sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Clássico do dia: Juventude transviada


           Esse foi o ultimo filme que assisti em 2017, e não poderia ter encerrado o ano de forma melhor, pois esse é definitivamente um daqueles clássicos que devem ser assistidos, por cinéfilos ou não. E esse é muito mais do que um filme sobre rebeldia adolescente e carros, ele fala sobre o que acarreta essa tal rebeldia e mostra diferentes perspectivas de distúrbios de comportamento, a presença e o talento do elenco só engrandece ainda mais todas essas questões.
          Jim Stark é um adolescente que acaba de se mudar e na nova escola conhece Platão que logo vira seu amigo e se apaixona por Judy. Os três se unem depois que um acidente horrível acontece.
            O filme já se inicializa com uma cena de abertura fantástica, que apresenta os três personagens principais e seus problemas. Há pouco contato entre eles, mas a partir de salas diferentes conhecemos os pecados e os temores de cada um, o que já ajuda a compor a personalidade deles e as apresenta para o publico. É a partir dela também que vemos o quão incríveis foram esses atores e como seus talentos estavam acima de suas aparências físicas.
          James Dean é Jim Stark, e apesar de ser o protagonista e o que leva a imagem da rebeldia do filme por causa de seu visual, ele não é lá tão rebelde assim. Sim, ele tem um visual e um carro descolado. Ele fuma e bebe, o que também traz ainda mais essa áurea rebelde, mas a impressão é que tudo isso faz parte de sua personalidade. É claro que há sofrimento pela falta de atenção dos pais mas nada que se possa comparar aos problemas de Platão. Os pais dele são mais esforçados e mesmo que não o ouça as vezes, eles não são pais ruins. James que é protagonista de uma das mortes mais precoces e misteriosas de Hollywood encabeça com maestria esse elenco. Ele é bonito, charmoso, mas também muito talentoso, seu futuro seria com toda certeza promissor.
             Platão é interpretado por Sal mineo, outra promessa da época e um dos primeiros atores a se assumir gay. O ator tem uma aparência angelical de menino inocente, mas seu personagem é o mais problemático dos três, ao ponto de cometer crimes reais, como matar filhotinhos. Ao contrario de Jim, ele não tem atenção nenhuma dos pais, que vivem viajando e não se importam com ele, e o menino tem uma tendência suicida e algumas ações podem nos fazer desconfiar de uma psicopatia também. Tanto que a cena final é uma prova de seu desespero por afeto. Acima de tudo ele quer ser notado e amado.


          Natalie Wood (que anos depois faria Amor sublime amor) também era uma das queridinhas da época e ao lado de seus colegas também integrava o grupo de atores bonitos e talentosos. Ela está excelente na cena da delegacia ao chorar implorando para que o pai não saiba que ela está ali, pai que ela procura aprovação de todas as formas. A “garotinha do papai” parece ainda existir dentro dela, tanto que ela leva uma bofetada por isso. E pelo desapontamento com esse pai ela sai com Buzz, o valentão da escola que propõe um racha de carro com Jim, o que acarreta o ponto de virada do filme.
             Os três atores tem uma química forte. Jim e Judy tem uma tensão sexual muito grande, assim como Jim e Platão. Por vezes não sabemos se Platão deseja apenas a amizade de Jim ou se algo mais. Ver os três juntos em cena é sensacional.
          E não é só a química que os une, as suas mortes na vida real também. Os três morreram em acidentes terríveis e misteriosos. James de carro (muitos compararam a morte de Paul Walker com a dele por ambos fazerem filmes de carros e morrerem assim) e reza a lenda que as peças do carro que foram vendidas causaram acidentes e mortes nos donos desses carros. Sal morreu esfaqueado no meio da rua por um desconhecido e Natalie em um acidente de barco que é discutido até os dias de hoje.
        Esse é um daqueles filmes que todos conhecem, mesmo que ainda não tenham assistido. Ele vem sendo enaltecido em diversos outros filmes, os mais recentes La La land e O Artista do desastre. É um daqueles clássicos que compreendem os jovens e seus anseios e que expõe seus problemas através de atores famosos e brilhantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário