segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Review Livro Depois de Você


          Depois de ler o livro Como Eu Era Antes de Você e assistir ao filme no cinema duas vezes, (você pode ler aqui no blog o meu review e ouvir o meu podcast sobre o filme) agora enfim consegui seguir em frente e finalmente ler Depois de Você. E o clima foi de despedida, era como se eu estivesse me despedindo de uma velha amiga e de uma forma estranha foi isso que aconteceu comigo e a Louisa Clarke.
          Ao começar a leitura estava me sentindo desconfortável, aquela não parecia a Lou, aquela versão deprimida não soava como ela e mesmo eu entendendo a dor da personagem eu não me senti familiarizada a princípio, mas logo isso foi superado e lá estava a velha Lou, a diferença era que aquela era uma Lou destrutiva e que não usava mais suas roupas peculiares.

         Esse segundo livro é basicamente a vida de Louisa depois de ter perdido o Will e como ela tenta superar isso através de um grupo de apoio (o que me lembrou bastante de A Culpa é das estrelas) e para piorar seu estado ela ainda sofre um acidente.
          A vida de Lou é uma sucessão de tropeços. Will deixou bastante dinheiro para que ela “seguisse em frente” e ela fica meio perdida com isso, o que mostra que apesar de ter aprendido bastante coisa com Will ela ainda é uma menina ingênua, insegura e amedrontada. Ela perde o prazo da faculdade e vai viajar por aí, chega a morar em Paris por um tempo, mas logo se sente vazia e compra um apartamento em Londres, onde também não se sente confortável. Ela queria um lugar onde pudesse se sentir segura, mas dada as circunstancias da perda, ela deveria saber que o luto a impediria de se sentir em um Lar novamente, nem tão cedo isso aconteceria.
            Depois do acidente ela conhece Lily, a filha de Will, uma filha que ninguém sabia que existia, e a forma como ela aceita essa notícia e essa pessoa em sua vida foi abrupta demais, ela se apegou a menina rápido demais, o que achei meio surreal, mais ainda quando o sr e sra Traynor também se apegaram rapidamente, ele principalmente, sem pedir um exame de DNA, nem nada, eles simplesmente confiaram nas semelhanças entre Lily e Will.  


          Muita gente não gostou de Lily, a acharam chata e uma peste, e ela realmente é, mas adolescentes são assim mesmo, são insuportáveis, por isso não me incomodei com ela, até achei ela uma injeção de ânimo a vida monótona e entediante de Lou. Lily é sim muito difícil de lidar, fuma, bebe, fala palavrões, é mal-humorada (a quem será que ela puxou?) E não tem respeito pelas pessoas, mas depois entendemos o por que dela agir assim e começamos a nos apegar a ela. Lou vira instantaneamente a mãe da menina, já que a mãe dela é uma relapsa. É bonito ver Louisa tão maternal e mesmo entre trancos e barrancos a relação dela com Lily é muito fofa. Mesmo que no começo eu tenha achado absurdo Lou ter recusado um emprego em Nova York para ficar com ela, minha reação foi a mesma da Josie e da Treena, era loucura, depois que a menina decidiu morar com a Camilla deu vontade de gritar: BEM FEITO CLARK! Mas depois que lhe foi oferecido o emprego novamente fiquei mais satisfeita e até entendi o fato de que a menina precisava dela e como ela mesma disse ela nunca deixa ninguém para trás.
           Quanto a família de Lou o vovô tem umas cenas bem engraçadas nesse livro, e Josie está completamente mudada, ela se tornou feminista e começou a enxergar as coisas diferentes, confesso que achei algumas atitudes dela bem exageradas, se ela não tivesse as tomado o seu marido teria entendido mais rápido seu ponto de vista. Por outro lado, achei maravilhosa essa nova versão dela. Mais antenada, independente e viajada. Ela percebeu que a vida é muito mais do que ficar arrumando a casa e cuidando da família, ela poderia fazer muito mais e ela fez, ela estava vivendo. O Bônus desse núcleo familiar foi que o babaca do Patrick apareceu pouco e quando apareceu foi para mostrar o quão idiota ele era e como terminar com ele foi a decisão mais sensata que Lou poderia ter tomado. Em contrapartida queria que o Nathan aparecesse mais, mesmo que eu tenha ficado muito feliz que a amizade deles tenha permanecido.
           Por causa do grupo de apoio Lou faz amigos (em meio a muita relutância) e conhece Sam, um paramédico que parece um ótimo partido, os dois tiveram suas perdas e por isso eles se entendem e se dão tão bem, de início ela fica na defensiva, acha que está traindo Will mas logo se vê apaixonada.
           Depois de Você é mais um delicioso livro da Jojo Moyes que a leitura flui naturalmente. Ler sobre os personagens que conhecemos anteriormente é como visitar parentes distantes (os parentes legais, é claro) ela só se contradiz um pouco na questão do feminismo, pois de um lado temos Josie e do outro Lou que afirma umas duas vezes que precisamos de outra pessoa para sermos felizes. (não com essas palavras) mas nada que comprometa o andamento da leitura e o apreço pela autora, até por que talvez a abelhinha esteja certa, é certo de que não precisamos de alguém para viver, mas para ser feliz é outra história e esse alguém não precisa ser necessariamente um parceiro (a) mas um familiar, um filho, um amigo, um animal de estimação e etc... confesso que quis matar a Lou algumas vezes por sua irresponsabilidade e por querer tão pouco para si mesma mas terminei o livro já morrendo de saudades, Adeus Abelhinha... 

18 comentários:

  1. Olá
    Adorei sua postagem! Eu também já li esse livro e achei uma ótima continuação. É mesmo um delicioso livro e a autora soube mesmo como desenvolver a trama. Como não querer matar Lou em alguns momentos ne?!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Ops, peguei spoiler na resenha! :/
    Não sabia sobre essa filha!
    Enfim...
    Eu tenho o livro, mas não sei quando vou ler. Continuo achando que não havia necessidade de uma continuação. Eu conseguia imaginar a vida da Lou, a intenção da Jojo sempre foi essa e ela sempre falava isso em entrevistas quando perguntavam sobre uma possível continuação...
    Vamos ver se leio ou não.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Vi que tem spoiler na resenha e por este motivo, confesso sinceramente que não li a resenha, pois estou lendo o livro e não gosto de saber nada antes.
    Até onde cheguei, achei esse livro mal trabalhado e pouco envolvente, essa menina no caminho, achei que ficou chato, pesado, espero que no desenrolar isso mude.
    Beijos
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oii,
    Dá uma vontade de não ler o segundo livro e só ficar com as coisas boas do primeiro, mesmo que o final tenha sido triste e tudo o mais. Achei legal ter a filha dele, uma coisa que eu realmente não sabia que iria aparecer. Bom, espero poder ler o livro em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu imagino como deve ser difícil ler esse livro, deve dar uma sensação tão triste. A Lou era tão cativante no primeiro livro e ver ela desse jeito no segundo deve realmente ser doloroso. Apesar dessas coisas ruins estou ansiosa para o meu exemplar chegar e eu poder ler ele logo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Acabei de terminar de ler o livro e estou me debulhando em lagrimas, o livro é realmente muito bonito e foi realmente muito difícil ver a Lou desse jeito, ainda mais sendo uma eterna romântica que sou. Eu senti a mesma coisa em relação a filha dele, ela deu um pouco mais de luz para ela. Bom, abraços

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li este livro, embora ele esteja na minha estante desde maio. Me considero ainda de luto pelo Will e não estou pronta para ver a Lou seguir em frente sem ele. Acho que sua resenha tem um spoiler, porque eu não sabia da existência da filha do Will.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá amore...
    Acredita que ainda não li nada da JoJo (morrendo de curiosidade rs). Adorei sua resenha e fiquei com ainda mais vontade de ler algo dela, afinal, leituras fluídas me atraem.
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  9. Faz pouco mais de um mês que eu li Como eu era antes de você e jurei que não leria suq continuação. Sofri muito com o primeiro livro e não vejo motivos para saber o que aconteceu depois. Fiquei traumatizada. Rsrs
    BJ

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Achei a história, como um todo, muito boa e foi bacana ver o depois da Lou, como ela estava e como ela se sentia. Também achei algumas atitudes da Josie exageradas e isso me irritou demais, mas relevei, pois acho que toda a família da Lou é exagerada.
    Não tinha associado o Grupo de Apoio a ACEDE, mas agora que você falou foi meio que uma ficha caindo na minha cabeça.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  11. Oi querida,
    Eu gostei do seu post. Mas tem um detalhe, ainda não li Como eu era antes de você...peguei Spoiler

    Mas eu li o seu post e gostei bastante, ele só me fez insentivar a leitura.

    Beijoss querida, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Apesar de você ter escrito uma ótima resenha, eu não tenho nenhum interesse em ler ess livro, pois pra mim "Me Before You" foi um livro tanto faz, então esse eu sei que passaria. Mas sei que para os fãs, esse livro é só amor. Haha.

    bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Desde o lançamento do filme "Como eu era antes de você", tenho tido vontade de ler os livros da Jojo, mas infelizmente, ainda não tive tempo.
    Espero poder fazer isso nas férias e ter minhas impressões a respeito.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oie...
    Acredita que ainda não li nada da Jojo? Tenho muito interessante em ler "Como eu era antes de você" e por isso li sua resenha mais ou menos por alto rsrs... Quero ler os dois livros e se gostar desse primeiro quanto vocês blogueiros irei sentir uma certa despedida também nesse segundo volume.

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem? Então... assim o livro não me atraiu por alguns motivos, um deles é que a personagem Lou é muito melancólica e eu sinto que ter contato com ela me deixaria muito mal, e outra o livro é a continuação de uma estória de amor que pelo jeito não acabou bem, muitas vezes eu sou contra os finais felizes, mas em outras vezes eu acho necessário para não estragar a estória como foi nesse caso, claro em minha opinião. Portanto posso afirmar que manterei distancia dessa continuação, mas talvez eu conheça a estória: Como eu era antes de você, só mais para frente, não agora. Beijos e até mais
    Blog Leer Soñar Crear: http://leesoncre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, que bom saber que você gostou do livro, pena que lendo a resenha peguei muitos spoilers, como o fato da filha que não é nos contado na sinopse e é basicamente a surpresa do livro. mas tirando isso achei bacana a autora ter inserido o feminismo na história. Espero poder ler.

    ResponderExcluir
  17. Para mim, ler Depois de Você também foi dizer um adeus. Ao terminar Como eu era antes de você, ficou uma angústia, uma maresia, e pelo menos para mim, achei o livro necessário para fechar esse ciclo. Lou realmente aparece de uma forma diferente com esse lado depressivo, mas consegui me conectar com a personagem em seu sofrimento, afinal, ela também se conectou muito rápido com Will, o que demonstra que ela é feita de emoções. Eu particularmente amei Lily, para mim ela foi aquela luz no final do túnel para aqueles que tão desesperadamente queriam Will de volta. Enfim, amei esse livro.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  18. Não li ainda o livro anterior e nem cheguei a ver o filme, não por falta de interesse, mas por falta de oportunidade mesmo. Acho que a leitura deste volume trás um final mais apropriado, pois como não se perguntar sobre a personagem, ou o que acontece com ela após o primeiro livro? Espero gostar assim como muitos têm gostado.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir