quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Review Livro Por Lugares incríveis


           Esse é o segundo livro com personagens suicidas que leio em menos de um mês e é surpreendente a quantidade de livros Young adults com esse tema. O suicídio é tratado de perspectivas diferentes em cada livro, porém, em cada um vemos pequenas ações tidas como inocentes crescerem dentro dos que sofrem de depressão. Vemos como as decepções desencadeiam coisas terríveis e como as vezes mesmo quando tudo está bem, uma crise surge e derruba a pessoa de vez. Esse livro traz personagens simpáticos que lutam contra todos esses sintomas e que através de suas próprias lutas ajudam um ao outro.
          Violet e Finch se conhecem quando estão na torre do sino da escola prestes a se jogarem e logo vai crescendo uma amizade entre os dois enquanto precisam lutar contra seus próprios demônios.
             Logo nas primeiras páginas, o que chama a atenção do leitor, é o senso de humor sombrio de Theodore Finch, e como ele encara tudo como uma grande piada. Mesmo sofrendo bastante com sua depressão, ele tenta viver sua vida da melhor forma possível, mesmo que desde o princípio ele já veja um final curto e inevitável para ela. O personagem é muito bem construído, ele é inteligente, engraçado e interessante, tudo que uma garota do colegial gostaria de ter, se não fosse pelo bullying praticado pelos típicos esportistas populares. Sim, o livro tem muitos clichês, acho que nenhum livro desse gênero está a salvo dos estereótipos.
               Para sobreviver ao seu próprio eu, o menino inventa vários personagens para ele, a cada dia ele é alguém. O emo, o menino dos anos 80, o rebelde e tantos outros, ele é um camaleão e usa essas mascaras para experimentar novas personalidades e talvez para se esconder no meio de tantas camadas.


          Após conhecer Violet e evitar seu suicídio, ele se oferece para fazer um trabalho de geografia com ela, que consiste em andar em regiões do estado onde moram e conhecer lugares novos. Ele fica fascinado por ela e quer conhece-la melhor, por isso a insistência em fazer dupla com ela. Violet vivia com a culpa pela morte da irmã, que morreu em um acidente de carro, onde as duas estavam juntas. Com essa morte ela perdeu a vontade de escrever (ela tinha um site com a irmã) e pegou trauma de dirigir, mas é claro que aos poucos, com Finch dando forças para ela, a menina começa a voltar a fazer as coisas que não estava fazendo.
          Com o menino o buraco é mais embaixo, pois se trata de uma depressão de verdade, e enquanto a família de Violet dá apoio, amor e proteção à menina, sempre a confortando e acolhendo, a família de Finch é o oposto, eles não se importam com ele. O pai mora com a nova mulher e o filho deles e tem seus momentos de isolamento e raiva, onde se torna agressivo com o menino. A mãe não presta atenção nele (para falar a verdade, nem nos outros filhos também) não procura conversar sobre as atitudes estranhas dele e não se importa quando ele some ou faz algo suspeito. A forma como ela ignora ligações e mensagens eletrônicas irrita bastante, e personifica como ela ignora tudo e todos. A irmã dele também não é diferente, em certo momento ela até acoberta ele em uma de suas crises de depressão, mas é isso, não procura saber o que está acontecendo e também não se importa nem um pouco. Enquanto Theodore é um menino doce e atencioso que sempre procura o bem das pessoas, por isso acabou conquistando os pais de Violet que não gostaram dele em um primeiro momento.
             Por lugares incríveis é um livro sensível que mostra o crescimento de uma bela amizade que chegou em boa hora, ele intercala a narrativa entre os dois protagonistas e mostra seus pontos de vista sobre cada um. São personagens falhos como qualquer ser humano, mas também cheios de qualidades, o charme de Theodore e a confiança de Violet só enriquecem o livro, as referências literárias através de mensagens trocadas com trechos de livros de Virginia Wolf é outro ponto a favor, assim como as aventuras do casal e o desenvolvimento do romance que surge de forma natural e inevitável. Um filme com a Elle Fanning está confirmado, espero que não demore muito a se tornar realidade para que possa reencontrar esses personagens tão queridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário