua função (muito além) o transformando num escravo. Isso acontece muito nos filmes (Amém Miranda Priestly) e na vida real também. Ela mal o conhece de verdade e nem se importa com ele e ele apesar de fazer tudo que ela manda (afinal, é sua “obrigação”) ele a odeia e não aguenta mais. 

4) Desconfie da vida sexual do seu noivo

[SPOILER] Talvez aquele cara seguro de si que esbraveja sua heterossexualidade esteja escondendo alguma coisa. Pior é quando esse cara é seu noivo. No episódio 3 da 1° temporada a Michaela apresenta seu noivo a Connor e descobre que os dois tem mais coisas em comum do que eles pensavam. Lembrando que o problema não é ele ser Bi ou gay, é ser mentiroso mesmo.



5) Os quietos sempre são um problema

Essa frase foi dita por Annalise e se saiu da boca dela então é verdade. Ela se refere a Lauren e ao Wes, que a propósito funcionam muito bem como dupla (como casal não) assim como Michaela e Connor. Mas voltando aos quietinhos... Eles são astutos e observadores, o que dá a eles bons momentos de soluções de casos, mas também podem fazer coisas que ninguém consegue imaginar. Sei lá, me identifiquei... rs

6) Mr Darcy pode ser usado como termo pejorativo

[SPOILER] Mr Darcy é um personagem literário muito conhecido, ele é o homem prepotente e charmoso do livro de Jane Austen Orgulho e Preconceito (que eu amo <3) e é assim que a amante do marido de Annalise o chama. Ela é uma jovem apaixonada por esse professor muito mais velho, provavelmente gosta de literatura e por isso o apelidou dessa forma. Mas o que era para ser um apelido carinhoso logo foi transformado num codinome para imoralidade e maldade na série. Pobre Mr Darcy

7) Ainda há bondade nesse mundo

O episódio 11 da 2° temporada foi um dos mais emocionantes graças ao caso que estava sendo investigado. Uma mãe teve seu filho assassinado, o que uma mãe normal faria? Sentiria raiva? Iria querer que o assassino apodrecesse na cadeia? Iria querer se vingar? Todas as alternativas anteriores? Sim, mas a mãe nesse episódio simplesmente perdoou o assassino do seu filho e encontrou forças para conforta-lo e quis que a pena não fosse perpetua, pois ele merecia uma segunda chance. Essa personagem mostra que ainda há esperanças de que existam pessoas boas e que o perdão é a melhor forma de seguir em frente. Melhor pessoa ever <3

8) Aprendi a odiar o Frank e não o Wes

O wes é maior sofredor da série, assim como é o maior azarado também, ele sempre está no lugar errado e na hora errada, o que causou a antipatia do publico, muita gente não gosta do personagem e dizem que ele poderia morrer na série que não faria falta. Mas ele é um personagem muito importante, ele é o queridinho da protagonista (mesmo que ela tenha um jeito muito duvidoso de demonstrar isso) e ele já passou por tanta coisa e venceu tantas também que o torna um personagem inspirador, ao contrario de Frank que é lindo mas manipulador, falso e ruim. Ele só pensa nele e quando se presta para “ajudar” as pessoas é para fazer alguma merda.

A 3° temporada da série já está para estrear e todos estão ansiosos para saber a continuação daquele final surpreendente.

Um comentário:

  1. Olá!!
    Sou estudante de Direito e até que acho legal (afinal, estou cursando, hahah). Claro que não presenciamos esses casos da Annalise todos os dias, mas tem algumas coisas bacanas, haha.
    Acredita que eu detesto o Wes? MEU DEUS, EU ACHO QUE ELE MUITO CHATO.
    Adorei o post! Muito divertido :D

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir