segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Review livro Mau começo - Desventuras em série


      Confesso que decidi ler Desventuras em série por causa da série da Netflix que estreará dia 13 de janeiro. Já havia um interesse pela série de livros, mas depois da noticia que viraria série de TV e pela Netflix que tem feito ótimos projetos, principalmente no que diz a respeito a transformar péssimos filmes em ótimas séries eu decidi ler de uma vez por todas, e a tempo para a estreia.
          Houve boatos (de que eu estava na pior) de que na 1° temporada serão adaptados os primeiros quatro livros de Desventuras, como eles são pequenos e a leitura flui muito bem acredito que terminarei todos a tempo, o primeiro eu já terminei e aqui falarei dele.
         O primeiro livro se chama Mau Começo e mostra a vida dos irmãos Baudelaire virando de cabeça para baixo quando recebem a noticia de que os pais morreram em um incêndio e precisam morar com um tio de parentesco distante pois é o parente mais próximo. Só que sabemos que ele é horrível e trata as crianças muito mal.
            O narrador do livro é o Lemony Snicket, que conta a historia desses órfãos de uma forma tão inusitada que nos faz amar o livro de cara. A mistura de pessimismo e bom humor na forma que ele escolhe as palavras (conceituando elas em alguns ótimos momentos) e conduz a narrativa torna a experiência melhor ainda, e o nos faz o favoritar em nosso coração literário.


           As crianças também são adoráveis. Temos a mais velha Violet uma menina de 14 anos muito bonita que não liga muito para “coisas de menina” (se é que existe isso) ela prefere inventar coisas, além de ser obrigada a amadurecer rápido para cuidar dos irmãos. Temos também Klaus, o irmão do meio que ama livros e é bem inteligente, sempre explicando o significado das palavras para as irmãs e a mais fofa de todas,a Sunny, um bebe que apesar de não saber muitas palavras é bem engraçada, a tornando alivio cômico em alguns momentos, além de morder que é uma beleza. 


          Os irmãos são excelentes personagens que qualquer criança (ou até adulto, eu por exemplo) podem se identificar. E eles são amigos, cuidam um do outro e se amam acima de tudo. Pena que o destino não foi muito amigável com eles, tanto que o próprio narrador avisa que os livros não são aqueles onde encontramos “finais felizes” e com eles é uma decepção atrás da outra.
          Há coisas no livro que apenas adultos conseguirão captar como o fato do sistema de adoção ser falho, deixam as crianças com parentes e não procuram saber a índole dos mesmos ou se eles estão cuidando bem delas. Ele também aborda o trabalho escravo infantil e a agressão. Essas partes são bem adultas e pesadas.
Também temos pequenas lições espalhadas pelo livro, cheguei a circular algumas, uma em particular falou profundamente comigo:

Mas as crianças sabiam, Como tenho certeza de que vocês também sabem, que por pior que seja o ambiente a nossa volta ele pode ser suportado, desde que as pessoas que nele se encontram sejam interessantes e gentis"

        Esse trecho falou profundamente comigo principalmente pelo atual momento que estou vivendo. Posso dizer que esse primeiro livro veio em hora certa e espero que os próximos sejam tão encantadores e deliciosos de se ler como foi esse.

21 comentários:

  1. Olá
    Adorei poder conferir suas impressões a respeito, especialmente porque essa serie esta na minha lista de desejados para começar a ler no próximo mês. Estou bem ansiosa mesmo, ainda mais porque faz muito o meu estilo e sempre fui apaixonada pelo filme. Não vejo a hora de acompanhar a série na netflix também. Sua resenha me deixou bem motivada.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá ♥
    Bom,eu assisti o primeiro filme e amei rsrs. Não tenho vontade de ler os livro não sei por que, mas acho a premissa deles interessante. Como não estou em uma vibe de série de livros, prefiro aguardar a série que parece está vindo para lacrar mesmo e deixar muita gente de boca aberta. Amo a premissa dos livro, e ainda vou tomar coragem e vontade para ler. Adorei vê sua resenha ♥
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Não conhecia esse livro, mas é um estilo que demoro um pouco pra ler. Gosto de apreciar a leitura e aproveitar tudo que tem de detalhes. Por isso acabo lendo dando um espaço de intervalo entre esse gênero.
    Mas vou anotar sua dica!
    Obrigada!

    Bjs!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  4. Oie, que bacana ver que você gostou tanto do livro. Gostei de saber que ele é cheio dessas lições espalhadas e ainda não havia ouvido falar no fato de que aborda até a escravidão infantil. Já me interessou muito.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Não conhecia o livro, na verdade nunca ouvi falar! Achei interessante sua resenha, e realmente o tema adoção é bem complexo. Pelo que percebi é um livro bem forte né! Achei interessante.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Eu só li esse livro da série, e infelizmente não vou ler o resto antes de assistir a série da Netflix, mas só tenho amor por esse livro e as mensagens que transmitem!
    Como você disse, tem coisa que só adulto pode entender, mesmo sendo um livro infantil!
    Adorei sua resenha e aguardo as dos próximos livros! <3

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  7. Eu li faz tempo a série, e o último livro me deixou com uma sensação de trouxa, porque várias perguntas ficaram sem respostas. :( Mas mesmo assim é uma série muito boa, e deu até vontade de reler depois de conferir a resenha do primeiro livro. Estou empolgada pelo seriado, espero que seja bom!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  8. Oii!
    Jura que a primeira temporada contemplará apenas os 4 primeiros livros? Não sabia dessa informação e estou louca para ler os demais livros, já que li apenas Mau Começo.
    Nossas impressões são parecidas e achei a trama toma muito bem humorada, pois é engraçado pensar que nada dará certo, sabe?
    Espero ler os próximos livros muito em breve.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    Acho que este primeiro livro é o que é retratado no filme, se não estou enganada. Então acho que não ficarei tão perdida na hora que o seriado começar, rs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu recebi o box da editora semana passada, mas quem vai ler é meu sobrinho, pois o público-alvo é mais ele do que eu, mas é claro que eu vou ler em algum momento.
    Eu lembro que assisti ao filme e que achei fofo, mas não sei se vou assistir a série!

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Gostei bastante da sua opinião sobre esse livro, me esclareceu algumasbduvidas a respeito da obra. Sempre tive curiosidade, mas a quantidade de livros sempre me atrapalha. Estou esperando para ver a série da Netflix e já sou apaixonada pela Sunny mesmo sem conhecer.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  12. Que vontadinha de ler essa série, eu só vi o filme mas nem sabia que era inspirado em livros e quando soube eu fiquei muito interessada. Gostei bastante do seu post e de conferir a sua opinião, bateu uma saudade enorme lendo suas palavras.

    ResponderExcluir
  13. Olá! Tenho resenha dessa série no meu blog feita pelo meu primo que é apaixonado, mas ainda não li, assisti ao filme na Netflix e gostei muito, o filme faz uma junção até O Lago das Sanguessugas, achei mesmo bem bacana, vou ver se crio coragem e pego emprestado dele que tem todos. rs
    Bjs e Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  14. Nossa, nunca pensei que essa série tivesse partes mais adultas e pesadas, na minha cabeça seria leve do início ao fim. Também, nem sabia do que se tratava. Nunca passou pela minha cabeça que a trama abordaria trabalho escravo infantil e agressão. Não sabia que teria uma adaptação da Netflix, agora fiquei com muita vontade de ler, vou tentar adquirir ao menos os 4 primeiros livros logo pra poder acompanhar a primeira temporada.

    ResponderExcluir
  15. Olá.
    Ah, como eu queria ter lido os livros antes do lançamento da Netflix, pelo menos os 4 primeiros né, já que essa primeira temporada é baseada neles. Mas fiquei animada em saber que a leitura flui, talvez eu faça uma maratona.
    Acho bacana livros que trazem pequenas lições. Acho que vou correr que ainda tenho até o dia 13.

    Beijos e Feliz Ano Novo!!
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  16. Olá, não sabia que esta literatura juvenil também tratava de temas tão adultos, como a adoção. Percebemos que o autor deixou claro sua intenção de conscientizar a sociedade sobre isso, o que torna o livro sempre atual. Quero vê se consigo ler ao menos algum livro da série antes que a estreia aconteça no Netflix.

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que sempre fujo de séries e que mesmo essa sendo tão bem comentada, até hoje eu ainda não li e não sei ainda quando lerei. Mas eu tenho curiosidade com os livros, pois a premissa da série é muito bacana e imagino que deve ser interessante acompanhar as aventuras dos irmãos. Enfim, acredito que esse primeiro volume proporcione uma leitura agradável e gostei de saber que aborda o trabalho escravo e agressão.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  18. Oie
    eu nunca li nem assisti nada mas vejo tantas crianças e adultos lendo e gostando que sempre rolou uma vontade, espero curtir pois parece ser uma leitura muito gostosa e emocionante

    beijos
    https://www.youtube.com/watch?v=iPUmE-tne5U

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Também conheci o livro somente pela série que sairá na NetFlix e por esse motivo passei eles na frente na minha listinha kkkkk
    Foi muito bom ver seu ponto de vista sobre o livro e fiquei ainda mais curiosa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Pense que eu também queria a muito tempo ler essa série e agora que vi que vai sair na netflix eu estou louca para começar os livros, mas no meu caso não acho que vai dar tempo de terminar tudo a tempo, assisti o filme a um tempo atrás e adorei e gostei bastante do narrador, adoro narradores engraçados.

    ResponderExcluir
  21. Nossa, li essa série há tantos anos! Mesmo se tratando de uma leitura infanto-juvenil, acho o enredo espetacular, principalmente por não apresentar final feliz. Abraços

    ResponderExcluir