sábado, 20 de fevereiro de 2016

Review Livro Psicose


          Primeiramente gostaria de falar sobre a edição linda da DarkSide para esse livro. Na verdade, há duas, uma nas cores branco e vermelho com uma espécie de ralo ensanguentado na capa (em referência a famosa cena da morte no chuveiro) essa edição é muito bonita e caprichada também e tem a edição que eu ganhei que é na cor preta, capa dura (não sei se a outra também é) e é a limited edition. Que senhoras e senhores é muito linda também, com cenas famosas do filme no começo, uma no meio e mais algumas no fim. Você se apaixona primeiro pelo livro em si e depois pela estória contada dentro dele. Esses sim você pode julgar pela capa e comprar, pois, tenho certeza que vão se encantar ainda mais com o conteúdo.
        Esse livro foi escrito por Robert Bloch e é inspirado pela história do assassino Ed Gein, que foi preso em winconsin, em 1957, por ter assassinado duas mulheres e ele também tinha uma relação doentia com sua mãe, além de fazer vários experimentos em cadáveres assim como o personagem principal desse livro. Essa história real inspirou também filmes como O massacre da serra elétrica (1974) e O silêncio dos inocentes (1991)
Nele Marion Crane se vê tentada quando recebe 40 mil dólares para ser depositado no banco por ordem do patrão, com esse dinheiro ela poderia ajudar seu namorado Sam que está passando por grandes dificuldades financeiras, o que impede o casamento dos dois. Na fuga ela para no Bates Motel, onde o proprietário é um homem muito estranho chamado Norman Bates e lá é assassinada brutalmente enquanto toma banho.
           Tenho que confessar que esse é o primeiro livro do gênero suspense/ terror que eu li, sou muito medrosa, muito mesmo (estou pegando coragem para ler O Demonologista) e achei que Psicose seria uma ótima forma de me aventurar pela primeira vez no gênero. Não senti medo algum, mas a tensão que fica no ar após cada página virada é bem melhor do que qualquer susto. Psicose foi escrito em 1959 mas parece muito atual, não se usa termos totalmente desconhecidos e nem expressões que nos constrangem de tão velhas, ele é atemporal e consegue te prender até o final. Sou uma pessoa que demora bastante para terminar uma leitura, gosto de ir com calma para apreciar o que estou lendo, mas esse eu queria ler sem parar, principalmente por que fiquei fixada em Norman Bates.
A moça do chuveiro pode ser a personagem mais conhecida graças ao cinema, mas o personagem mais interessante desse livro é indiscutivelmente Norman. Ele é um cara gordo, que usa óculos, é tímido, recluso e de gostos muito controversos. Seus livros entregam seu caráter duvidoso, ele optava por gêneros ligados ao ocultismo, satanismo, erotismo e todos os ismos possíveis, a pessoa pode até ler por curiosidade algum desses gêneros eventualmente, mas o fato dele ler apenas esses e outros gêneros já entregava a mente perturbada dele. Podemos é claro nos identificar com esse lado dele que prefere ficar junto aos livros do que rodeado de certas pessoas, algumas coisas boas dá para serem retiradas dele. Mas são poucas. Esse relacionamento com a mãe (dado pela falta do pai e pela devoção a ela) é muito bizarro. Ela o trata mal e ele a obedece e segundos depois ele a questiona. Norman além de esquizofrênico também era bipolar pois sua opinião sobre a “Mãe” mudava toda hora. Ele a criticava e falava horrores dela e depois parecia que era tomado pelo medo e arrependimento pois dava razão a ela e chamava as inocentes moças de vadias e tudo quanto era nome.

          Psicose é um dos melhores livros que já li na minha vida. Você simplesmente não se cansa e quer resolver o mistério. Quando o final chega você fica perplexo, com spoiler ou sem spolier, você se espanta quanto ao desfecho da obra e as brilhantes ideais do autor. Ele foi muito além daquilo que lhe deu inspiração para escrever o livro, ele criou algo seu e foi algo grande. O mérito da obra vai para o autor e sua viciante narrativa, a desenvoltura de sua escrita, aos personagens bem construídos e todos essenciais e principalmente ao personagem Norman que merece ser estudado. Ele era a mãe, a criança e o homem na mesma pessoa, e o triste é que essa maldita trindade existe na vida real e essas pessoas que vão além da bipolaridade precisam aprender a conviver com ela. 

27 comentários:

  1. Caramba se você é medrosa e gostou e não sentiu medo, eu preciso ler! Eu sou muito medrosa e to comecando It (do stephen king) e morro de medo de palhaço hsuahsu adorei a resenha e com certeza vou ler esse livro.

    ResponderExcluir
  2. eu tenho um cantinho da estante pra esse tipo de 'leitura perturbada' que Norma tbm tem kkkkkkkkkkkkkk
    cara, Psicose é genial. Amo os filmes e comprei assim que pude a outra edição [não é capa dura] mas é tão linda quanto essa de capa dura [que folheei na livraria]...

    A DarkSide tem titulos superfodas <3

    ResponderExcluir
  3. Oii, tudo bem?
    Eu amei este livro, foi um dos melhores que li na minha vida até hoje, este livro me causou um amor louco pelo autor.
    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Lembro-me de quando assisti esse filme, na versão preto e branco!!! Pirei!
    Depois teve o remake de 1998 do qual foi muito bom também. Ficou na memória...
    Agora DarkSide resolve nos fazer nostalgizar com esta obra digna de palmas.
    Muito bom né?
    Otima postagem
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Acredita que até hoje não li esse livro e nem vi o filme? Sou um pouco medrosa, mas confesso que tenho vontade de ler. Essa edição está linda mesmo. Todo mundo fala desse final, fico curiosa.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. As edições da DarkSide são fabulosas, no momento estou lendo Onde Cantam os Pássaros e amando. Eu quero muito esse livro, mas os preços dos livros da editora ainda não abem no meu bolso, vou comprando aos poucos. Essa história é sensacional, também sou medrosa, mas minha curiosidade está falando mais alto.

    ResponderExcluir
  7. A Editora sempre arrasa.Tá lindo mesmo. Sobre o livro,eu sempre tive vontade de ler,mas sempre deixo pra comprar depois. Eu conheço só pelo filme mas não tinha visto resenha sobre. A sua está ótima,bem convincente pra mim.
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá Liliam tudo bem, os livros da darkside é coisa de outro mundo né! Eu tenho muita vontade de ler Psicose, mas ainda não tive oportunidade. Eu gosto do gênero terror, suspense! Portanto essa é uma dica bem interessante. Bjkas

    ResponderExcluir
  9. Oiiie
    sou louca para ler esse livro pois sou louca pelo filme, eu adoro o gênero e aquele final é inesperado demais, muito legal a dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Tem tanta informação no seu post que eu não fazia ideia! Aprendi muito viu? kkkkk
    Eu quero muito ler livros assim, adoro um frio na barriga, o problema é o money e o tempo que não deixam kkkk
    Bjs, bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá, Psicose está na lista dos meus favoritos, ótima narrativa, ótimos personagens e um ótimo desfecho...esse livro é incrível! Sempre recomendo!

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bem? Tenho muita vontade de ler esse livro, essa edição da DarkSide é maravilhosa mesmo!

    ResponderExcluir
  13. É choque pra todo mundo (inclusive pra mim) o fato de eu nunca ter assistido Psicose. Acho uma coisa boa pelo fato de eu poder ler o livro antes de começar a assistir ao filme. Também tenho muito interesse na série Bates Motel. Tomara que eu consiga ler o quanto antes.

    ResponderExcluir
  14. Esse livro, essa história *__*
    Adoro Psicose desde sempre! Acho Norman Bates um dos personagens mais bem embasados na literatura, o autor caprichou na pesquisa para formar a mente psicopata. Essa edição nova da DarkSide é um arraso (mas todas as edições da DarkSide tem sido assim!)... Adorei seu texto!
    Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curtiu?

    ResponderExcluir
  15. Olá, talvez já façam séculos que eu tenha vontade de ler esse livro, ainda nem mesmo acompanhei direito a série Bates Motel para não estragar o meu momento na hora de ler o livro, pois a cada resenha que leio minha vontade só aumenta, mesmo sabendo de determinados pontos chaves do suspense que envolve a trama de Psicose.

    umreinomuitodistante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Preciso de qualquer livro da DarkSide... Só preciso rsrs.
    Nunca vi o filme mas já conheço de tanto ver falar por ai, comecei assistir a série e fiquei fascinada no Norman, ele é muito perturbado. Esse livro é um que quero muito.

    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  17. Confesso que só conhecia o filme (e nunca assisti inteiro, só a cena do banheiro). Achei muito legal sua resenha, me deixou bastante curiosa com o livro! Adoro livro de suspense, que te deixa tensa virando as páginas :D

    Bjs, Cass

    ResponderExcluir
  18. Hey,
    Sempre quis ler esse livro (e assistir ao filme porque ainda não assiti) e essas edições da DarkSide são uma tentação a mais. Realmente parecem ser muito lindas. Adoro livros que te deoxam tensa pelas próximas páginas e pelo jeito esse é exatamente assim. Quero muito ler mesmo.
    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  19. Oi
    Eu também peguei o livro meio desconfiada. Sou uma medrosa. Mas o livro vai muito mais além do que suspense e medo, ele entra na nossa cabeça. Psicose entrou no meu top 10 ano passado!
    Bjus

    ResponderExcluir
  20. Um clássico e você soube falar tão bem do livro que é impossível não querer lê-lo, seu review me deixou bastante intrigado e interessado! ><

    Abraços & até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    A Darkside realmente está de parabéns com esse livro. A edição é perfeita! Não sabia que a história era baseada em fatos reais, me senti uma Et agora! Mesmo você valando que não teve medo, acho que esse é um livro que eu não leria. Sou medrosa, acho que mais do que você, pelo jeito, kkk. Já vi o filme e foi o bastante, kkkkk
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    A Dark arrasa em todas as edições, até hoje não vi nenhuma que não me deixasse de boca aberta kkkk Bom, eu tenho curiosidade de ler livros como esse, mas sempre acaba enrolando, e olha que gosto desse gênero. O Psicose é um que está na minha lista faz tempo e um dia ainda o lerei e espero gostar tanto quanto você.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  23. Olá; quem não conhece a clássica cena do chuveiro, não é mesmo? Confesso que era a única coisa que eu sabia sobre Psicose. Pela sua resenha, me parece uma leitura interessante, ainda mais nessa edição da Darkside.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?

    Eu tenho a edição branca e a minha, pelo menos, não é capa dura não! :( Sua review me salvou de quaaaase dar meu livro... Tava desistindo da leitura! Mas, fiquei feliz e animada ao saber que foi um dos melhores que já leu. Vou colocá-lo novamente na minha lista de leituras.

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  25. Olá, essa edição deve estar bem bacana, eu morro de vontade de lê-lo e pelos seus comentários e outros que já vi é sem duvida uma leitura viciante e bem o meu estilo *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  26. Oi! Sou apaixonada pelas capas da Darkside e as artes para Psicose ficaram realmente incríveis! Estou doida para ler Psicose faz tempo e espero poder lê-lo em breve. Parabéns pela resenha. Beijos.

    Ei Carol, Leia!

    ResponderExcluir
  27. Oii,

    A Darkside arrasa na diagramação dos livros não é?? E confesso que estou doida para conhecer esse livro e saber por que de tantos comentários positivos.

    Beijos

    ResponderExcluir