terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Review Filme A 5° Onda


          Sem grandes inovações chega aos cinemas mais uma distopia adolescente. A 5° onda mais parece com um romance que usa a invasão alienígena como plano de fundo. Adaptado do livro de mesmo nome o filme tem como personagem principal Cassie, uma estudante normal interpretada pela fofa da Chloe Moretz que vê a terra sendo invadida aos poucos por seres alienígenas que estão lá simplesmente para pegar coisas essenciais da terra. Tudo começa com a 1° onda que é a falta de eletricidade, a 2° onda é um tsunami que acaba com boa parte da população do planeta, a 3° onda é um vírus transmitido pelos pássaros, a 4° onda são os alienígenas infiltrados em corpos humanos e a 5° onda é provavelmente o fim da humanidade e a espera por ela traz um clima tenso que permanece até o final do filme e a descoberta do que ela é.
          Para combater os extraterrestres o exército passa a recrutar crianças e jovens para lutarem nas guerras contra “os outros” como são conhecidos no filme. “Zumbi” Nick Robinson (Jurassic World) é um dos protagonistas da trama e é a paixão platônica de Cassie, ele é recrutado pelo exército e lá passa pelos treinamentos, junto com o irmãozinho de Cassie, de quem ela está a procura já que eles acabam se separando num certo momento (maldito ursinho) o filme é dividido entre a luta pela sobrevivência de Cassie e de Zumbi.
            A 5° onda vem no ritmo das demais adaptações, mas ao contrário das outras o filme não inova em nenhum momento. Algumas falas são até interessantes por tocar na ferida do homem que não protege seu planeta e não cuida dos recursos que tem, a melhor delas é o diálogo entre Zumbi e o comandante interpretado por Liev Schreiber. Mas todos os outros elementos trabalham em cima de um turbilhão de clichês. O filme tem o triangulo amoroso, (meio diferente pois um dos meninos não está apaixonado pela protagonista) tem a menina que antes era indefesa, mas devido as circunstancias vira badass e o livro/ filme a coloca como heroína, crianças e jovens morrendo em uma guerra e tem é claro a luta pelo ente querido. Quantas vezes você já viu isso em menos de dois anos?


          Os atores definitivamente não estão em seus melhores momentos nesse filme. Nenhum se destaca e todos interpretam de forma bem mediana. Até Chloe que é uma boa atriz (Não é excelente, seu encanto é mais pelo carisma de seus personagens tão queridos) está totalmente apática e não impressiona como heroína em momento algum. Saudades hit girl! Nick é apenas um rostinho bonito, que ainda não mostrou ao que veio, assim como em Jurassic World ele está muito fraco. Alex Roe que faz Evan, a outra ponta do triangulo também impressiona somente pela beleza. Foi muito engraçado quando ele surgiu em cena e as meninas no cinema ficaram todas alvoroçadas. Maria Bello faz uma comandante durona e também não se destaca e surge esquisita, meio enrugada, somo se tivesse envelhecido uns 30 anos. Coitada ela não consegue destaque em nenhum trabalho que faça. E tem a melhor atuação do filme a cargo da atriz Maika Monroe que faz a Ringer, outra personagem Badass (só que ela bem mais que a Cassie) quando ela surgiu em cena não pude deixar de compara-la com a Johanna de Jogos Vorazes. A composição da personagem é idêntica. O jeito durona, desbocada e que não se importa com a opinião dos outros torna as duas idênticas, além do visual também. Para piorar assisti dublado e a dubladora de ambas são a mesma.
         A 5° onda até entretém em alguns momentos, mas ainda possui muitas falhas.  Como o roteiro mal desenvolvido que pesca para o lado errado e chato da trama (nesse caso o romance da mocinha com Evan) trazendo falas clichês do tipo: “eu mudei por amor a você” fotografia que não encanta, um efeito ou outro legal (acho que só o da onda mesmo) e direção relaxada. O filme é uma mistura de guerra dos mundos, Distrito nove (não posso falar o porque, pois, é spoiler) e tantos outros filmes de Ets misturados aos filmes de franquias adolescentes como Jogos Vorazes e Maze Runner. Acho que o fato das críticas serem tão negativas é que o público já cansou da mesma formula.

18 comentários:

  1. Ola,
    Eu ainda não vi o filme, infelizmente vou tentar ver semana que vem, espero gosta pois só vejo elogios quanto a ele. Muito boa sua matéria. E adorei o blog ser voltado pra cinema. Já que adoro a 7° arte.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oiii, tudo bem?
    Estou com tanta vontade de assistir este filme, não sei quando irei assistir, mas pretendo logo <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oii!!Eu ainda não vi o filme,mas pelo que a maioria está dizendo,ele foi por outro lado do livro,pois eu o li,e é muito bom. Brevemente assistirei,e te falo o que achei.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Eu vi no finalzinho de janeiro, e só tenho uma frase p ele, clichê, mas vale:
    Prefiro o livro ao filme dez mil vezes.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Darei preferência ao livro só por ter Grace no papel principal, acho essa atriz muito artificial. Acho que o mercado já saturou dessa fórmula, todos os que estão aí e muitos que virão são mais do mesmo, por isso o público está de nariz torcido pra esse filme.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Você super me desanimou para ler o livro e ver o filme. Realmente, a trama seguiu o contexto que "está dando certo", mas pelo trailer, eu esperava um show de efeitos especiais e atores impecáveis. Vou assistir por curiosidade, mas ne, desanimei. HAHA.
    Adorei você ser tão detalhista.
    Abraço, Mari

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não vi o filme e estou muito curiosa para assistir, eu já tinha visto muitas críticas sobre o filme mas no geral o pessoal estava elogiando mesmo, ainda assim eu tenho curiosidade e quero ver para tirar minhas próprias conclusões. Gostei de ver sua opinião sincera e detalhada sobre o filme

    ResponderExcluir
  8. Hello!
    Céus, to louca pra ver o filme, já vi muitas resenhas positivas sobre o livro. Agora quero tirar minhas conclusões na telona. E claro, depois ler e comparar, como sempre faço, haha
    Bj

    ResponderExcluir
  9. Oi
    Tudo bom?
    Eu estava louca pra ver esse filme, mas não li muitas criticas positivas, por isso fico com o pé atras.
    Uma pena que eles erraram no roteiro e deram foco maior ao romance. Acho que vou continuar fugindo dele...
    Bjos

    ResponderExcluir
  10. oi ansiosa para assistir esse filme
    sou fã dos livros e aguardo que o filme seja fiel aos livros ;)
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi

    sabe que eu gostei do filme? Não concordo que a mocinha esteja apática, mas acho que isso é mais coisa minha mesmo porque já vi outras opiniões bem parecidas com a tua...
    claro que é uma adaptação né e o livro é muito...muito melhor!!!

    Eu impliquei com a Ringer, pois achava que já tinha visto antes e não sabia onde....hehehehe...tu acabou de esclarecer a minha dúvida...tá aí.... a Johanna!!! caramba, igual mesmo! Outra coisa, fiquei dias tentando descobrir que era a maldita que beijou o vidro (literalmente) Nossa...a Maria Bello???? Juro que não a reconheci....

    belo post!!! bem objetivo!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Nossa... Primeira crítica negativa que eu vi sobre o livro e fiquei meio assustada. Estou muito curiosa para ler o filme, mesmo depois de suas críticas, para ter minha própria opinião sobre o filme.
    Um beijo,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  13. Olá.... tudo bem???
    Fui assistir o filme na estréia e gostei... jamais me canso de filmes neste estilo... enfim, mas depois tudo mudou quando comecei a ler o livro e perceber que o filme é mesmo uma adaptação e não posso exigir muito mais... o enredo essencial do livro foi colocado de lado e para uma adaptação acho que pelo menos isso deveria ser mantido. Enfim... o filme foi legal, mas para uma produção dessas depois de ler o livro eu esperaria muito mais... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá, Tudo bem?

    Ouvi muito falar sobre o livro, mas o filme para quem leu não gostou e quem não leu achou muito bom, porém eu ainda nem li e nem assisti ao filme.
    Quem sabe! Gostei da sua resenha...

    beijos

    http://www.eupraticolivroterapia.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Ola que pena que o filme não te agradou, eu li o livro e gostei muito da escrita inteligente do autor, ainda não assisti o filme espero gostar. abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  16. Olá, que ruim que eles enveredaram em deixar o filme mais adocicado ao invés de dae foco na trama mais fielmente ao livro. Pretendo ver, mas só depois que ler o livro.
    Beijos.

    Giuliana

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    Nossa, apostava muito nesse filme, já que o livro é um dos meus queridinhos. Que pena que não gostou, mas ainda quero ver, principalmente por causa da Chloe.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oiiii!!! Estou com muita vontade de ver o filme e ler o livro.
    Mas se o romance é o que mais se destaca na história não é uma coisa que me agrada tanto. beijos
    www.sugestoesdelivros.com

    ResponderExcluir