quarta-feira, 21 de novembro de 2018

10 anos de Crepúsculo


          Hoje a saga Crepúsculo completa 10 anos de existência e foi através dela que a minha versão adolescente adentrou no mundo da Literatura.
        Há cerca de 11 anos atrás, mais ou menos um ano antes do lançamento do primeiro filme da saga Crepúsculo, a Lilian de 16 anos começou a ler o primeiro livro, e pasmem, por intermédio da filha do pastor da igreja que frequentava. Estávamos nos anos dourados do falecido (e saudoso) Orkut e a menina trocou seu nome no perfil para: Isabella Swan (?) mas que raios era Isabella Swan? Todo mundo na igreja queria saber o porquê dela ter mudado seu nome (você acha que não existe fofoca na igreja? Pense de novo) e foi ai que ela disse que estava lendo um livro sobre vampiros, e que a mocinha dele tinha esse nome. Rapidamente todas as meninas da IGREJA estavam lendo esse ícone atemporal, inclusive eu. Mal eu sabia, que um livro sobre vampiros e lobisomens, indicado ironicamente pela filha do pastor, mudaria toda a minha trajetória literária.

sexta-feira, 25 de maio de 2018

Review Deadpool 2


          Com um orçamento bem maior que o do filme anterior e com uma bilheteria enorme (que inclusive ultrapassou Vingadores – Guerra infinita), temos agora um Deadpool mais grandioso, mas que não abandona suas raízes. A zoeira sem noção continua lá, e a excelente trilha sonora também. Até as falhas do primeiro, como no roteiro, permanecem nessa sequencia do filme.
           O Vilão Cable tem a missão de assassinar Russel, um menino mutante, e para protegê- lo e parar o malvado, Deadpool monta uma equipe de mutantes chamada X Force.

Review Vingadores - Guerra infinita (com Spoilers)


          Sucesso absoluto de publico e critica, Vingadores Guerra infinita se tornou o 4° filme de maior bilheteria ever, até aqui não há surpresas, era certo que o publico que acompanha a Marvel há mais de 10 anos compareceria em peso à esse grande evento, até mesmo o publico “cinéfilo de praça de alimentação” lotou as salas pelo mundo. A surpresa maior foi se deparar com um roteiro que apesar de alguns problemas, no geral é coeso e torna o filme melhor ainda. Afinal, mesmo com tantos efeitos especiais (maravilhosos por sinal) o filme deveria ser realmente bom e senhoras e senhores, isso ele é.
          O grande vilão Thanos quer conseguir todas as pedras do infinito e para impedi-lo de se tornar invencível, os vingadores precisam dete-lo.

sexta-feira, 20 de abril de 2018

Clássico do dia (e analise) : As Pontes de Madison


Você abriria mão da sua família por um amor?

          As Pontes de Madison é um filme de 1995, estrelado pela Meryl Streep e o Clint Eastwood, que também dirige o filme e sai completamente de sua zona de conforto, tanto na atuação, quanto na direção.
          Esse filme é a adaptação de um livro que apresenta Robert (Clint) um fotografo do National Geographic que vai fotografar as pontes de Madison, na cidade de Iowa, e lá conhece Francesca (Meryl) uma dona de casa que está sozinha, pois seu marido e seus filhos estão fora participando de uma competição.

Review filme Um Lugar silencioso


          É muito raro quando um filme de terror se destaca por suas qualidades técnicas e recentemente alguns filmes desse porte foram surgindo, como Invocação do mal, A Bruxa e Corra! (não podemos esquecer de Fragmentado) e quando um filme desses pega algo tão inabitual como o silêncio, trabalha com ele brilhantemente e imerge a audiência nele, até mesmo nas salas de cinema, devemos dar lhe crédito.
          Uma família vive em uma fazenda no interior dos EUA, que foi tomado por criaturas que são sensíveis ao som e por isso essa família deve ficar em absoluto silêncio.

Review Livro e filme Com amor, Simon


          Uma pessoa conhece outra pessoa, eles começam a conversar, se conhecer e se apaixonam. Esse é Love, Simon, um romance sobre essas pessoas que se gostam, mas enfrentam certas questões para ficarem juntas. Essa premissa pode ser confundida com tantas outras por ai, a única diferença aqui é que esse casal é gay, na verdade, pode ser diferente para alguns, enquanto outros vivem esse dilema todos os dias, inclusive o dilema de “sair do armário”. Seja gay ou hetero, esse filme é sobre amor, portanto esse filme é para você.
             Simon é um adolescente que ainda não contou para as pessoas que é gay e ele se apaixona por Blue, um rapaz misterioso que estuda em sua escola e que ele se corresponde por email, até que Martin descobre os emails e começa a chantagea-lo.

sexta-feira, 6 de abril de 2018

Review Jogador numero 1


          É inegável que o cinema atual tem certo encantamento pelos anos 80. Sejam aqueles cineastas que viveram e fizeram filmes naquela época ou aqueles que eram adolescentes e se inspiraram nos filmes e nos diretores do primeiro grupo citado. Os anos 80 foi uma década incrível para o cinema, a musica, os programas de TV e etc... e é através desse saudosismo que vive Jogador Numero 1, novo filme do Steven Spielberg, um dos diretores que fez coisas magníficas naquela década.
          O ano é 2044 e a humanidade está um caos, a única válvula de escape é o Oasis, um mundo virtual criado por James Halliday, que morreu, mas antes disso escondeu easter eggs no jogo, para que alguém encontre e se torne o dono dele.

sábado, 3 de março de 2018

Indicados ao Oscar: Review Artista do Desastre



Hi Mark!

          Um dos filmes exibidos no Festival do Rio, Artista do Desastre, surpreendeu por ser um filme dirigido e atuado por James Franco. Porém, o mais surpreendente foi ver como o público estava recebendo bem o filme, tanto que foi indicado aos principais prêmios de algumas premiações e ganhou alguns, e apesar de tudo estar indo bem, as polêmicas relacionadas ao James ofuscou a qualidade de seu trabalho. Merecidamente.
         Tommy Wiseau e Greg Sestero são atores que se mudam para Los Angeles para fazer sucesso em Hollywood, sem muitas ofertas eles decidem fazer seu próprio filme e ele se torna um clássico cult dos piores filmes já feitos.

sexta-feira, 2 de março de 2018

Indicados ao Oscar: Review A Forma da Água


          Com uma mistura de conto de fadas, filme de monstro e homenagem ao cinema, A Forma da água é talvez o filme do Oscar que mais se aproxima do grande publico, ao mesmo tempo em que pode repelir alguns graças à sua coragem de insinuar sexo entre espécies diferentes e tratar com naturalidade coisas como a masturbação. Além das criticas sociais que ele traz. Porém, a beleza do filme é inegável, tanto em sua estética caprichada, quanto na estória contada.
            Elisa é uma mulher muda que trabalha em um laboratório e lá seu patrão inescrupuloso mantém em cativeiro um homem anfíbio por quem ela se apaixona e planeja a fuga dele.

Indicados ao Oscar: Review I Tonya


          Classificado como comédia no Globo de ouro, esse filme está mais para um drama cheio de personagens problemáticos (mas não no sentido de má construção) que agem de forma tão absurda que faz algumas cenas parecerem cômicas de tão improváveis.
            O filme acompanha a vida de Tonya Harding, uma ex-patinadora dos anos 90 que teve altos e baixos na vida e na carreira.
          Tonya foi uma patinadora impressionante, o filme mostra como desde nova ela tinha paixão pelo que fazia e mesmo que a mãe a pressionasse muito, ela gostava de patinar e desde muito nova já estava nas pistas de gelo. Seus movimentos no esporte com certeza inspiraram muitas patinadoras pelo mundo, mesmo que ela não seja tão conhecida assim no mundo fora dessa modalidade (pelo menos não por mim e pelas pessoas que conversei), mas toda sua dedicação e amor pela patinação trazem como pano de fundo uma vida muito triste e relacionamentos conturbados.

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Indicados ao Oscar: Review The Florida Project


                   Esse é mais um filme que fez sucesso nos festivais (inclusive do Rio) e conseguiu algumas indicações aos prêmios principais, porém, não foi indicado o suficiente. Ele é um filme independente de um diretor pouco conhecido e com um elenco em sua maioria desconhecido também e é isso que torna verossímil a realidade daquelas pessoas que vivem na Florida, ao lado da Disney, um lugar de sonhos, mas que levam uma vida miserável e sem muitas expectativas.
               The Florida Project é um filme sobre a menina Moonee, sua mãe Halley e varias outras famílias que moram de aluguel em um motel de beira de estrada na Florida.

Indicados ao Oscar: Review Lady Bird


          Lady Bird se tornou o filme mais bem avaliado no Rotten Tomatoes e foi indicado à vários prêmios nessa temporada de premiações, ganhando o Globo de ouro como melhor filme de comédia ou musical e Saoirse Ronan como melhor atriz e mesmo com todos esses feitos a diretora e roteirista do filme Greta Gerwig não foi indicada como melhor diretora, até ontem, quando foi indicada ao Oscar na categoria e finalmente a industria se redimiu pois esse é um belíssimo trabalho, talvez não seja uma obra prima (e talvez a nota do Rotten seja um tanto exagerada) mas na simplicidade das situações conseguimos nos identificar e aprecia-lo.
            Com o titulo de “Lady Bird – A hora de voar” no Brasil (pois é) temos essa estudante chamada Christine que gosta de se auto denominar de Lady Bird e que está prestes a terminar a escola e não sabe o que fazer, ao mesmo tempo que tenta conviver pacificamente com a mãe.

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Clássico do dia: Juventude transviada


           Esse foi o ultimo filme que assisti em 2017, e não poderia ter encerrado o ano de forma melhor, pois esse é definitivamente um daqueles clássicos que devem ser assistidos, por cinéfilos ou não. E esse é muito mais do que um filme sobre rebeldia adolescente e carros, ele fala sobre o que acarreta essa tal rebeldia e mostra diferentes perspectivas de distúrbios de comportamento, a presença e o talento do elenco só engrandece ainda mais todas essas questões.
          Jim Stark é um adolescente que acaba de se mudar e na nova escola conhece Platão que logo vira seu amigo e se apaixona por Judy. Os três se unem depois que um acidente horrível acontece.

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Review Livro Simplesmente o paraíso


          Pulando diretamente de uma série de livros da Julia Quinn (Os Bridgertons, onde li O Duque e eu) para outra (Quarteto Smythe-Smith) parti para ler Simplesmente o paraíso, o primeiro livro dessa nova série de livros da autora. Muitos amaram os novos livros, outros não apreciaram e fizeram questão de comparar com a outra série famosa de Julia, a julgando superior a essa. Simplesmente o paraíso é um livro simples e previsível, com um casal igual a tantos outros da literatura, mas apesar das mesmices não é desperdiçável, pelo contrário, é uma doce leitura.
          Honoria é uma péssima violinista que faz parte de um grupo de musicistas integrados por suas primas e que sonha em conhecer o homem e se casar o mais rápido possível. Mas Marcus, o amigo de seu irmão está encarregado de afastar todos os pretendentes que não estão à altura da menina.

Review O Rei do Show


          Um título de filme nunca foi tão adequado como esse. Afinal, Hugh Jackman é realmente o rei do show nesse musical, os outros atores giram ao redor dele e ele é o maior destaque da produção e é isso que torna o musical tão magico, mesmo com um roteiro genérico e outros problemas técnicos.
             Depois de perder o emprego, P. T Barnum pega um empréstimo e decide abrir um circo para ficar famoso e dar o melhor para sua família.