terça-feira, 18 de outubro de 2016

Review O Lar das Crianças Peculiares


          Eu gostaria muito de ter lido o livro antes de assistir ao filme, cheguei a compra-lo, mas por estar estagnada nas minhas leituras atuais ele ficou pela estante. Mas o lerei com certeza. Mesmo o filme não tendo me despertado um desejo ávido por querer lê-lo imediatamente, contudo, por causa das criticas negativas ao filme achei que ao assisti-lo iria perder completamente a vontade de ler, ainda bem que isso não aconteceu....
          O Lar das crianças peculiares é um filme dirigido por Tim Burton e conta a historia de Jack, um menino solitário que ao perder seu avô parte em busca do orfanato da Srta Peregrine cumprindo o ultimo desejo do avô e melhor amigo.


         Esse é um projeto que tem a cara do Tim Burton e mesmo tendo vários elementos característicos do diretor por vezes a audiência esquece que está vendo um filme dele. Esses momentos que não tem a “cara do Tim” são as cenas de ação que se assemelham com os filmes atuais de super herói, em certo momento minha mãe comentou ironicamente no cinema: “eles são os x-mens?” até o filme do Batman que foi dirigido por ele em 1989 tem mais a “cara dele” do que esse, porém os elementos do fantástico mundo de Tim Burton estão ali. Como a nova musa do diretor, a Eva Green, em seu visual gótico, os personagens esquisitos, o stop motion e a Emma, interpretada pela novata Ella Purnell que possui os traços de boneca tão característicos das atrizes que o diretor escala, como os olhos grandes e expressivos, as bochechas avantajadas e a palidez. Na verdade a palidez é muito utilizada por ele como uma de suas marcas registradas. Inclusive recentemente ele foi questionado por  só escalar atores brancos para seus filmes e a resposta não foi muito satisfatória.


           Eva Green, Ella, a garotinha da super força e o menino das abelhas são as melhores atuações do elenco, os outros são medianos, alguns beiram ao ruim, mesmo Samuel L Jackson que é um grande ator, mas aqui interpreta a si mesmo (na verdade já tem um bom tempo que ele vem interpretando a si mesmo em seus filmes) Judi Dench faz uma aparição e é completamente desperdiçada em um papel pequeno que poderia ser feito por qualquer idosa desconhecida. Asa Butterfield é o protagonista e até tem bons momentos mas parece não se importar com o filme, parece que caiu ali de paraquedas, não há sentimento em sua atuação, nem mesmo quando o avô morre. O que nos leva a questionar se esse jovem ator é realmente bom ou seus personagens mais conhecidos que eram bem construídos e a gente confundiu isso com a atuação fraca dele.
       Não posso dizer se O Lar das crianças peculiares foi uma boa adaptação, mas funciona como filme de fantasia, a fotografia é linda e as cenas de ação do final empolgam, o que compensa alguns efeitos ruins. O roteiro tenta amarrar tudo e no final conseguimos entender como funciona as benditas fendas que estavam tão difíceis de entender no começo. O filme também tem a presença de vários atores conhecidos em papeis coadjuvantes, um desses papeis é a mulher que trabalha com Jack que ao botar os olhos logo reparei que era a religiosa fanática de Edward Mãos de Tesoura. Se você não curte filmes de adolescentes ou do Tim Burton ou de fantasia vá assistir pela Eva Green, a beleza dela vale cada centavo do seu ingresso. 

Um comentário:

  1. Oiii!!!
    Estava querendo ir ver no cinema. Eu ainda não tenho o livro, e sinceramente, não tenho muita vontade de ler. Acho que é pq ficou tão na moda rs
    Eu particularmente, gosto muito de filmes de fantasia. Vou tentar ir ver. Tem tantos filmes bons no cinema rs só falta o dinheiro.
    Beijos

    ResponderExcluir