domingo, 15 de fevereiro de 2015

Indicados ao Oscar: O Grande Hotel Budapeste


      O grande Hotel Budapeste é um filme do diretor Wes Anderson mais conhecido por seus filmes excêntricos e de estilo próprio. Este não foge aos moldes do diretor, por exemplo  a presença dos atores amigos de Wes que fazem participações especiais como Bill Murray e Owen Wilson. Mas tem algumas ressalvas, a trilha rock in roll e pop que não consta nesse. O roteiro é todo amarradinho, parecido com a leitura de um livro, o interessante é que ele quis que a historia fosse contada ao estilo “boneca russa” uma historia dentro da outra, sendo contada e lida por diferentes pessoas em diferentes tempos. E podemos dizer que é isso que acontece ao lermos um livro, somos pegos por narrativas por vezes diferentes da nossa realidade e que através da forma de escrita do autor somos transportados para determinadas épocas, esse sentimento de nostalgia e apresso pelos livros foi sentido por Wes quando ele se deparou com o primeiro livro do autor que inspirou o filme. Através de vários elementos que o diretor colecionava do autor ele pode captar algumas personalidades e com isso foi criando os personagens como o M. Gustave (Ralph fiennes) que é concierge do Hotel Budapeste e zero (Tony revolori) o porteiro que viria a ser o narrador principal. Fato curioso é que esse autor Stefan weig, que tanto inspirou Wes é um austríaco completamente apaixonado pelo Brasil, talvez até mais do que eu e você, legítimos brasileiros (se você for é claro) ele consagrou a frase “ Brasil, o pais do futuro” será mesmo? Acho que se ele visse como está nossa pátria amada e sua falta de segurança, educação e agora até de água somada as medidas desastrosas tomada pelo governo de nossa exelentissima presidente provavelmente ele se mataria. Se mataria mesmo, por que se você não sabe o autor e sua esposa se mataram por conta de uma terrível depressão que o autor tinha, ele sofria com o estado que sua amada Europa se encontrava, um cenário de guerra e destruição total, dado ao avanço do nazismo e também a destruição de pearl harbor. Guerras e rumores de guerras poderia até ser normal para os demais cidadãos mas parece que não para ele que foi afundando pouco a pouco com a deterioração da raça humana e em sua residência fixa aqui no Brasil, em Petrópolis ele e sua esposa se mataram ao tomar altas doses de um remédio usado como calmante e sedativo e terminava assim uma vida inteira de grandes obras mas seu legado continuou e adquiriu mais fãs, um deles Wes Anderson.


      O Grande hotel Budapeste faz o estilo filme clássico e um dia talvez ele até seja. Não é filme para o grande publico e demora um pouco para engrenar mas sem duvidas é uma obra prima do cinema moderno, só ele consegue juntar vários gêneros em um só, alem dos habituais classificatórios, ele tem um tanto de filme clássico, policial, comédia pastelão, filme sobre guerra e uma critica pura aos acontecimentos da época. A fotografia é quase um personagem, não há como deixar de admira-la. Alem da trilha sonora, parecida com as de filmes antigos e o figurino que narra a historia por si próprio. A estética do filme é perfeita assim como as atuações, Ralph fiennes prova que pode fazer qualquer coisa, ele surge desequilibradamente divertido (isso é um baita elogio) um minuto de silencio para ele... (se você viu o filme vai entender essa parte rs) sua química com zero é o motivo principal do filme dar certo, o ator Tony revolori é o Robin ideal para o Batman de Ralph, apesar de ser ator estreante conseguiu fazer um ótimo trabalho, coeso e equilibradamente divertido. Saoirse Ronan que faz a namoradinha do sortudo Zero não tem uma grande cena mas ela é uma boa atriz até quando seu papel é ser “apenas” a namorada bonita e talentosa do porteiro. O filme também conta com a participação de Jude Law (Para quem é contada a historia a cerca do Hotel) Jude está acostumado a aparecer em grandes filmes fazendo pequenas pontas que são essenciais pra trama. Como em AI inteligência artificial e a invenção de Hugo Cabret. Mesmo que seja difícil perceber mas Tilda Swinton também está no filme, no papel da madame que tem uma espécie de caso com Gustave e ao morrer deixa parte da herança pra ele causando a fúria dos ambiciosos familiares ilustres como Adrien Brody e Willian Dafoe em personagens bem excêntricos ao melhor estilo Wes Anderson, principalmente Dafoe com sua jaqueta de couro mil e uma utilidades, fazendo um vilão bem fora da caixinha. 
      O grande hotel Budapeste ganhou o globo de ouro como melhor filme de comédia e musical, lembro que fiquei desapontada com o resultado mas ao ver o filme percebi que foi merecidissímo. O filme é belo, divertido, bem conduzido e interpretado, um clássico moderno que salta das paginas de um livro. não tinha expectativas para ele porem ele se tornou uma agradável surpresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário