sábado, 23 de julho de 2016

Review Caça - Fantasmas 2016


          Caça-fantasmas desde a sua concepção não teve um bom recebimento. Só foi anunciar um elenco feminino para o longa que os mimimi dos Nerds mais preconceituosos começaram. O que deveria ser uma ideia muito bem vinda por conta da mudança gerou comentários negativos e misóginos. As coisas só pioraram quando saiu o trailer. As pessoas nem tinham visto o filme ainda e já estavam o crucificando.
         Erin e Abby são amigas desde a adolescência e escreveram um livro sobre fantasmas, Abby posta o livro na internet o que faz Erin procura-la e elas acabam se reaproximando quando juntas com uma outra cientista e colega de trabalho de Abby presenciam a aparição real de um fantasma. Depois Patty que trabalha no metrô também presencia uma aparição e se junta ao grupo para caçar fantasmas.

            Esse filme não tem nenhuma conexão com os filmes dos anos 80, mas capricha nas referencias a ele, como era de se esperar, pena que as aparições dos atores do filme original são totalmente desperdiçadas, claramente eles estão ali só para fazer um fan service, nenhum deles interpreta os mesmos doutores brilhantes e pirados do passado, eles surgem como pessoas fracassadas desmistificando toda aquela áurea “cool” que os personagens tinham. O único que é mais bem aproveitado é Ernie Hudson que interpretava o Winston. Os caça fantasmas é um clássico que marcou uma geração, seus atores se consagraram por causa dele, eles mereciam ser melhores aproveitados.
               Porém quanto ao filme gostei bastante da nova formação. As atrizes tem muita química, principalmente a Melissa McCarthy e a Kristen Wiig, que já atuaram juntas em Missão Madrinha de Casamento, filme que eu assisto mil vezes e morro de rir. Não conhecia Kate Mckinnon, mas só ouço elogios da sua performance em Saturday Night live, ela faz a personagem mais maluquinha do grupo, aquela que a gente não entende mas ri das piadas e adora sua excentricidade. Mas a personagem que mais gostei foi Patty da Leslie Jones, que eu também não conhecia, mas já comecei a considerar pakas, apesar das outras serem cientistas e só ela a única negra trabalhar num metrô (trabalhar de muito bom humor diga-se) ela parece ser a mais inteligente da turma. Ela é esperta, astuta e eficiente. A atriz inclusive saiu do Twitter essa semana por causa de milhares de comentários racistas. Infelizmente a mulher negra apanha em dobro. Nas próprias palavras dela, quando a gente acha que já superamos o preconceito as pessoas vem e provam que estávamos enganados.


         Outro que faz parte do elenco é Chris Hemsworth, que faz o secretário burrinho, invertendo ai o estereótipo da secretaria burra e hipersexualizada. Pode parecer preconceituoso para alguns, mas para as mulheres é uma espécie de vingança. (muaaa) confesso que o achei mais sexy nesse personagem do que como Thor. Erin personagem de Kristen tem um crush por ele e é muito engraçado as cenas dos dois.
         O roteiro do filme é bem simples e por vezes vazio, é bem sessão da tarde, feito apenas para divertir, no começo do filme as piadas são meio sem graça e demora um pouco para engatar alguma que seja realmente engraçada, mas acontece e tem umas muito boas. Os efeitos especiais estão muito bem feitos e eles dão uma nova roupagem aos fantasmas que já conhecemos, inclusive acabam com a fofura do fantasminha que é símbolo da franquia.
         O filme apesar de protagonizado por mulheres não veste a camisa do feminismo e nem direi que deveria, ele não precisa ficar abordando o empoderamento, ele já fica implícito na figura delas. Elas são mulheres poderosas, inteligentes e armadas que caçam fantasmas como qualquer outro cara. Quer mais empoderamento do que isso?
Caça- Fantasmas não é o melhor filme do ano, provavelmente nem estará na lista dos melhores no final do ano, mas é muito melhor do que estávamos esperando e traz personagens extremamente engraçadas e carismáticas. Vale a pena conferir, pois é puro girl Power.

Ps: muitas pessoas odiaram a nova versão da musica tema do filme original na voz do Fall out boy e da Missy Elliott, mas eu adorei, revigorou a musica e modernizou ela. Ficou perfeita para os nossos tempos.

Um comentário:

  1. Não lembro de ter assistido esse filme quando criança, por isso não tô com tanta vontade de assistir, a não ser pelo fato de ser um filme protagonizado por mulheres.
    Mesmo que não mencionem o feminismo, acho que é como você disse, eles já mostram isso na trama, e isso que é importante.
    Obrigada pela dica!

    Virando Amor

    ResponderExcluir