segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Review Série Bates Motel e sua psicose


          Aqui no blog há review do livro e do filme Psicose. Eu fiz o caminho inverso, antes de assistir ao filme clássico eu li o livro e dali virei fã da historia do psicopata Norman, o que foi reforçado ainda mais pelo brilhante filme e posteriormente pela série da qual falaremos aqui e pela qual me apaixonei também, pois ela trata de como tudo começou, da psicopatia de Norman e da relação com a sua adorada mãe.
          Bates Motel é uma série exibida pelo canal A&E e aborda os eventos anteriores que aconteceram no filme Psicose de 1960. A 1° temporada se inicia com Norma e seu filho se mudando para a cidade de White Pine Bay depois da morte do marido de Norma e lá eles compram um motel e começam uma nova vida.
            Sabemos que a morte do marido de Norma e Pai de Norman é o começo dos apagões que o menino vai ter durante todas as temporadas, o pai era um homem agressivo e autoritário que abusava fisicamente e sexualmente da esposa, por isso Norman desde pequeno criou um vinculo muito forte com a mãe, ele sentia que era dever dele cuidar e proteger ela, o problema é que essa necessidade ultrapassou a barreira do aceitável e do sadio. Esse relacionamento doentio entre os três é destrinchado na ultima temporada exibida, uma boa estratégia para que as pessoas tenham na memória o motivo pelo qual Norman é do jeito que é.
          Na 1° temporada Norman é tão inocente quanto no filme Psicose, você olha para ele e a figura de Freddie Highmore e não imagina que ele possa ser um assassino, e é Norma que se mostra a mãe maluca, ciumenta e psicótica. Ela nunca aprova os namoros dele, ela sempre está impedindo que ele faça coisas normais que meninos fazem no seu dia a dia como tirar a carteira de motorista e etc... O senso protetor dela é bastante exagerado e nas primeiras temporadas a imagem que temos de Norma é a pior possível, mesmo com o carisma e a beleza de Vera Farmiga.


          Porém a partir da 3° temporada os papeis de invertem, Norma começa a viver sua própria vida, depois de ter vivido uma vida inteira para o filho e ele não gosta nada disso, não gosta que ela tenha encontros, que ela estude ou faça outras atividades, não gosta que ela faça amigos e nem que tenha uma boa relação com seu irmão Dylan (que eu nem sabia que existia) é a partir daí que os apagões são mais frequentes, ele começa a matar pessoas que ele gostava e encarnar ainda mais sua mãe, sua segunda personalidade que vem a tona quando ele precisa tomar uma decisão drástica.
           Freddie Highmore é um baita ator desde Em busca da terra do nunca e A fantástica fabrica de chocolate (os dois onde contracenou com o Johnny Depp) e aqui ele está assustadoramente bom, ele consegue ir do menino tímido ao louco. Quando ele encarna a Norma e se veste de mulher é de arrepiar, ele e a Vera parecem realmente um só. Pena que são poucas cenas onde ele está transvestido, tomara que a nova temporada nos dê mais dessas cenas, pois são muito interessantes. Vera Farmiga é outra que já conhecemos suas habilidades como atriz e aqui confirmamos mais uma vez elas. Ela parece gostar do gênero de terror, pois seus filmes a maioria são terror e essa série também é e ela parece confortável com esse gênero. As gritarias, a superproteção e o sarcasmo são o forte da personagem. Mesmo que nessa ultima temporada ela mostre um lado mais doce e romântico.
            Há outros personagens bastante interessantes interpretados por bons atores como a Emma (Olivia Cooke) a primeira amiga de Norman na cidade, ela tem câncer mas mesmo assim não deixa suas impossibilidades a limitarem. O irmão dele (Max Thieriot) que é fruto de um incesto e é desprezado pela mãe e Alex Romero (Nestor Carbonell) que é o xerife e interesse romântico de Norma, desde o começo há uma química sexual entre eles, que se mistura ao desprezo que um dá ao outro.
              Bates motel é uma ótima série que tem seus altos e baixos, é claro que nem todos os episódios são bons e que há temporadas melhores do que as outras mas todas as séries são assim e no geral ela consegue homenagear e honrar esse filme tão consagrado que foi Psicose. A próxima e ultima temporada estreia no mês que vem e retratará os eventos do filme, inclusive terá a cantora Rihanna como a vitima do chuveiro. Veremos se os personagens da série (que não aparecem no filme) aparecerão ou o foco será no que o mundo já viu, as expectativas é que seja a melhor temporada de todas, pois essa ultima foi bem fraca, nem a tão aguardada morte de Norma (que foi muito sem graça por sinal) conseguiu salva-la. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário