sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Review Livro O Lago das Sanguessugas - Desventuras em série


        O lago das sanguessugas é o terceiro livro de Desventuras em Série e nele as crianças são enviadas para a casa de outro tutor, no caso aqui uma tutora, a tia Josephine. Depois de tudo que elas passaram nos livros anteriores depois da morte dos pais as crianças acham que vão ter um alivio depois das atrocidades que o seu primeiro tutor o Conde Olaf os fez passar, até parece...
        Depois da morte do tio Morty que era o tutor anterior os órfãos Baudelaire são levados a casa de sua nova tutora que mora numa casa quase no alto e  quase despencando e ela é a margem do lago lacrimoso onde vivem sanguessugas com dentes afiados que devoram as pessoas que acabaram de comer, o que aconteceu com o marido da tia Josephine.


        Os órfãos não tem muita sorte com tutores, primeiro o Conde Olaf que é o monstro que todos conhecem (e acabam gostando, o que é bem estranho) depois o tio Morty que era muito legal mas acabou morrendo tragicamente nas mãos de Olaf, e nesse livro a Tia Josephine que é uma mulher acanhada, dramática e medrosa. Não atende ao telefone, não liga o fogão e nem mais nada que seja elétrico. Além de ficar corrigindo a gramática de todos, pois é expert em gramática (eu como aluna de Letras gostaria de umas aulas, mesmo que a personagem seja uma chata) Por isso ela não é lá das melhores tutoras. Faz as crianças comerem comida fria, fica corrigindo elas (principalmente Sunny tadinha) e parece não se importar nem um pouco com os órfãos, os últimos capítulos deixam evidente isso, o que faz com que o leitor não crie empatia pela personagem e nem com que possa acontecer a ela.

        
        E claro que nesse livro contamos com a presença ilustríssima de Olaf e seu novo disfarce. Dessa vez um marinheiro que tenta seduzir Tia Josephine, até pensei que essa sedução duraria mais e seria divertido ver esse lado romântico fake do desprezível conde, mas isso não aconteceu, o que foi bom, pois o foco continuou nas presepadas de Olaf e nos órfãos tentando se livrar dele, o que devido a criatividade do autor dá muito pano pra manga.
        O lago das sanguessugas por si só é um ótimo livro e complementa muito bem as Desventuras dos nossos amados órfãos Baudelaires, mesmo que não tenha sido o meu preferido da série (Não sei se o 1° ou o 2° é o meu preferido até agora) ele ajuda a reforçar a causa da adoção levantada no primeiro livro onde crianças são enviadas para lares onde não são bem acolhidas, apenas estão lá por que precisam ficar na casa de algum familiar, e muitas vezes familiares que nem se importam com eles. Desventuras em série é isso, critica social, referencia a escritores clássicos, momentos inesperados como o furacão que surgiu na narrativa desse livro (que a propósito  passou pela cidade muito rápido) e momentos engraçados e fofos da Sunny que aqui está mais hilária do que nunca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário