segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Review Eu, Você e a Garota Que Vai Morrer (Livro e filme)


          Eu não sei o que machuca mais, um livro totalmente fantasioso com felizes para sempre e casais perfeitos ou um livro realista que esfrega na nossa cara que a vida é uma bosta. Quando adolescente eu li muitos dos “fantasiosos” principalmente romances, mas ultimamente estou lendo livros com assuntos mais pesarosos e cotidianos. E sério, ainda não sei o que machuca mais. O fato de não ter aquela realidade idealizada ou de conhecer aquele sofrimento tão real retratado no livro.
            Eu, Você e a Garota que vai morrer é um desses da segunda opção. Você começa a ler já sabendo que vai sofrer com a historia. A introdução do livro já entrega todos os pontos ruins (ou seriam bons?). Por vezes você acaba se confundindo e achando que aquilo é uma biografia, até por que o livro é narrado em 1° pessoa e o personagem principal antecipa alguns fatos e conversa com o leitor. Mas não é uma biografia, talvez só um autor muito parecido com seu personagem.
           Escrito por Jesse Andrews, este é um livro sobre a amizade de Greg com Rachel, ela tem câncer terminal e ele é obrigado pela mãe a dar uma força a menina. Com a ajuda do melhor amigo dele Earl (que ele chama de colega de trabalho) eles vão fazer (ou pelo menos tentar) um filme caseiro sobre Rachel. Já que ele e Earl passavam seu tempo fazendo filmes (muito ruins, nas palavras deles)
            Assim como no filme 500 dias com ela, esse também já começa com um aviso que essa não vai ser uma historia romântica, eles não vão se apaixonar como em A culpa é das estrelas e o amor vence no final. NÃO, eles são apenas amigos e permanecerão assim. Até pensei que teria alguma faísca entre os dois, mas realmente não rolou nada. Até por que Greg é apaixonado por uma amiga de Rachel, aliás, ela que dá a idéia para fazer o filme.
O livro tem muitos pontos positivos. Um deles é que a maioria das conversas é em forma de roteiro. Uma idéia bastante original. Pra quem quer iniciar no ramo e não sabe como fazer um roteiro, esse livro é uma boa opção. E até a idéia de fazer filmes é muito atrativa, confesso que esse fator foi o que me atraiu para Lê-lo. Vários dos diálogos são bem construídos e as questões levantadas são divagadas de forma bem divertida por Greg. Ele é espontâneo e extrovertido, mas apenas naquele mundinho que vive (coisa de gente tímida, sei bem o que é isso) o problema é que ele não expressa suas emoções e as vezes parece não sentir nada por conta disso. Na escola ele é amigo de todo mundo mas ao mesmo tempo de ninguém, É aquele cara que cumprimenta todo mundo mas não pertence a nenhum grupo. Pessoas assim podem ser bem solitárias. Mas não Greg, já que ele fazia isso justamente para manter distância das pessoas e não sofrer bullying. Earl já é diferente em alguns aspectos, ele também é antissocial como seu melhor amigo mas é expressivo, fala palavrão, briga, grita, perde a paciência rápido, ele não guarda nada para si, ele joga tudo no ventilador e isso é tudo o que Greg gostaria de ser, muitas vezes ele fala no livro que Earl é a melhor pessoa, e apesar de tudo é verdade, ele é meu personagem preferido do livro. Rachel também, mas sua personagem não foi muito desenvolvida, não deu para saber muito sobre ela, só que ela tinha vários posters do Hugh Jackman e do Daniel Craig na parede. E seu mau humor graças a quimioterapia. Ela era uma menina legal mas de poucas palavras e bons amigos. Pena que não consegui simpatizar com Greg. Ele é um bom menino mas seus pensamentos de adolescente e sua aparente falta de coração o torna nem um pouco cativante. Você é conduzido durante todo o livro por aquele garoto meio idiota (disfarçado de cool) e quando no final ele demonstra emoção aquilo não te afeta. A narrativa em 1° pessoa também pesa nessa questão, você se torna tanto ele que quando você recebe a noticia: Rachel morreu! Você não chora e não fica triste, surge apenas uma mini pontada no coração mas é vida que segue... ou melhor... narrativa! Tão diferente daquele choro incessante de quando virei a pagina e li: Augustus Waters morreu.... Onde houve soluços e nariz molhado. Não estou tentando comparar as obras afinal as duas tem seus méritos. As duas são boas por que são completamente diferentes, só são associadas graças a doença.
            Esse é um livro diferente e especial, não é o melhor livro que você vai ler na vida mas vale a pena ser lido. Tem ótimos coadjuvantes e ótimas referências cinematográficas. Já tem filme dele, aqui foi exibido no festival do Rio e teve boas críticas nos festivais de cinema mundo a fora. Antes de ler eu assisti o trailer, logo fui motivada pelo mesmo, mas quando li desanimei um pouco para o filme. Sabe-se lá Deus porquê. Não o achei uma das minhas piores leituras. Acho que só me choquei com o total pessimismo. O final é o mais desanimador possível, vê-los seguindo em frente na questão dos filmes caseiros deu uma sacolejada do tipo: acorda pra realidade! E talvez isso tenha sido pior que a morte de Rachel. Recomendo como presente para os meninos. É uma ótima iniciação na literatura, afinal o protagonista bobo, brincalhão e de mente poluída representa a maioria dos adolescentes. (Isso não é uma crítica, apenas uma observação)


FILME


            Com os recursos do áudio visual tudo fica mais tocante e assim é o filme. O autor do livro também é roteirista do filme. Ele é muito fiel ao livro e as partes que obviamente não são, foram modificadas para melhor. Tudo que me incomodava no livro foi repaginado para o filme. No filme Greg não é um completo idiota insensível como no livro. Ele é carinhoso (não exageradamente, o que é ótimo) e bastante atencioso com a menina. Coisas que eu não consegui captar durante o livro. No filme Greg não é um garoto gordinho, é só desajeitado e com cara de nerd. Quem o interpreta é Thomas Mann (Projeto X) e se mostra bastante competente e emotivo. Rachel também é muito bem interpretada por Olivia Cooke (Bates Motel) uma menina linda que fisicamente algumas vezes me lembrou a atriz brasileira Juliana Paiva. Earl é interpretado pelo novato Rj Cyler que mandou muito bem na sua estreia. Mesmo com a cara de mau humorado em todo momento, mas isso era atributo do personagem. Além de outros nomes conhecidos do humor, como o pai de Greg interpretado por Nick Offerman (Parks and Recreation) e Molly Shannon (SNL) que faz a mãe da Rachel. A mãe de Greg é Connie Britton (American Horror History) e o professor que eles amam é feito por Jon Bernthal (The Walking Dead) todas escolhas bem acertadas. O final do filme rende muitas lagrimas, quem leu o livro pode estranhar um pouco (eu estranhei e chorei horrores) mas mesmo assim foi a melhor forma de conclui-lo.  A dor precisa realmente ser sentida! A mensagem de valorização da vida e da amizade fica implícita, e ambas as obras (livro e filme) não precisam ficar ditando tais coisas o tempo todo. O filme é mais recomendado para as meninas a não ser que você queira despertar alguma sensibilidade naquele menino para quem você deu o livro. Pois o filme é melhor do que o livro.

4 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar desse livro antes de vir aqui ler sua resenha, e me pareceu bastante interessante! Gosto desses livros que tem uma construção diferente e fiquei com vontade de ler!
    Sobre essas histórias que contam a vida como ela é, tem um livro chamado Foi Apenas um Sonho (fizeram até um filme com a Kate Winslet e Leo DiCaprio depois - e não é Titanic!) que é, literalmente, um soco no estômago. Se puder, dê uma olhada na sinopse, acho que você vai gostar!
    Beijos!
    Fê Cardoso

    http://www.baseadoemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hi baby! lê sim, apesar de alguns aspectos negativos ele é muito legal! eu já vi esse filme, gostei muito! sempre é bom ver a Kate e o Leo contracenando juntos ;) vou procurar pelo livro, nem sabia que tinha, obg pela dica e obg por seguir, vou seguir vocês também!
      beijinhos!

      Excluir
  2. Olá! Finalmente consegui passar por aqui ^^ recebi seu contato de vocês e sim eu topo a parceria, como fazemos?! Já segui seu blog ^^

    Sobre o livro, pretendo ler, antes de ver a adaptação, acredito que eu vá curtir ^^

    Beijos Joi Cardoso
    estantediagonal.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oláaa! recomento ambos, o livro e o filme!
    vou mandar um e-mail para vocês falando sobre a parceria! mando para o estantediagonal@gmail.com certo?

    beijinhos!

    ResponderExcluir