sábado, 3 de março de 2018

Indicados ao Oscar: Review Artista do Desastre



Hi Mark!

          Um dos filmes exibidos no Festival do Rio, Artista do Desastre, surpreendeu por ser um filme dirigido e atuado por James Franco. Porém, o mais surpreendente foi ver como o público estava recebendo bem o filme, tanto que foi indicado aos principais prêmios de algumas premiações e ganhou alguns, e apesar de tudo estar indo bem, as polêmicas relacionadas ao James ofuscou a qualidade de seu trabalho. Merecidamente.
         Tommy Wiseau e Greg Sestero são atores que se mudam para Los Angeles para fazer sucesso em Hollywood, sem muitas ofertas eles decidem fazer seu próprio filme e ele se torna um clássico cult dos piores filmes já feitos.
             Esse é um filme baseado no livro homônimo escrito por Greg Sestero e Tom Bissel, que relata os bastidores desse que é considerado um dos piores filmes já feitos e mostra a excentricidade do roteirista, ator e diretor Tommy Wiseau, que fez esse filme em 2003 e mesmo participando da maioria das etapas criativas do filme não foi uma figura tão dedicada assim, pois segundo o filme ele deixava seus funcionários sem agua, não gravava as falas e era babaca com seus atores, mas o sujeito é tão esquisito que até essas atitudes bizarras se tornam cômicas e a ótima performance de Franco só ampliou a percepção de sua esquisitice.
             Tommy por vezes nem parece real, é como um ser de outro planeta de tão bizarro e James copiou bem isso, sua imitação pode soar caricata, mas nunca cai de qualidade, tanto que ganhou o Globo de ouro na categoria de melhor ator de comédia ou musical. Melhor do que sua atuação, só sua direção, que conduz bem uma estória própria e faz questão de mostrar a antiga, intercalando cenas do filme de 2003 com relatos de bastidores. Contudo, as coisas logo mudariam para o ator/diretor/roteirista e professor pois ele foi acusado de assédio, vazaram conversas dele com suas alunas (algumas menores de idade) e sua genialidade logo foi posta à prova através dessas mensagens ridículas que ele enviava e que o fazem parecer um velho tarado ou um menino idiota. Uma coisa do filme que também foi questionada depois dessas denúncias foi a cena de nudez completamente desnecessária. O preço a se pagar é que agora Hollywood o colocou em sua lista negra, foi até removido digitalmente da famosa capa da revista Vanity Fair.


             Polemicas de lado, do elenco o único que se destaca além de Franco é seu irmão Dave Franco, que mesmo interpretando alguém bem comum consegue fazer um bom trabalho e contrapõe a bizarrice do personagem do irmão. A amizade dos dois inicialmente é bem inusitada, não há nada em comum entre os dois, a não ser o sonho de se tornarem grandes atores. E enquanto Greg é um ator inseguro quanto tantos outros, Tommy acredita em seu talento e parece confiante em relação ao seu futuro.
           No restante do elenco temos a panela de sempre: Seth Rogen (um pouco mais sério do que o normal), Zac Efron, Josh Hutcherson e Alison Brie (que é esposa de Dave Franco) todos em suas zonas de conforto, mas com alguns momentos engraçados. Há também a participação de grandes estrelas como Sharon Stone e a Melanie Griffith, que não fazem nada de interessante.
         Artista do desastre é um filme engraçado, com diálogos bizarros e as mesmas atuações de sempre, mas que destaca James Franco e sua perspicácia, para sua sorte e maldição, pois foi só ele fazer algo grande e celebrado que logo as vítimas trouxeram à tona seu comportamento asqueroso. Independente do mal comportamento de sua estrela, The Desaster Artist é sobre não desistir dos seus sonhos (por mais clichê e manjado que isso possa parecer) se não existe um papel para você, crie ele, faça acontecer,  e mesmo que você escreva algo ruim e a plateia ria de você, talvez essa risada se reverta em algo bom e por mais que Wiseau seja um sujeito bizarro (ele querendo roubar o discurso do James Franco no Globo de ouro foi muito engraçado) ele era confiante e sua determinação fez ele se tornar conhecido, o que é inusitado, mas admirável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário