domingo, 15 de fevereiro de 2015

Review Caminhos da floresta

       


      Que Caminhos da floresta seria diferente de qualquer filme de contos de fadas que já vimos isso nós sabíamos mas confesso que fui surpreendida por cenas bem ousadas. não estou falando em termos sexuais e sim em outros aspectos.
O filme é um musical que engloba vários contos de fadas entrelaçados em um só. temos Cinderela, a bruxa má, joão e o pé de feijão, Rapunzel e a chapeuzinho vermelho. Eles são retratados com um pouco mais de realismo.
A chapeuzinho não é uma inocente menininha na floresta, ela é atrevida e engraçada, a Cinderela não é a jovem apaixonada pelo príncipe, ela é uma menina confusa com seus sentimentos e nem ao menos sabe se sente alguma coisa pelo príncipe que por sinal não é tão encantado. 
      O elenco é todo estrelado. temos Meryl (rainha suprema) streep que interpreta a bruxa má e prova mais uma vez que é ótima como vilã. a Bruxa não é tão malvada como Miranda priestly mas fez coisas muito cruéis no passado,  por causa de um feitiço que ela jogou no padeiro ele não pode ter filhos e para te-los no intuito de satisfazer sua mulher ele vai enfrentar a floresta para pegar objetos especiais solicitados pela bruxa. a voz de Meryl está muito melhor neste que em Mamma mia, no anterior por vezes duvidei de seu talento para cantar, certas cenas parecia mais paródia que um musical de verdade mas para esse filme parece que ela tomou umas aulinhas de canto. O padeiro é vivido por James Corden e sua esposa quem faz é Emily blunt, eles não demostram emoção alguma nos personagens mas também não incomodam, Emily demonstrou que tem talento para o canto e mesmo com uma ótima voz ela já recusou outros musicais, como Os miseráveis com sua amiga de tela Anne Hathaway e relutou muito em fazer este. 


      A Rapunzel é totalmente apática, seu príncipe afeminado também. O outro príncipe é Chris Pine que paga de gostosão mas não consegue arrancar suspiros, seu charme ficou lá na nave de Star Trek e seu personagem é bem diferente dos príncipes dos contos de fadas da Disney, ele é um cara infiel e egocêntrico. Seu par romântico é a Cinderela vivida por Ana kendrick que vive num remake de "Noiva em fuga" só que na floresta. ela vive correndo do príncipe e não sabe se o ama. O talento de Ana para cantar já vimos em A escolha perfeita e em breve veremos em "The last five years" 
Outro nome de peso no elenco é Johnny Depp que interpreta o lobo mal mas só aparece cinco minutos em cena, sou suspeita em falar mas até que se saiu razoavelmente bem em seu pouco tempo em cena. vimos até uma quase possível dança (ele odeia dançar)
      O engraçado é que mesmo com todo esse elenco de peso e com um nome importante na direção, Rob Marshall que também dirigiu outros musicais como Nine e Chicago, Caminhos da floresta não impressiona e não conquista. todos os atores (menos a Meryl) parecem estar no piloto automático e as canções não grudam. normalmente ao assistir há um musical certamente há uma musica ou outra que vira um chiclete mental e causam impacto. Chicago mesmo é um exemplo, all that Jazz e Cell block tango são canções muito conhecidas que se você já assistiu ao filme ou é fã de musicais aposto que fazem parte da sua playlist cerebral. no meu caso absolutamente todas as musicas de Chicago fazem parte dessa minha playlist. inclusive a do pc também. Um musical só é musical de verdade quando isso acontece e com caminhos da floresta infelizmente não foi assim. a unica cena musical divertida (mas que mesmo assim não marcou) foi o dueto dos príncipes galantes e afeminados. 
      O impacto que a musica não causou ficou a cargo das distorções dos antigos contos. O filme tem traição, morte trágica, o aviso ousado para os filhos que acreditam cegamente no que os pais dizem e príncipes imperfeitos mas nem tudo foi tão real, ainda há passarinhos que ajudam a fazer as tarefas domesticas, fadas madrinhas (na figura da mãe morta de Cinderela) e o fato totalmente ridículo do lobo devorar a vovó e chapeuzinho totalmente inteiras, ao ponto delas conversarem no estomago do animal e saírem de lá ilesas e limpas. 
      Caminhos da floresta oscila entre a vida real e o mundo dos contos de fadas. musicais como esse são feitos para encantar o espectador, afinal junta duas idéias encantadoras por si só, Musicais/contos de fadas porem este não encanta nem um pouco. os pontos interessantes estão apenas no figurino e nos cenários noturnos vinculados com tons dourados e brilhantes, principalmente partindo das roupas da bruxa e da Cinderela, tirando isso, Caminhos da floresta é apenas mais um fracasso do gênero antiquado que é o de musicais. (e é com pesar que digo isso) não se fazem mais musicais como antigamente....

Nenhum comentário:

Postar um comentário