terça-feira, 27 de dezembro de 2016

A importância de Carrie Fisher para o cinema e para as mulheres


             O ano de 2016 não satisfeito de levar grandes astros como George Michael, David Bowie, Prince, Gene Wilder.... Agora ele fez questão de nos tirar Carrie Fisher que foi eternizada como a princesa Leia da saga Star Wars. Acho que seu papel icônico dispensa apresentações não é mesmo?
          Carrie Fisher teve parada cardíaca enquanto estava viajando para promover seu mais recente livro “Memorias Da princesa: Os diários de Carrie Fisher’ onde ela fala sobre seu passado conturbado. Carrie teve problemas sérios com drogas, falou abertamente que era bipolar e recentemente foi confrontada pelo seu par romântico em Star Wars, Harrison Ford, por expor em seu livro o relacionamento dos dois, já que ele era casado na época que os dois namoraram. Também fala da dificuldade que foi emagrecer para o papel de princesa Leia e de como odiava o penteado de sua personagem.

         A atriz discordava muito de sua mãe Debbie Reynolds famosa pelo seu papel em Cantando na chuva, há pessoas que dizem que Carrie não gostava dos homens oportunistas que a mãe namorou e outros dizem que foram os problemas de Carrie que a afastaram de sua mãe, as duas ficaram anos sem se falar.

          É fato que Fisher teve uma vida pessoal bem atordoada, seus relacionamentos não eram dos melhores e sua carreira pode parecer que estava fracassada mas muita gente não sabe que além de atriz, Carrie era roteirista e das boas, ela era contratada para revisar roteiros e conserta-los, isso é uma profissão bem popular no cinema e ela trabalhou nos roteiros de filmes como Mudança de Habito, A volta do capitão Gancho e Máquina mortífera 3, ela também escreveu vários livros, eu ainda não tive oportunidade de lê-los, mas isso prova sua capacidade de escrita e percepção de leitura, a versatilidade que ela não tinha na atuação ela compensava na escrita.


          Antes de Carrie interpretar a Princesa Leia a percepção do termo “princesas” era aquilo que a Disney mostrava, meninas gentis e boazinhas que vivem para encontrar seu príncipe encantado, por isso Leia revolucionou isso. Muitas pessoas (principalmente os homens) tem a personagem em seu imaginário apenas como símbolo sexual graças ao seu maiô dourado e a pouca roupa que ela usava mas Leia era mais do que isso. Ela tomava decisões políticas, participava das missões, atirava e falava o que bem entendia. Sua postura de líder é evidenciada no último filme O Despertar da Força e é isso que Leia sempre foi, uma líder e uma mulher independente que tomava suas próprias decisões.
            Agora quando pensarmos em Carrie Fisher vamos procurar não lembrar apenas de um maio sexy e dos coques em sua cabeça, (mesmo que essas características sejam as primeiras que vem a nossa mente) vamos nos lembrar do legado que ela deixou para os filmes de ficção cientifica, para o cinema, para a cultura pop e claro para nós mulheres. Quantas meninas fazem cosplay de Leia e a veneram pela força que ela é e sempre será. Sem ela não poderiam existir personagens como a Padmé Amidala (personagem vivida pela Natalie Portman e sua mãe em Star Wars) Rey ou Jyn. E imagina se no lugar dela Luke ou Han solo tomassem as decisões? A galáxia estaria perdida. Que a força da Princesa Leia Organa esteja sempre conosco.

Um comentário: